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- O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º anoPublication . Cortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos; Barros, Rita Queiroz deQuando comparada com qualquer outro idioma, a língua inglesa assume hoje um papel sem precedentes. A importância e a dispersão geográfica que a acompanha, decorrente de factores políticos, históricos e económicos, reveste-se de contornos sóciolinguísticos específicos, que devem ser problematizados e debatidos entre as entidades responsáveis pelo ensino de inglês como língua estrangeira, em Portugal. Esta dissertação propõe-se a verificar o papel da norma e das demais variedades da língua nesse contexto, analisando o programa do 12ºano de inglês e três manuais seleccionados. Sugere ainda uma unidade didáctica que procura colmatar ausência de variedades, promovendo o debate acerca das implicações sociais e políticas decorrentes desta problemática.
- Professores e contextos de trabalho : como se tece a ação docente numa escola em mudançaPublication . Raposo, Ana Maria de Oliveira Brito; Alves, José MatiasEste estudo procura descrever, analisar e interpretar as culturas profissionais dos professores de um departamento de línguas, num contexto de mudança da escola secundária pública. As alterações nas políticas educativas, o novo modelo de gestão, as mudanças introduzidas na escola pelas agendas pós-modernas e as rápidas transformações sociais estão a produzir efeitos no modo como os professores encaram o profissionalismo docente. As pressões dos resultados e da prestação de contas, a intensificação da burocracia e o excesso de mandato da escola têm um impacto profundo na cultura de escola e nos contextos profissionais dos professores. Tomando como referência quatro culturas profissionais descritas por Hargreaves: individualismo, colaboração, colegialidade e balcanização, procurámos compreender como se tece a ação docente e as razões que estão por trás do crescente mal-estar e da crise de identidade dos professores. Optou-se por uma metodologia centrada num estudo de caso, numa abordagem naturalista, essencialmente qualitativa. Procurámos, no espaço de reflexão conjunta de um grupo de focalização, investigar como trabalham os professores, o que pensam sobre a cultura de escola e o impacto que exerce nos seus contextos de trabalho. Para obter uma visão multifocalizada da realidade estudada, entrevistámos as lideranças intermédias e a equipa de gestão da escola. Completou-se a investigação com análise documental e procedeu-se à triangulação dos dados obtidos, o que permitiu confirmar informações, detetar contradições e reforçar a confiança nos dados recolhidos. Constatou-se que a pressão da performatividade tem um impacto significativo na forma como os professores interagem e trabalham, mas não está a produzir melhorias visíveis na qualidade dos processos e resultados do ensino. O individualismo e a balcanização intensificam-se, enquanto a colaboração e a colegialidade decretada são (re)interpretadas pelos professores, num esforço de adequação aos novos cenários da escola. Conclui-se que a mudança só será eficaz se implicar os atores em processos colaborativos espontâneos, capazes de reforçar a criatividade e a identidade profissional dos professores.
- "Quem ama a sua vida, perde-a" : a imagem do grão de trigo em Jo 12,20-36Publication . Paiva, Paulo Correia de; Almendra, Luísa Maria Varela
- Da sala de aula à organização escolar : momentos de um percurso profissionalPublication . Teixeira, António Moreira; Baptista, José Afonso
- Boas práticas de comunicação de crise : estudo de caso EDP ContinentePublication . Vasques, Susana do Rosário; Ganito, CarlaO presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a imagem e reputação de uma organização é sustentada num momento de crise. A campanha EDP Continente™, solução de poupança, criada com o objetivo de ajudar a gerir dois aspetos essenciais do orçamento familiar: a eletricidade e as compras de supermercado, gerou algumas controvérsias por ter sido acusada de “falta de transparência” ao não divulgar aspetos importantes na sua adesão, e por essa razão consideramos ser um estudo de caso interessante para analisarmos o seu impacto na estrutura organizacional de ambas as empresas. Com base neste estudo vamos procurar investigar os aspetos positivos e/ou negativos deste evento na gestão de crise. Abordamos este tema a partir de uma metodologia interpretativista com recurso a duas entrevistas semiestruturadas à EDP e à DECO, com o intuito de perceber as perspetivas de cada uma delas. Partindo do princípio que a realidade é complexa e subjetiva, vamos procurar explicar este fenómeno social analisando-o e interpretando-o à luz das ciências sociais, ou seja, revemos algumas teorias da comunicação e organização, analisámos os trabalhos de investigação da cibernética e da Escola de Palo Alto, e por fim, estudámos o impacto das teorias de liderança para a manutenção de uma relação próxima dentro e fora da organização. Com base na pergunta de partida “de que forma as empresas sustentam a sua imagem e reputação num momento de crise?” vamos apontar algumas sugestões e propor alguns entendimentos, procurando justificá-los, com base nas teorias e nos argumentos apresentados durante as entrevistas. Esta investigação visa aprofundar o conhecimento em torno da comunicação de crise, através do estudo de meios e técnicas para alcançar uma boa gestão e, ao mesmo tempo, contribuir para o enriquecimento de toda a comunidade científica.
- O anúncio messiânico na primeira carta aos CoríntiosPublication . Silva, André Filipe Sequeira da; Lourenço, João DuarteO anúncio messiânico na primeira carta aos Coríntios é o tema deste trabalho de dissertação. A pesquisa divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo retratará o contexto biográfico de S. Paulo, o segundo o índice da primeira carta aos Coríntios e a sua teologia e o terceiro o «anúncio messiânico» nessa mesma carta. Destacamos o papel actual de S. Paulo, o seu grau de humanidade e a profunda capacidade de tolerância e perdão no entendimento da fragilidade humana.
- Da docência à gestão escolar : um percurso profissional cruzado com a agregação de escolasPublication . Moreira, Ana Gabriela Soares da Costa; Alves, Matias; Alaiz, VítorO presente relatório descreve algumas das aprendizagens mais relevantes realizadas por mim, ao longo dos 16 anos de carreira. O agrupamento de escolas, nomeadamente a sua constituição e regulamentação, é um dos aspetos fundamentais das mudanças estruturais operadas na educação. Enquanto elemento do órgão de gestão, a agregação de escolas cruza-se, por duas vezes, no meu percurso profissional. O tema de Agrupamento de Escolas é, desta forma, a questão problema da vida profissional trabalhada neste relatório. Com base na interpretação de legislação publicada e da revisão de literatura, este relatório refere como os conceitos de autonomia, territorialização e regulação das políticas educativas estão associados às novas unidades orgânicas que se estão a criar em Portugal. Um dos objetivos da agregação de escolas é o de melhorar a qualidade da educação, ao privilegiar a articulação e a sequencialidade de todos os níveis de ensino. Para isso, todos temos que assumir o nosso papel enquanto elementos ativos na construção de uma escola de qualidade e sucesso. É necessário saber liderar, gerir e atuar. Penso que aqui estará o sucesso desta e de todas as agregações.
- Fragmentos da vida de um professor : entre a etnografia e a (auto)biografia : relatório reflexivo e teoricamente fundamentadoPublication . Gomes, António Carlos Rodrigues; Ferreira, Henrique da CostaO presente relatório consiste, em primeiro lugar, numa revisitação do nosso itinerário profissional num enfoque biográfico-narrativo, tendo um enquadramento teórico que julgamos essencial para a sua completa compreensão. Pretendemos assim escrutinar uma trajetória profissional iniciada em meados da década de oitenta do século passado, percecionando e dando sentido a acontecimentos e experiências passados à luz dos referenciais contemporâneos. Este documento surge simultaneamente como um modo de ordenar as nossas experiências profissionais e apropriarmo-nos delas e dos seus significados individuais e coletivos. A materialidade dinâmica da palavra do sujeito/professor, como constituinte do seu conhecimento prático pessoal, dos seus ciclos de vida ou da sua identidade profissional, impõe-se assim num mundo globalizado e em mutação acelerada, em que emerge uma necessidade imperiosa de nos individualizarmos, de contarmos com referentes identitários e onde o refúgio na própria experiência individual se converte num abrigo seguro. Neste relato falamos sobretudo no que fizemos, o que sentimos, o que nos sucedeu ou as consequências de determinadas ações, sempre contextualizando em relação à dimensão institucional e ao âmbito sociopolítico que as enquadraram, tentando relacionar a ação individual com a história social em que se inscreveu. Pretendemos, deste modo, expressar a dimensão emotiva das experiências, a sua complexidade, as relações e a singularidade de cada ação, tentando captar as motivações, os desejos, os sentimentos e os propósitos que lhes estiveram subjacentes. Tendo como referencial identitário o nosso perfil docente enquanto professores do ensino primário, revisitamos a nossa história de vida e a nossa trajetória profissional singular desde a formação inicial na Escola do Magistério Primário de Lamego, passando pelo processo de socialização e de construção da nossa identidade profissional e pelos itinerários formativos adotados ao longo da carreira. No fundo, procurámos encontrar um “fio condutor” que estabelecesse as relações necessárias entre o que eramos e o que somos hoje, analisando o nosso curriculum enquanto fruto do conjunto de vivências e aprendizagens que foram configurando o que somos enquanto pessoas e profissionais. Tendo como referencial, mas não como “bíblia” determinística, a investigação biográfico-narrativa protagonizada por Sikes (1985), Huberman (1989), Gonçalves (2009) ou Bolívar (2010), principalmente no que se refere aos ciclos de vida dos professores e à demanda de padrões comuns na carreira docente, analisamos a nossa trajetória profissional entendendo-a como uma construção simultaneamente individual e social, em permanente auto-reorganização. Assim, partindo da indução profissional após a formação inicial, percecionando-a como a aceitação implícita de um vínculo social e a viabilização de um projeto de vida próprio, percorremos os caminhos ínvios das serranias beirãs num desamparo pessoal e profissional por geografias ignotas e escolas de lugar único. A insegurança nesses primeiros tempos tinha múltiplas dimensões: a dificuldade em implementarmos projetos pedagógicos consistentes devido à itinerância forçada das colocações temporárias e aos consequentes desenraizamentos sucessivos; o confronto entre o trabalho pedagógico idealizado e o ritualismo formal e uma prática repetitiva prevalecente; o desencontro entre o idealismo vocacional e uma profunda insatisfação face às condições objetivas de exercício da profissão, ao respeito e prestígio profissional e à realização pessoal. A estas dificuldades se contrapôs o idealismo (ou a inconsciência talvez) de principiante, ancorada em fortes redes de apoio informal constituídas pelos pares. Colegas em situações similares ou profissionalmente mais experientes constituíram uma trama relacional que permitiu um equilíbrio pessoal e uma consolidação da profissionalidade através da formação auto-orientada e cooperativa. Foi também neste período que iniciámos a criação de relações profissionais, redefinimos as de amizade e de afeto, visando a constituição das componentes estruturantes de uma vida familiar futura. A fase da estabilização na nossa trajetória docente, como o nome indica, representou a consolidação da identidade profissional através de um compromisso reforçado com a instituição escolar e um comprometimento definitivo com a profissão e, simultaneamente, uma fixação relativa em termos de locais de lecionação. Este equilíbrio profissional propiciou um sentimento de crescente competência pedagógica e a necessidade de experimentação e diversificação. Incluem-se neste propósito experiências tão distintas como a lecionação de cursos de alfabetização de adultos, o trabalho numa escola de Área Aberta/tipo P3, o apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem ou, num âmbito de comprometimento organizacional e coletivo, o envolvimento na criação e desenvolvimento de agrupamentos de escolas, com a implementação do Decreto-Lei 115-A/98. Nesta fase da vida pessoal, o anseio de transformação social e de participação ativa nas dinâmicas coletivas extravasou inclusive para uma participação cívica em múltiplas estruturas políticas, sociais e culturais, a nível local. Numa lógica de desenvolvimento profissional contínuo e dinâmico, assumimos, ao longo da nossa carreira, a necessidade de um aprofundamento das competências e dos conhecimentos específicos à docência. Esse objetivo foi conseguido através de um investimento pessoal no processo formativo, quer na escola, através de aprendizagens formais e informais baseadas no trabalho cooperativo e de equipa, quer nas diversas modalidades de formação contínua, ou em modalidades mais amplas e aprofundadas como o complemento de formação pela Universidade Aberta para a obtenção do grau de licenciado, a participação no PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) num duplo papel de formando/formador e na pós graduação em Administração e Gestão Escolar. São pois estas as dimensões do nosso percurso profissional que abordamos seguidamente, de modo a ilustrar de forma pormenorizada uma carreira com cerca de três décadas. Este documento, com um forte cariz reflexivo, insere-se num paradigma autobiográfico e descritivo da problemática da construção identitária dos professores do 1º Ciclo e do seu desenvolvimento profissional, almejando mesclar a nossa narrativa pessoal e biográfica com o seu contexto sociocultural, histórico e institucional. Ao basear-se numa reflexão contextualizada, aspira a constituir-se, sobretudo, como gerador de interrogações e de algumas pistas teóricas que permitam perceber as nossas conceções de escola e de profissionalidade docente, tendo como ponto de partida a (re)construção do nosso trajeto profissional.
- Papel do diretor de turma na gestão curricular dos cursos profissionaisPublication . Maia, Ana Margarida de Sá Osório Lopes Dias; Alves, José Matias; Alaiz, VítorEste Relatório Reflexivo apresenta uma descrição de um percurso profissional enquanto docente ao longo de dezoito anos, durante os quais foi exercida a função de Diretor de Turma. Esta função conduziu-nos a uma reflexão sobre o papel do Diretor de Turma no contexto do ensino profissional. Ao longo destes dezoito anos, o sistema de ensino português foi marcado por sucessivas reformas e mudanças profundas. Uma delas foi o ensino profissional, que, hoje em dia, afirma-se, cada vez mais, como um meio de qualificar e formar jovens que permitam inovar e desenvolver o país. A escola secundária pública abriu os braços a essa vertente formativa, principalmente após o aumento da escolaridade obrigatória para os dezoito anos. Numa segunda parte apresentamos uma reflexão teórica sobre um conjunto de conceitos indispensáveis a uma compreensão aprofundada da referida função de Diretor de Turma, bem como a perspetiva histórica do ensino profissional no nosso país. E concluímos que a forma como a organização escolar e a sua liderança interage com o Diretor de Turma vai permitir uma mais eficaz e concreta gestão curricular. Ao diversificar práticas e estratégias pedagógicas de sala de aula, ao concretizar e adaptar o desenho curricular elaborado pela tutela e ao estabelecer pontes com o mercado de trabalho, o Diretor de Turma em conjunto com o Conselho de Turma facilita a gestão curricular. A relação que o Diretor de Turma estabelece com todos os membros da comunidade educativa, e na própria gestão curricular, permite repensar o lugar em que este deve ser colocado na organização escolar.
- As funções da responsabilidade social no marketing social de hoje : o caso de estudo McDonald's PortugalPublication . Marco, Débora Alexandra Rodrigues do; Hanenberg, PeterNo âmbito deste trabalho propomo-nos elaborar um estudo sobre o conceito da Responsabilidade Social Empresarial em Portugal, compreender a sua relação com o Marketing Social e ilustrar algumas das vantagens inerentes à adopção de um comportamento empresarial socialmente responsável, que contribui por sua vez para o entendimento, comunicação, divulgação e crescimento desta estratégia empresarial em Portugal. A União Europeia desempenha um papel fundamental para o crescimento do conceito na Europa e exerce grande influência na sua aceitabilidade. Procuraremos expor, através do recurso a exemplos, que a estratégia de RSE, sendo acolhida voluntariamente e recebendo o apoio de todos stakeholders poderá gerar um conjunto de vantagens competitivas e económicas para a empresa a longo prazo: reforço da imagem, reputação, distinção da concorrência (devido à criação do produto social com valor) e confiança do consumidor são algumas das vantagens identificadas e peças fundamentais para o sucesso de uma marca no mercado actual. Propusemo-nos analisar o caso de estudo da empresa McDonald’s Portugal, exemplo da forma como uma mudança de estratégia e um comportamento socialmente responsável podem influenciar a percepção do consumidor sobre determinada marca e contribuir simultaneamente para o sucesso da marca e um desenvolvimento sustentável.
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