Repository logo
 
Publication

Políticas linguísticas na educação de surdos em Portugal

dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Vaz de
dc.contributor.authorMineiro, Ana
dc.date.accessioned2021-08-02T08:57:52Z
dc.date.available2021-08-02T08:57:52Z
dc.date.issued2020-09-21
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos fazer um traçado histórico sobre as políticas linguísticas adotadas em Portugal desde que se conhece a educação de surdos. Portugal tendo aderido às resoluções aprovadas no Congresso de Milão (1880) praticou durante largos anos uma política linguística que interferiu na educação de surdos, tendo em conta a predominância do oralismo sobre a língua gestual. Essa atitude de política linguística só veio a ser alterada nos anos 90, quando na constituição portuguesa, em 1997, reconheceu a Língua Gestual Portuguesa (doravante LGP) como a língua na qual se deve desenrolar o ensino e aprendizagem das crianças surdas. Desde então as políticas linguísticas de bilinguismo têm predominado e têm tido um reflexo muito positivo na educação de surdos e no acesso ao ensino superior e a graus de ensino avançados. Este artigo irá refletir sobre as políticas linguísticas adotadas em Portugal, entrelaçando essa reflexão na história da educação de surdos no mundo e em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractIn this article, we intend to draw a historical outline of the linguistic policies adopted in Portugal since the education of the deaf became known. Portugal, complying with the decisions taken at the Milan Congress (1880), practiced, for many years, a linguistic policy that interfered in the education of the deaf, taking into account the predominance of oralism over the sign language. This attitude of linguistic policy was only changed in the 1990s, when in the Portuguese constitution the Portuguese Sign Language (hereinafter LGP) was recognized in 1997 as the language of education of the deaf. Since then, linguistic policies on bilingualism have predominated and had a very positive impact on the education of the deaf and on access to higher education and advanced degrees. This article will reflect on the linguistic policies adopted in Portugal, interweaving with its reflection in the history of deaf education in the world and in Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.4013/edu.2020.241.19456pt_PT
dc.identifier.issn2177-6210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHistória da educação de surdos em Portugalpt_PT
dc.subjectPolíticas educativas e linguísticas e surdezpt_PT
dc.subjectHistory of deaf education in Portugalpt_PT
dc.subjectEducational and linguistic policies and deafnesspt_PT
dc.titlePolíticas linguísticas na educação de surdos em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeLinguistic policies in deaf education in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Educação Unisinospt_PT
oaire.citation.volume24pt_PT
person.familyNameVaz de Carvalho
person.familyNameMineiro
person.givenNamePaulo
person.givenNameAna
person.identifier494880
person.identifier.ciencia-id031C-5A23-FEBD
person.identifier.ciencia-id771D-DE7D-1402
person.identifier.orcid0000-0001-5345-3896
person.identifier.orcid0000-0003-0508-7785
person.identifier.scopus-author-id6507361249
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication503bb8ea-147c-48ba-8022-92f9b0c374a6
relation.isAuthorOfPublication20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
34347.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format