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Abstract(s)
The aim of this dissertation is to investigate if there is a boost in information when investors analyze the narrative part of annual reports, which mostly include qualitative data. This study tries to determine whether such analysis helps to bridge the gap between numerical financial statements and the actual corporate performance. By delving further into the qualitative parts of these reports, investors hope to acquire deeper insights into the firm’s financials. Additionally, this dissertation also investigates which message has the most relevant information about the future of the company, the Chief Executive Officer, or the Chairman, and if this information has impact on investors decisions. This investigation will oppose two theories: Agency Theory and Stewardship Theory. To accomplish these purposes, textual analysis was used to measure the tone of UK annual reports narratives insert in the Financial Times Stock Exchange 350 Index, contemplating a sample of 2,598 firm-year observations spanning the period from 2013 to 2023. Findings are related to both the tone of the Chairman's and CEO's reports help to explain the company's future performance. However, contrary to expectations following Agency Theory, when both variables were included in the same model, findings suggest that the predictive power of the CEO is higher than the predictive power of Chairman. The current study contributes to financial reporting literature by providing evidence from the UK that both CEO and Chairman disclosures lead to disclosure benefits due to increased information provided to investors and other stakeholders, which helps to mitigate the gap between numerical financial statements and the actual corporate performance.
Esta dissertação pretende investigar se existe um aumento da informação quando os investidores analisam a parte narrativa dos relatórios anuais, que incluem sobretudo dados qualitativos. Este estudo tenta determinar se essa análise pode ajudar a colmatar o fosso entre as demonstrações financeiras e o desempenho efetivo da empresa. Ao aprofundar as partes qualitativas destes relatórios, os investidores esperam adquirir conhecimentos mais profundos sobre dimensão financeira da empresa. Além disso, esta dissertação também investiga que mensagem tem informação mais relevante sobre o futuro da empresa, a do diretor executivo ou a do presidente do conselho de administração, e se esta informação tem impacto nas decisões dos investidores. Esta investigação irá opor duas teorias: Agency Theory e Stewardship Theory. Para cumprir estes objetivos, foi utilizada análise textual de modo a medir o tom das narrativas dos relatórios anuais do Reino Unido inseridas no Financial Times Stock Exchange 350 Index, resultando uma amostra de 2.598 observações de empresas-ano entre o período de 2013 a 2023. Os resultados demonstram que tanto o tom dos relatórios do Presidente e como do CEO tendem a ajudar a explicar o desempenho futuro de uma empresa. No entanto, contrariamente ao esperado seguindo a Agency Theory, quando ambas as variáveis foram incluídas no mesmo modelo, os resultados sugerem que o poder preditivo do CEO é maior do que o poder preditivo do Presidente. O presente estudo contribui para a literatura sobre relatórios financeiros, fornecendo provas, no Reino Unido, de que tanto a divulgação do CEO como a do Presidente do Conselho de Administração conduzem a benefícios de divulgação devido ao aumento da informação fornecida aos investidores e a outras partes interessadas, o que ajuda a atenuar o fosso entre as demonstrações financeiras numéricas e o desempenho real da empresa.
Esta dissertação pretende investigar se existe um aumento da informação quando os investidores analisam a parte narrativa dos relatórios anuais, que incluem sobretudo dados qualitativos. Este estudo tenta determinar se essa análise pode ajudar a colmatar o fosso entre as demonstrações financeiras e o desempenho efetivo da empresa. Ao aprofundar as partes qualitativas destes relatórios, os investidores esperam adquirir conhecimentos mais profundos sobre dimensão financeira da empresa. Além disso, esta dissertação também investiga que mensagem tem informação mais relevante sobre o futuro da empresa, a do diretor executivo ou a do presidente do conselho de administração, e se esta informação tem impacto nas decisões dos investidores. Esta investigação irá opor duas teorias: Agency Theory e Stewardship Theory. Para cumprir estes objetivos, foi utilizada análise textual de modo a medir o tom das narrativas dos relatórios anuais do Reino Unido inseridas no Financial Times Stock Exchange 350 Index, resultando uma amostra de 2.598 observações de empresas-ano entre o período de 2013 a 2023. Os resultados demonstram que tanto o tom dos relatórios do Presidente e como do CEO tendem a ajudar a explicar o desempenho futuro de uma empresa. No entanto, contrariamente ao esperado seguindo a Agency Theory, quando ambas as variáveis foram incluídas no mesmo modelo, os resultados sugerem que o poder preditivo do CEO é maior do que o poder preditivo do Presidente. O presente estudo contribui para a literatura sobre relatórios financeiros, fornecendo provas, no Reino Unido, de que tanto a divulgação do CEO como a do Presidente do Conselho de Administração conduzem a benefícios de divulgação devido ao aumento da informação fornecida aos investidores e a outras partes interessadas, o que ajuda a atenuar o fosso entre as demonstrações financeiras numéricas e o desempenho real da empresa.
Description
Keywords
Disclosures Annual reports Tone Agency theory Stewardship theory Qualitative data Divulgações Relatórios anuais Tom Teoria da agência Teoria da gestão Dados qualitativos