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A construção social do bem comum como fundamento do cuidado do outro

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorAbreu, Maria Aurora Silvério
dc.date.accessioned2022-11-09T11:33:21Z
dc.date.available2022-11-09T11:33:21Z
dc.date.issued2022-10-17
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractA Doutrina Social da Igreja apesenta o bem comum como um dos seus princípios permanentes, com base na conceção da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos. Trata-se de um conjunto de bens e condições de vida que permitem a cada pessoa ou grupo viver dignamente. Entre os bens tidos como essenciais para garantir as condições mínimas de sobrevivência destaca-se a alimentação, considerada pela Organização das Nações Unidas como um Direito Humano. Quando se dá atenção ao outro, que não tem o mínimo para viver, e se partilham com ele alimentos e outros bens essenciais, então, está a colocar-se em prática «A Partilha do Pão», tema da Unidade Letiva do 6º Ano de EMRC, que norteou este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada. Na cultura e tradição portuguesa, o pão tem um sentido simbólico que supera a matéria natural, pois significa tudo o que é preciso para se poder viver. Deste modo, ao refletirmos sobre os atos de partilha do pão, no horizonte dos conteúdos e ações de ensino e aprendizagem desenvolvidos, abrangemos também outros bens básicos e essenciais que, uma vez partilhados com quem os não tem, são fundamento do cuidado do outro e contribuem para a construção do bem comum.pt_PT
dc.description.abstractThe Social Doctrine of The Church shows the common good as one of its permanent principles, based on the concept of dignity and equality of all human beings. This means a set of goods and living conditions that allow each person or group to live in dignity. Among the goods seen as essential to guarantee the minimum conditions for survival, food stands out, considered by the United Nations as a Human Right. When attention is paid to the other, who does not have the least to live on, and food and other essential goods are shared with him, then, «A Partilha do Pão» (The Sharing the Bread) is being put into practice, the theme of the EMRC 6th Teaching Unit, that guided this Final Report of the Supervised Teaching Practice. In portuguese culture and tradition, bread has a symbolic meaning that surpasses natural matter, because it means everything you need to live. Thus, when we reflect on the sharing of bread, within the scope of the teaching and learning contents and actions developed, we also cover other basic and essential goods that, once shared with those who do not have them, are the basis for caring for the other and help to build the common good.pt_PT
dc.identifier.tid203086368pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39274
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBem comumpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectCuidadopt_PT
dc.subjectAlteridadept_PT
dc.subjectSolidariedadept_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectPãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectCommon goodpt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectCarept_PT
dc.subjectOthernesspt_PT
dc.subjectSolidaritypt_PT
dc.subjectSharingpt_PT
dc.subjectBreadpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleA construção social do bem comum como fundamento do cuidado do outropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

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