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A dança no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais : uma análise teórica sobre práticas inclusivas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Cruz, Sónia Catarina da Silva | |
dc.contributor.author | Queiroz, Andreza da Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T11:38:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T11:38:31Z | |
dc.date.issued | 2025-07-03 | |
dc.date.submitted | 2025-07 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da dança como prática pedagógica inclusiva no contexto da Educação Especial, com foco no desenvolvimento integral dos alunos e na valorização da diversidade corporal. Fundamentada em autores como Teixeira (2010), Strazzacappa (2001), Marques (1997), Laban (1978), Chauí (1986) e Holliday (2006), a pesquisa discute a necessidade de sistematização pedagógica da dança para garantir sua efetividade como ferramenta de inclusão social e educacional. A partir da perspectiva da pedagogia históricocrítica, defende-se que a dança deve ir além de uma atividade espontânea e ser compreendida como linguagem expressiva, estética e cultural, capaz de promover empatia, cooperação e respeito mútuo entre os alunos com e sem deficiência. O ensino da dança, nesse sentido, deve considerar os elementos técnicos e expressivos da linguagem corporal, bem como a contextualização histórica e cultural dos estilos de dança, permitindo que todos os estudantes participem ativamente do processo formativo. A sistematização das práticas pedagógicas em dança, com base na metodologia crítico-superadora, exige que o professor conheça a realidade dos alunos, proponha estratégias multissensoriais, incentive a autoria coreográfica e crie espaços para a experimentação criativa. A dança torna-se, assim, uma via potente de transformação do ambiente escolar em um espaço verdadeiramente inclusivo, onde as singularidades de cada corpo são respeitadas e celebradas. Conclui-se que a dança, quando fundamentada em práticas críticas e inclusivas, é capaz de impulsionar a emancipação humana e ampliar o acesso aos bens culturais historicamente produzidos, promovendo uma educação mais equitativa, sensível e comprometida com a diversidade. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the contributions of dance as an inclusive pedagogical practice within the context of Special Education, focusing on the integral development of students and the appreciation of bodily diversity. Based on authors such as Teixeira (2010), Strazzacappa (2001), Marques (1997), Laban (1978), Chauí (1986), and Holliday (2006), the research discusses the need for pedagogical systematization of dance to ensure its effectiveness as a tool for social and educational inclusion. From the perspective of historical-critical pedagogy, dance is understood as an expressive, aesthetic, and cultural language that goes beyond spontaneous activity. It promotes empathy, cooperation, and mutual respect among students with and without disabilities. Dance education must therefore address both technical and expressive elements of body language, as well as the historical and cultural context of dance styles, enabling all students to participate actively in the learning process. The systematization of pedagogical practices in dance, grounded in the critical-overcoming methodology, requires educators to understand their students’ realities, apply multisensory strategies, encourage choreographic authorship, and create opportunities for creative experimentation. Thus, dance becomes a powerful path for transforming the school environment into a truly inclusive space where each body’s uniqueness is respected and celebrated. It is concluded that dance, when grounded in critical and inclusive practices, can foster human emancipation and broaden access to culturally and historically produced knowledge, promoting a more equitable, sensitive, and diversity-oriented education. | eng |
dc.identifier.tid | 203970756 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/54047 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Dança | |
dc.subject | Inclusão escolar | |
dc.subject | Educação especial | |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | |
dc.subject | Dance | |
dc.subject | School inclusion | |
dc.subject | Special education | |
dc.subject | Cognitive development | |
dc.title | A dança no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais : uma análise teórica sobre práticas inclusivas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial |