Repository logo
 
Publication

Cidadania social e sustentável : um olhar através da pedagogia social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorAnderson, Sarah Valente
dc.date.accessioned2014-11-04T13:54:17Z
dc.date.issued2014-02-14
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente Relatório Reflexivo foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, ministrado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A análise e reflexão das experiências pessoais, sociais e profissionais passadas em contextos socioeducativos e em espaços de cidadania ativa serve de base para o documento de referência que pretende evidenciar a Educação como uma ferramenta para a promoção e consciencialização de novas cidadanias – Cidadania Social, Sustentável e Colaborativa e simultaneamente realçar a importância das mesmas no contexto do panorama social atual. Como abordagem metodológica recorro ao quadro teórico da Pedagogia Social e realizo igualmente enfoques conceptuais fomentados em autores da área da Educação e Pedagogia. Uma vez que a Pedagogia Social é considerada uma ciência que compreende a práxis socioeducativa nas suas diversas dimensões, foi possível deste modo, imprimir racionalidade conceptual e multidimensional à realidade descrita, com um caracter humanista e solidário. Esta abordagem por conseguinte conduziu-me ao encontro de lógicas de sabedoria prática, fundamentais para a progressão do ser humano a um nível pessoal e profissional.por
dc.description.abstractThis thesis has been prepared for a the Master’s Degree in Science Education, specializing in Social Pedagogy, taught by the Faculty of Education and Psychology (EFF) Portuguese Catholic University (UCP). The analysis and reflection of personal, social and professional experiences occurred in social pedagogic contexts and in spaces of active citizenship, is the reference and basis for this document. Its aim is to highlight Education as a tool for the promotion and awareness of new citizenships - Social and Sustainable Citizenship and Collaborative Citizenship. Simultaneously focusing on their positive contribution in the present social situation. As a methodological approach I use the theoretical framework of Social Pedagogy and also recognize conceptual approaches adopted by authors in the area of Education and Pedagogy. Since Social Pedagogy is considered a social science which engages socio education practice in its various dimensions, it was possible to use a rational and conceptual multidimensional reality with humane and supportive characteristics. This approach led therefore to the encounter of the logics of practical wisdom, fundamental to the progression of the human beings in a personal and professional level.por
dc.identifier.tid201498618
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15477
dc.language.isoporpor
dc.titleCidadania social e sustentável : um olhar através da pedagogia socialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498618.pdf
Size:
855.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: