Repository logo
 
Publication

Da docência à gestão escolar : um percurso profissional cruzado com a agregação de escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, Matias
dc.contributor.advisorAlaiz, Vítor
dc.contributor.authorMoreira, Ana Gabriela Soares da Costa
dc.date.accessioned2013-07-09T12:59:56Z
dc.date.available2013-07-09T12:59:56Z
dc.date.issued2012-09-28
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório descreve algumas das aprendizagens mais relevantes realizadas por mim, ao longo dos 16 anos de carreira. O agrupamento de escolas, nomeadamente a sua constituição e regulamentação, é um dos aspetos fundamentais das mudanças estruturais operadas na educação. Enquanto elemento do órgão de gestão, a agregação de escolas cruza-se, por duas vezes, no meu percurso profissional. O tema de Agrupamento de Escolas é, desta forma, a questão problema da vida profissional trabalhada neste relatório. Com base na interpretação de legislação publicada e da revisão de literatura, este relatório refere como os conceitos de autonomia, territorialização e regulação das políticas educativas estão associados às novas unidades orgânicas que se estão a criar em Portugal. Um dos objetivos da agregação de escolas é o de melhorar a qualidade da educação, ao privilegiar a articulação e a sequencialidade de todos os níveis de ensino. Para isso, todos temos que assumir o nosso papel enquanto elementos ativos na construção de uma escola de qualidade e sucesso. É necessário saber liderar, gerir e atuar. Penso que aqui estará o sucesso desta e de todas as agregações.por
dc.description.abstractThis report describes some of the most relevant learnings achieved by me during the sixteen years of my professional journey. Large Schools, mainly their constitution and regulation, are one of the essential aspects in the structural changes operated in education. Large schools come twice across my professional path as member of the school management. Thus, the issue of large schools is the problematic question dealt with in this report. Based on the interpretation of published legislation and the revision of related literature, this report refers how concepts of autonomy, territorisalisation and regulation of educational policies are associated to the new organic units which are being created in Portugal. One of the aims of large schools is to improve the quality of education by favouring the articulation and sequence of all teaching levels. To achieve that we all must empower our role as active members in the construction of a school of quality and success. It’s necessary to know how to lead, rule and act. I think here lies the success of this and all types of groupings.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11908
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectMega-agrupamentopor
dc.subjectRegulaçãopor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectSchool managementpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectLarge schoolspor
dc.subjectRegulationpor
dc.titleDa docência à gestão escolar : um percurso profissional cruzado com a agregação de escolaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11908.pdf
Size:
400.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: