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- Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédiasPublication . Bessa, Ana Rita Barreira Duarte; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eA presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano. Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica. Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria. Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação.
- Sistema de fiscalização concreta da constitucionalidade em PortugalPublication . Falcão, Paula Margarida Tavares; Miranda, Jorge
- Which inventors benefit from working in teams?Publication . Fernandes, Beatriz Passos; Conti, RaffaeleThe purpose of this dissertation is to study which inventors benefit from working in teams, taking into consideration their level of specialization and their past experience. To answer the research question, it was analyzed inventors’ data collected from EPO-PastSat database from 1979 until 1999. The results show that, consistent to previous research, teams produce better inventions than lone inventors. Moreover, specialist inventors benefit from collaboration more than generalists, but only if the team have a significant number of coinventors. Lastly, the positive impact on invention quality is more relevant for experienced inventors.
- ISA’s technology reaches the Middle East : when intelligent senses are needed anywherePublication . Delgado, Mafalda Garcia Santos; Guedes, Nuno MagalhãesIn the end of 2012, ISA – Intelligent Sensing Anywhere, a Portuguese technological-based company in the oil & gas and energy telemetry business which had started the operations of its International Joint Venture (IJV) in Cairo in the beginning of the year, was facing the tough decision on whether it should divest on the IJV. Although the partnership was stable and the first implemented pilot projects had been a success, Egypt was living a social and political crisis since 2011. This crisis had been recently aggravated with the election of President Mohammed Morsi with 51% of the votes, in a straight division of the country between Islamist governance and the moderate Muslims, Christians and liberals. Underlying ISA’s concerns were the security of its members, the decrease in investment regarding national projects, ISA’s future success in the North Africa and Middle East regions and the best interests of its stakeholders. The dilemma on whether the firm should go on with its IJV is therefore the central issue of this dissertation. In addition to the Case Study, this dissertation includes a Literature Review which provides the theoretical grounds for the proceeding analysis on the Teaching Note, exploring issues such as technological R&D, International Negotiation, Strategic Alliances and Sustainability in a SMEs internationalization context.
- Escola, lugar de hospitalidade socialPublication . Pinto, Emília Mesquita da Silva Gonçalves; Baptista, IsabelO presente trabalho corresponde a um Relatório Reflexivo teoricamente fundamentado, elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Tendo por base um exercício de memória reflexiva sobre a nossa experiência profissional como docente, propusemo-nos evidenciar a importância da Escola enquanto lugar de hospitalidade social por excelência. Para o efeito, recorremos a um quadro de análise essencialmente fundamentado nas ciências da educação, em particular na Pedagogia Social, enquanto disciplina que enquadra a formação ao longo da vida numa perspetiva de solidariedade social. Numa sociedade que se quer solidária, a Pedagogia Social apresenta-se, assim, como um território fecundo de investigação e de intervenção, fornecendo pistas de leitura preciosas sobre a realidade escolar onde hoje se impõe a exigência de vida em comum em ambientes de mútuo acolhimento e reconhecimento. Neste sentido, o presente trabalho divide-se em duas partes fundamentais, a primeira dedicada à reflexão sobre o percurso profissional e a segunda centrada sobretudo no estudo sobre a escola, sendo ambas balizadas pelo valor hospitalidade, aqui valorizado como categoria socioantropológica.
- O espaço escolar e as metodologias de ensino : estudo de casoPublication . Eusébio, Patrícia Isabel dos Santos; Almeida, José Maria deA presente dissertação tem como temática o Espaço Escolar e as Metodologias de Ensino Ativas. Trata-se de procurar uma relação entre o espaço escolar e as metodologias de ensino e, por conseguinte, perceber se existe uma influência na motivação dos alunos. Perante um quadro teórico onde abordamos os conceitos relacionado com o espaço escolar e a criança, a pedagogia ativa, as suas metodologias e a evolução da escola portuguesa desde os seus primórdios até aos dias de hoje, elaborámos questões de investigação e objetivos. Para dar resposta a essas questões, aplicámos um quadro metodológico elaborado através de um estudo empírico e assente numa investigação qualitativa através de estudo de caso. Para tal, foram realizadas entrevistas e questionários a três grupos: professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e à direção de um estabelecimento de ensino privado; aos pais e alunos desse mesmo estabelecimento. Os resultados obtidos apontam para um aumento do bem-estar proporcionado pelas alterações do espaço físico, uma ligeira alteração metodológica facilitada pelas novas características das salas de aula, novos equipamentos e mobiliário. O trabalho em grupo foi uma das alterações metodológicas mais sentidas pelos alunos que propiciou um aumento da motivação. Concluímos que a remodelação do espaço escolar influenciou os professores a alterarem as suas metodologias tornando-as mais ativas. Contudo, estes ainda não sabem como fazê-lo ou têm receio de a realizar. Os alunos mostram-se mais motivados ao trabalharem em grupo, dialogando e a partilhando conhecimentos.
- Um ambiente virtual de aprendizagem para o 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Carla Maria Dias Fernandes Pires Ferreira dos; Carvalho, Eduardo Luís Ribeirinha Cardoso deNo contexto mundial atual, a escola encontra-se cada vez mais empenhada em acompanhar a constante evolução tecnológica e dotar os seus educandos de todas as ferramentas necessárias, não apenas para interpretar o mundo que os rodeia mas numa perspetiva de formação constante, de partilha de saberes e de criação, processos mais do que nunca indissociáveis do indivíduo. Os computadores, a Internet, a Web 2.0, a computação em nuvem, derrubaram os muros da escola. A informação, os conteúdos e os saberes circulam por todo o lado e são adquiridos de variadíssimas formas. Novos lugares de edificação do conhecimento emergem diariamente. As práticas de ensino/aprendizagem necessitam uma restruturação e podem ser melhoradas por intermédio dos mais recentes meios tecnológicos disponíveis nas salas de aula. Este estudo, seguindo as tendências e perspetivas atuais, surgiu pela necessidade de verificar o impacto que teria a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, pensado e desenhado para alunos que frequentam o Ensino Básico. Nesse espaço, os professores e os alunos encontram-se e interagem. Os encarregados de educação têm acesso aos conteúdos disponibilizados e acompanham todas as produções aí efetuadas. A investigação foi realizada junto de uma turma do 3º ano do Ensino Básico, no Liceu Francês do Porto. Procedeu-se à implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem especialmente concebido para a faixa etária entre os 7 e 11 anos, o Iconito école numérique, portal em Open Source. Tratando-se de uma escola francesa, onde a maioria das aulas é lecionada nessa mesma língua, escolheu-se uma plataforma que provém do Hexágono. O presente estudo reveste-se de uma abordagem essencialmente qualitativa. Partindo dos dados recolhidos, a consequente análise permitiu salientar que a implementação de um AVA, junto de crianças do 3º ano do Ensino Básico, apresenta aspetos positivos. Consiste num elemento incontornável para o apoio ao ensino presencial. Contudo, a sua utilização pode certamente ser aperfeiçoada, nomeadamente no tocante à interação entre os intervenientes.
- Project Antares and crowdsourcing in India : exploring the beneficiaries' perceptions of healthcare prioritiesPublication . Pires, Simão Pedro Vala; Villarroel Fernández, Juan AndreiThe purpose of this thesis is to contribute towards an improved healthcare priority system. It is imperative that the outcomes of health prioritization tools are accurate and up--‐to--‐date. Project Antares aims to outline future informed healthcare policies and has the potential to have a great impact in a near future over the decision makers of this field. In the last decade, many companies have successfully used crowdsourcing, act of outsourcing a task to an undefined large network to solve some of their most challenging issues. A survey conducted on Amazon Mechanical Turk, an online crowdsourcing platform, helped us infer a set of health priorities for India. Priority scores were computed from the data collected and the results are discussed in the context of the extant literature.
- Sonae : a retailer or a producer?Publication . Silva, Iolanda dos Santos; Guedes, NunoFounded in 1959, Sonae was one of the largest Portuguese corporations, and the market leader in the national retail arena. Since the beginning of the 21st century Sonae´s strategy was based on expanding internationally. The Group´s main objective was to become a large multinational organization and to achieve at least 25% of revenues coming from external markets. However, until 2012 the Group’s main holding company – Sonae MC – operated exclusively on national territory where the development of Private Labels (PLs) played a major role. Thus, to achieve the Group´s goal Sonae MC’s internationalization was a crucial issue. Recognizing that, the management has decided to start international trade by the beginning of 2013. As a matter of fact, Sonae MC’s first steps in the foreign ground were exporting PLs to other retail chains. Following this strategy, Sonae MC was entering a different world from its core business – retailing. As a matter of fact, a retailer by essence was start thinking and acting as a producer. Sonae’s path is a very interesting and rich subject of discussion, as it includes topics of PLs impact in the market, growth strategies and internationalization processes. Thus it is suitable for marketing, strategy or retailing courses. This refection focuses mainly on the analysis of the actual international strategy, assessing its viability and proposing alternative strategic approaches.
- Cidadania social e sustentável : um olhar através da pedagogia socialPublication . Anderson, Sarah Valente; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoO presente Relatório Reflexivo foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, ministrado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A análise e reflexão das experiências pessoais, sociais e profissionais passadas em contextos socioeducativos e em espaços de cidadania ativa serve de base para o documento de referência que pretende evidenciar a Educação como uma ferramenta para a promoção e consciencialização de novas cidadanias – Cidadania Social, Sustentável e Colaborativa e simultaneamente realçar a importância das mesmas no contexto do panorama social atual. Como abordagem metodológica recorro ao quadro teórico da Pedagogia Social e realizo igualmente enfoques conceptuais fomentados em autores da área da Educação e Pedagogia. Uma vez que a Pedagogia Social é considerada uma ciência que compreende a práxis socioeducativa nas suas diversas dimensões, foi possível deste modo, imprimir racionalidade conceptual e multidimensional à realidade descrita, com um caracter humanista e solidário. Esta abordagem por conseguinte conduziu-me ao encontro de lógicas de sabedoria prática, fundamentais para a progressão do ser humano a um nível pessoal e profissional.