Repository logo
 
Publication

Pedagogia da dádiva e intervenção socioeducativa : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorMoreira, Licínia Manuela Couto
dc.date.accessioned2022-05-13T16:07:02Z
dc.date.available2022-05-13T16:07:02Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.date.submitted2021-10
dc.description.abstractO presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização Pedagogia Social, e intitula-se «Pedagogia da Dádiva e Intervenção Social – um estudo de caso». O estudo pretendeu compreender em que medida o princípio da Dadiva, enquanto valor social primacial, está presente nas dinâmicas de intervenção socioeducativa. Para encontrar resposta para esta preocupação, do ponto de vista teórico recorremos a um processo de revisão bibliográfica centrado na explicitação concetual sobre noções de dádiva, relação humana e intervenção socioeducativa. Do ponto de vista empírico, optou-se por um estudo de caso, referente a um projeto de desenvolvimento sociocomunitário em concreto, enquadrado pelo paradigma interpretativo, tendo por base o recurso à pesquisa documental e a realização de entrevistas aberta. No essencial, e tal como surge exposto, os dados recolhidos e analisados permitiram concluir sobre a pertinência da dádiva enquanto valor de intervenção, numa perspetiva de pedagogia social.pt_PT
dc.description.abstractThe present work corresponds to a dissertation presented to the Portuguese Catholic University, Faculty of Education and Psychology to obtain a Master´s degree in Educational Sciences- specialization in Social Pedagogy and is entitled «Gift Pedagogy and Social Intervention- a case study». The study aimed to understand to what extent the principle of the Gift, as a primary social value, is present in the dynamics of socio-educational intervention. To find an answer to this concern, from a theoretical point of view, we resorted to a bibliographic review process centered on conceptual explanation of the notions of gift, human relationship, and socio-educational intervention. From an empirical point of view, a case study was chosen, referring to a concrete socio-community development project, framed by the interpretive paradigm, based on the use of documentary research and open interviews. In essence, and as shown above, the data collected and analyzed allowed us to conclude on the relance of donation as an intervention value, from a pedagogical perspective.pt_PT
dc.identifier.tid202961915pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37556
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDádivapt_PT
dc.subjectPedagogia Socialpt_PT
dc.subjectRelação Humanapt_PT
dc.subjectIntervenção Socioeducativapt_PT
dc.subjectGiftpt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectHuman relationshippt_PT
dc.subjectSocial-educational interventionpt_PT
dc.titlePedagogia da dádiva e intervenção socioeducativa : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202961915.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format