Repository logo
 
Publication

O uso do Facebook e do Twitter por Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 reputacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiras, Rita Maria Brás Pedro
dc.contributor.authorBaptista, Helena Sofia Calado
dc.date.accessioned2021-06-02T10:31:51Z
dc.date.available2021-06-02T10:31:51Z
dc.date.issued2021-03-17
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNos dias de hoje, é indissociável falar sobre relações interpessoais sem mencionar o mais recente fenómeno das redes sociais. Neste trabalho, investiga-se como é que Jair Bolsonaro usa as suas redes sociais como principais plataformas para fazer campanha eleitoral e chegar aos eleitores. É nesse sentido que surge a curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, que constrói a sua campanha e agenda política através do Facebook e do Twitter. Esta dissertação contribui para uma melhor compreensão das redes sociais como parte de uma estratégia integrada de comunicação política. No mais, aprofunda-se o efeito direto dos níveis de engagement ao longo dos vários posts, na reformulação da agenda política de candidatos populistas durante a sua campanha eleitoral. Bolsonaro é um dos casos recentes em que o populismo, apesar de não ser um movimento vanguardista, ganha mais tração entre os eleitores. A presente investigação analisou os posts do Facebook e Twitter e respetivos parâmetros de engagement, publicados na página oficial do candidato, durante o período da campanha eleitoral à Presidência do Brasil. Da análise realizada aos posts do candidato conclui-se que os temas mencionados são evidências notórias de que o seu discurso se relaciona e se inspira nos elementos centrais do populismo: apelo ao povo, ataque à elite e ostracização dos outros. No mais, de igual forma para o Facebook e Twitter, é notório que a reação dos seguidores aos temas molda a forma como o candidato publicita a sua agenda política. Embora ele não publique mais sobre temas de que as pessoas gostam mais, ele abstém-se de publicar tanto sobre temas que não apresentam níveis relevantes de engagement, em ambas as plataformas. No Twitter, esta estratégia teve um aumento em comparação com o Facebook.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, a substantial part of everyday use of the internet revolves around social media, which makes it an integral part within interpersonal relationships. Here, we investigate how the massified use of social media has influenced the dissemination of populist and hate speech, and how such propagation tends to influence the political choices of those platform’s users. For that, we studied Bolsonaro’s rise to power, since he built his political campaign and agenda through Facebook and Twitter. This dissertation provides a better understanding of the strategic role of social media in political communication. Further, we studied deeper the direct effects of the engagement levels throughout the innumerous posts on the redrafting of the populist candidates’ political agenda. This is a recent example where populism, despite not being a new phenomenon, gathers more support among the voters. This investigation analyzed all posts from Facebook and Twitter and the corresponding engagement indicators, published in his official profiles, during the presidential campaign period. It was determined that the mentioned issues are strong evidence that his speech relates and is inspired by the crucial elements of populism, namely appealing to the people, attacking the elite and ostracizing others. Moreover, both in his Facebook and Twitter, Bolsonaro’s communication strategy is shaped by his followers’ reactions. Specifically, we concluded that he did not publish more on issues that gather better engagement from his followers, but rather avoided publishing on issues the followers did not interacted with as much. On Twitter, though, this strategy has increased compared to Facebook.pt_PT
dc.identifier.tid202724409pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33418
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPopulismopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectJair Bolsonaropt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectTwitterpt_PT
dc.subjectAgenda políticapt_PT
dc.subjectPopulismpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectPolitical agendapt_PT
dc.titleO uso do Facebook e do Twitter por Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 reputacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Helena Calado Baptista.pdf
Size:
5.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format