Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-13"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Get Big Fast : caso de estudo MercadãoPublication . Rocha, Flávio Manuel Santos; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaA Fonte Online, empresa dedicada ao desenvolvimento e gestão de negócios online, criou um e-mall, Mercadão, onde os seus utilizadores podem encomendar online produtos de diferentes lojas, no mesmo website. Este projeto abriu ao público em janeiro 2018, e o objetivo deste trabalho é estudar a estratégia de gestão que desde então está a ser seguida, o Get Big Fast. Esta não foi ainda alvo de estudo numa organização portuguesa e no ecossistema nacional, tendo por isso maior interesse ser feita esta análise. Foi feito um estudo do caso, em que se procurou encontrar o porquê da opção por esta estratégia e as táticas necessárias para cumpri-la de acordo com o que está descrito na literatura. Ao analisarmos os feedbacks positivos, que geram vantagens para as empresas que adotam esta estratégia, concluiu-se que três das quatro são evidentes fatores de motivação: a economia de escala, o efeito rede e os recursos complementares. Além disto, a estratégia também amplia o valor potencial na etapa de saída numa startup. As táticas recomendadas na literatura para domínio de cota de mercado são seguidas com sucesso - forte investimento em publicidade, preços baixos, extensão da capacidade e alianças estratégicas. Quanto aos resultados dos feedbacks positivos considera-se estar ainda numa fase de pouca maturidade do projeto para se manifestarem na sua totalidade. Esta acaba por ser também a maior limitação do trabalho, o estudo do caso, de um projeto que necessita de tempo para chegar a conclusões mais sustentadas das consequências das decisões estratégicas tomadas.
- Exportação indireta e velocidade da internacionalização : o caso de três PMEs portuguesas na PolóniaPublication . Monteiro, Mariana Pio Parracho; Morais, Ricardo AlexandreApesar do tema da internacionalização não ser recente, poucos estudos foram realizados acerca do impacto que os agentes de exportação indireta têm na velocidade de internacionalização das empresas. O presente Trabalho Final de Mestrado visa analisar o processo de internacionalização de três PMEs portuguesas para a Polónia, cujo modo de entrada escolhido foi a exportação indireta por meio de agente. O agente transversal às três empresas é a KG International, uma empresa de consultoria portuguesa. Com isto, pretende-se responder à questão de investigação “Qual o impacto do agente de exportação indireta na velocidade de internacionalização de PMEs?”. Para tal, a metodologia utlizada foi o estudo de caso múltiplo, revelando-se o método mais adequado aos objetivos deste estudo. Os propósitos deste estudo passam por: 1) perceber a relação entre os agentes de exportação e a velocidade da internacionalização; 2) rever a literatura e pesquisas realizadas no âmbito destes conceitos; 3) apresentar evidência empírica com base num estágio curricular na empresa Konsulting Group International (KG International; 4) propor um modelo baseado na comparação entre a teoria e os casos de estudo. Os três casos revelaram que o agente de exportação indireta tem uma influência positiva na velocidade de internacionalização das empresas, permitindo que estas cresçam e se tornem mais competitivas.
- Campo religioso português. Análise externa e internaPublication . Coutinho, José PereiraEste artigo tem como objectivo analisar o campo religioso português, focando-se na Igreja Católica e aplicando a análise externa e a análise interna, segundo o método empresarial da análise SWOT. A análise externa examina a envolvente contextual, a envolvente transaccional, ameaças e oportunidades, a atractividade e a estrutura. A análise interna examina recursos e sua evolução, produtos/serviços disponibilizados, assim como pontos fracos e pontos fortes. Por fim, questionase o sucesso da Igreja Católica com base nos conceitos de estratégia, factores críticos de sucesso e competências centrais, concluindo-se pela multiplicidade de realidades dentro da Igreja Católica, devido à variedade de competências centrais de cada entidade eclesial.
- Trajetórias da joalharia contemporânea em Portugal : artistas e contextos : 1963-2004Publication . Filipe, Ana Cristina Marques; Sousa, Gonçalo de Vasconcelos eA joalharia contemporânea em Portugal emergiu com visibilidade pública em 1963, sendo nessa data ainda denominada como ourivesaria moderna. As designações para os novos trabalhos que surgiam obrigaram à procura e inserção de novas terminologias que expandiram o significado etimológico do termo joalharia. Para uma definição da joalharia contemporânea, no capítulo 1, marca o início desta investigação. Centra-se na redefinição que sofreu e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalharia que emergiu na década de sessenta. Joalharia contemporânea no contexto artístico português, o capítulo 2, prossegue situando a joalharia contemporânea face aos movimentos artísticos no período balizado por três exposições, duas individuais e uma coletiva. As primeiras, datadas de 1963 demarcam a singularidade de dois autores que se afirmaram redefinindo o termo joalharia, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes, e a terceira, de 2004, mostra o trabalho de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como afinidade eletiva diversos tipos de vínculo à escola que motivou múltiplos “pontos de encontro”, nacionais e internacionais, em torno deste objeto de estudo. Os capítulos 3 e 6 ampliam o seu espectro temporal, de modo a perspetivar os períodos anterior e posterior à baliza cronológica deste trabalho. Esses dois capítulos – tal como o 4 e o 5 – pretendem indagar, sistematizar e analisar a documentação reunida no campo da joalharia contemporânea, estabelecendo um enquadramento das décadas inscritas no período demarcado. Um tempo que carecia de inventariação e análise de factos, ações, e trajetórias de artistas que trabalharam no contexto português. Esta investigação é sustentada com os depoimentos de artistas, especialistas e outros, que subsidiam a ausência de um corpo bibliográfico de referência sobre a joalharia contemporânea em Portugal. Esses testemunhos integram esta tese e evidenciam que este objeto de estudo não se encontra encerrado e, por isso, ainda está a construir a sua história. A consciência deste processo em construção move o leitor às considerações finais que diagnosticam e procuram dar resposta à explicação tardia desta pesquisa, bem como ditam a importância de dar continuidade a este trabalho no próximo futuro. Uma cronologia gráfica encerra este estudo, elencando diversos eventos e facilitando ao leitor uma leitura célere e sintética de quarenta anos sobre o tema.
- A systematic review exploring nursing competences in palliative carePublication . Hökkä, Minna; Pereira, Sandra Martins; Hernández-Marrero, Pablo; Kyngäs, Helvi; Pölkki, Tarja