Publication
Trajetórias da joalharia contemporânea em Portugal : artistas e contextos : 1963-2004
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e | |
dc.contributor.author | Filipe, Ana Cristina Marques | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T16:20:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-13 | |
dc.description.abstract | A joalharia contemporânea em Portugal emergiu com visibilidade pública em 1963, sendo nessa data ainda denominada como ourivesaria moderna. As designações para os novos trabalhos que surgiam obrigaram à procura e inserção de novas terminologias que expandiram o significado etimológico do termo joalharia. Para uma definição da joalharia contemporânea, no capítulo 1, marca o início desta investigação. Centra-se na redefinição que sofreu e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalharia que emergiu na década de sessenta. Joalharia contemporânea no contexto artístico português, o capítulo 2, prossegue situando a joalharia contemporânea face aos movimentos artísticos no período balizado por três exposições, duas individuais e uma coletiva. As primeiras, datadas de 1963 demarcam a singularidade de dois autores que se afirmaram redefinindo o termo joalharia, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes, e a terceira, de 2004, mostra o trabalho de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como afinidade eletiva diversos tipos de vínculo à escola que motivou múltiplos “pontos de encontro”, nacionais e internacionais, em torno deste objeto de estudo. Os capítulos 3 e 6 ampliam o seu espectro temporal, de modo a perspetivar os períodos anterior e posterior à baliza cronológica deste trabalho. Esses dois capítulos – tal como o 4 e o 5 – pretendem indagar, sistematizar e analisar a documentação reunida no campo da joalharia contemporânea, estabelecendo um enquadramento das décadas inscritas no período demarcado. Um tempo que carecia de inventariação e análise de factos, ações, e trajetórias de artistas que trabalharam no contexto português. Esta investigação é sustentada com os depoimentos de artistas, especialistas e outros, que subsidiam a ausência de um corpo bibliográfico de referência sobre a joalharia contemporânea em Portugal. Esses testemunhos integram esta tese e evidenciam que este objeto de estudo não se encontra encerrado e, por isso, ainda está a construir a sua história. A consciência deste processo em construção move o leitor às considerações finais que diagnosticam e procuram dar resposta à explicação tardia desta pesquisa, bem como ditam a importância de dar continuidade a este trabalho no próximo futuro. Uma cronologia gráfica encerra este estudo, elencando diversos eventos e facilitando ao leitor uma leitura célere e sintética de quarenta anos sobre o tema. | pt_PT |
dc.description.abstract | Contemporary jewellery (joalharia) in Portugal emerged into the public eye in 1963, though at the time it was still known as modern goldsmithing (ourivesaria). The designations for the novel work then appearing led to the search for and use of new terminologies that broadened the etymological meaning of the term jewellery. For a Definition of Contemporary Jewellery, in chapter 1, marks the start of this investigation, focusing on the respective redefinition and new meanings acquired by this area of jewellery which arose in the 1960s. Contemporary Jewellery in the Portuguese Artistic Context, chapter 2, continues by situating contemporary jewellery vis-à-vis artistic movements in the period framed by three exhibitions – two individual and one collective. The first two, in 1963, highlighted the distinctiveness of two outstanding artists who were redefining the term jewellery, reflecting both the time and its underlying artistic contexts, while the third, in 2004, showcased the work of a large group comprising three generations of artists with a particular focus on different links to the school that led to multiple national and international “meeting points” around this study subject. Chapters 3 and 6 expand their scope to consider the periods before and after the timeframe of this work. Those two chapters, like chapters 4 and 5, aim to investigate, systemise and analyse documentation gathered in the field of contemporary jewellery, providing a background for the decades included in the given period – a time which lacked inventorying and analysis of the facts, actions and careers of artists working in the Portuguese context. This research is supported by statements from jewellery artists, experts and others which compensate for the absence of a bibliographic reference corpus on contemporary jewellery in Portugal. That testimony is included in this thesis, showing that this study subject is not closed and is still building its history. The consequent awareness of this process under construction leads readers to the Final Considerations which diagnose and seek responses to the overdue explanation of this research, as well as stressing the importance of continuing this work in the near future. A graphic chronology closes this study, listing various events and providing readers with a brief and straightforward forty-year overview of the subject matter. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101315651 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/28835 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | A CRIAÇÃO DA JOALHARIA DE AUTOR EM PORTUGAL DESDE OS ANOS 60 ATÉ AOS NOSSOS DIAS | |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Contemporâneo | pt_PT |
dc.subject | Exposições | pt_PT |
dc.subject | Joalharia | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Art | pt_PT |
dc.subject | Contemporary | pt_PT |
dc.subject | Exhibitions | pt_PT |
dc.subject | Jewellery | pt_PT |
dc.title | Trajetórias da joalharia contemporânea em Portugal : artistas e contextos : 1963-2004 | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | A CRIAÇÃO DA JOALHARIA DE AUTOR EM PORTUGAL DESDE OS ANOS 60 ATÉ AOS NOSSOS DIAS | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F61914%2F2009/PT | |
oaire.fundingStream | FARH | |
person.familyName | Filipe | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier.ciencia-id | AB16-490E-8DF0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3922-8032 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 49269feb-4425-4902-88a8-c4e7ea18ea06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 49269feb-4425-4902-88a8-c4e7ea18ea06 | |
relation.isProjectOfPublication | dd922988-c6d7-4c6e-a47c-7e6ec3f74cf0 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | dd922988-c6d7-4c6e-a47c-7e6ec3f74cf0 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Estudos do Património | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: