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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays when consumers do shopping they can decide if doing it online or instore.
Many studies demonstrate that the two channels present similarities but also specific
attributes that make each channel unique. The focal point of this thesis is to understand the
psychological impact of online and offline shopping contexts in relation to the dual system and
dual process models of reasoning and decision making. In particular, we want to investigate if
the decision making process changes based on the different buying context (online and offline).
Therefore, dual models helped us to understand the implicit and explicit attitude formation and
intuitive and deliberate decision processes in consumer psychology. An experimental study was
conducted, which had a total of 179 Italian participants. The analysis of the results showed that
the shopping context actually has a significant impact on consumers’ thinking style.
Nevertheless, the outcomes of this analysis go in the opposite directions by showing the
opposite trend compared to what we expected to see.
Hoje em dia, quando os consumidores fazem as suas compras, podem decidir se o fazem através de uma plataforma online ou diretamente na loja. Muitos estudos demonstram que os dois canais apresentam semelhanças, mas também contém atributos específicos que tornam cada canal único. O ponto principal desta tese é compreender o impacto psicológico dos contextos comerciais on-line e off-line em relação ao sistema duplo e aos modelos de processo duplo de raciocínio e tomada de decisão. Queremos investigar principalmente se o processo de tomada de decisão muda com base num contexto comercial diferente (online e offline). Portanto, os modelos duplos ajudaram a entender a tomada de atitudes implícita e explícita e os processos de decisão intuitivos e deliberados na psicologia do consumidor. Foi realizado um estudo experimental que teve um total de 179 participantes italianos. A análise dos resultados mostrou que o contexto comercial realmente tem um impacto significativo no estilo de pensamento dos consumidores. No entanto, os resultados dessa análise foram opostos, mostrando a tendência oposta em comparação com o que esperávamos ver.
Hoje em dia, quando os consumidores fazem as suas compras, podem decidir se o fazem através de uma plataforma online ou diretamente na loja. Muitos estudos demonstram que os dois canais apresentam semelhanças, mas também contém atributos específicos que tornam cada canal único. O ponto principal desta tese é compreender o impacto psicológico dos contextos comerciais on-line e off-line em relação ao sistema duplo e aos modelos de processo duplo de raciocínio e tomada de decisão. Queremos investigar principalmente se o processo de tomada de decisão muda com base num contexto comercial diferente (online e offline). Portanto, os modelos duplos ajudaram a entender a tomada de atitudes implícita e explícita e os processos de decisão intuitivos e deliberados na psicologia do consumidor. Foi realizado um estudo experimental que teve um total de 179 participantes italianos. A análise dos resultados mostrou que o contexto comercial realmente tem um impacto significativo no estilo de pensamento dos consumidores. No entanto, os resultados dessa análise foram opostos, mostrando a tendência oposta em comparação com o que esperávamos ver.
Description
Keywords
Shopping context Online and offline channels Dual process model of reasoning Gut feeling and rationality Contexto comercial Canais online e offline Modelo duplo de raciocínio Intuição Racionalidade