Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrônicos : um estudo exploratório com jovens do 3º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203041658.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo geral explorar a perceção dos jovens relativamente ao possível papel protetor da participação em atividades extracurriculares (AEC) relativamente ao uso dos meios de comunicação eletrónicos. Neste estudo exploratório, foi realizado um focus group com sete jovens, três raparigas e quatro rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, envolvidos nas seguintes AEC: basquetebol, futebol, música e ténis. Os participantes deste estudo identificaram como benefícios decorrentes da prática de AEC o desenvolvimento de competências socioemocionais. São destacadas competências como o espírito de equipa, a relação com pares e a determinação. Emergem dados relativamente ao papel dos pais e dos instrutores que parecem contribuir para a manutenção dos jovens nas AEC. Não foram identificadas competências socioemocionais que contribuam para um uso mais positivo dos MCE. Em estudos futuros seria pertinente compreender se existe relação entre a quantidade de AEC praticadas e o desenvolvimento de competências socioemocionais, assim como dar relevância às questões de género e aumentar a amostra. Ao nível das implicações para a prática torna-se relevante reforçar o acesso e a disponibilização de várias AEC para todos assim como a implementação da psicoeducação.
The overall objective of this study was to explore young people's perceptions regarding the possible protective role of participating in extracurricular activities regarding the use of electronic media. In this exploratory study, a focus group was conducted with seven young people, three girls and four boys, aged between 12 and 14, involved in the following extracurricular activities: basketball, soccer, music and tennis. The participants of this study identified the development of socio-emotional skills as benefits arising from the practice of CEA. The main competence identified was team spirit, however, the dimension of relationship with peers as well as responsibility were very often mentioned. No socioemotional competencies that contribute to a more positive use of ECM were identified. In future studies, it would be relevant to understand if there is a relationship between the amount of CEA practiced and the development of social and emotional competencies, as well as to give relevance to gender issues and increase the sample. In terms of implications for practice, it is important to strengthen the access and availability of various types of CEA for all young people, thus enabling a positive development. Besides this aspect, the implementation of psychoeducation with young people, as well as with the family and instructors would be relevant.

Description

Keywords

Atividades extracurriculares Meios de comunicação eletrónicos Competências socioemocionais Jovens Extracurricular activities Eletronic media Socioemotional skills Young people

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue