Repository logo
 
Publication

Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior: estudo de caso de uso do Moodle

dc.contributor.authorLagarto, José Reis
dc.date.accessioned2013-07-23T08:20:14Z
dc.date.available2013-07-23T08:20:14Z
dc.date.issued2013-07-23
dc.date.updated2013-07-17T18:08:33Z
dc.description.abstractA introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participação obrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los na plataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigação pretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se a frequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação da aprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo de caso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e a análise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlações positivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso.por
dc.description.abstractThe introduction of technology enhanced learning environments in the learning process may raise some important questions, such as their influence in teaching. In a graduation course in Media and Cultural Communication in UCP, with two classes and 83 students in total, we used Moodle as a virtual learning environment, offering up content and forums of mandatory participation. Students were invited to perform learning activities, share them on the platform and finally perform a final assessment test online. We tried to assess the digital skills of our students and relate the frequency of use of Moodle influenced the assessment of learning. The application of a questionnaire and the analysis of statistics on the platform demonstrated the existence of positive correlations, but moderate, between evaluation and frequency of access.por
dc.identifier.citationLAGARTO, José R.- Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior : estudo de caso de uso do Moodle. IN VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL de TIC na EDUCAÇÃO, Braga, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6
dc.identifier.isbn9789899737426
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/12057
dc.language.isoporpor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectLearning Management Systemspor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectIntegração curricular das TICpor
dc.subjectAvaliação de aprendizagenspor
dc.subjectICT Curriculum Integrationpor
dc.subjectAssessment of learningpor
dc.titleAmbientes digitais de aprendizagem no ensino superior: estudo de caso de uso do Moodlepor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
person.familyNameLagarto
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id371F-FA54-8533
person.identifier.orcid0000-0001-6892-0805
person.identifier.ridM-5031-2013
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationb475c719-7a61-4e93-9036-0633f88881f9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb475c719-7a61-4e93-9036-0633f88881f9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
elearning na sala de aula_Challenge2013.pdf
Size:
629.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: