Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Measuring procedural and substantial amendment rules: an empirical explorationPublication . Garoupa, Nuno; Botelho, Catarina SantosConstitutional amendment difficulty or rigidity has generated extensive literature in recent times, both conceptually and empirically. Although constitutional scholars seem divided about the importance and significance of amendment limits, there has been a proliferation of indicators and statistical analysis. In this Article, while recognizing the normative debate, we provide an empirical exploration for thirty-seven countries based on factor analysis of both formal procedural rules—usually the focus of empirical work—and substantial amendment rules—which are less developed in the quantitative literature. We discuss the existing contradictions across available indicators. Implications for the literature are derived.
- As cartas patentes da venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto : caracterização dos materiais componentes e metodologia de tratamentoPublication . Dias, Camilla Ottati Motta Spínola; Sousa, Gonçalo Mesquita da S. de Vasconcelos eA preservação para a salvaguarda do património engloba muito mais que a conservação e o restauro dos objetos artísticos e históricos, ela vai muito além da manutenção desses bens, abrangendo desde o estudo aprofundado acerca dos materiais que constituem as obras até os cuidados preventivos, visando eliminar qualquer risco existente no ambiente envolvente que possa afetar a integridade desses bens, seja a curto, médio ou longo prazo. Esta dissertação tem como objetivo a caracterização dos suportes das Cartas Patentes no que diz respeito à morfologia de suas fibras, aos tipo de polpa e seu processamento, à encolagem, às cargas e ao material gráfico, utilizando além dos testes visuais, testes microquímicos, exames sob fluorescência de ultra violeta, microscopia electrónica de varrimento (SEM EDS) e exames de espectroscopia de infravermelho (FTIR). Com o intuito de comparar a evolução dos materiais que constituem esses documentos, escolheu-se dois exemplares, um do século XVIII e o outro do século XIX, para estudarmos as diferenças da composição dos papéis no decorrer dos quase cem anos que separam as duas cartas patentes selecionadas para esse estudo. Mais além, utilizar a informação extraída desse estudo, junto ao levantamento das patologias encontradas nos exemplares analisados, para assim, traçar e executar um plano de tratamento seguro, que utilize materiais eficazes, compatíveis, inertes e reversíveis, dentro do rigor técnico e científico que esse trabalho exige. Finalmente, indicar qual a melhor forma de acondicionamento desses documentos, visando sua conservação preventiva, tanto no âmbito da reserva como em itinerância considerando que sua função enquanto documento histórico é estar apto às exposições e a apreciação e conhecimento público.
- Jesus aos novos areópagos : o (re)encontrar a Primavera da Galileia : o contributo da EMRC no conhecimento de Jesus na UL2Publication . Cró, Igor Rodolfo Costa e Oliveira; Almendra, Luísa Maria Varela; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoA pertinência da presença e do conhecimento da pessoa de Jesus, da sua atividade e do seu programa de vida nas escolas do século XXI, a partir da UL2 Jesus, um homem para os outros, do 6.º ano de escolaridade do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica foi a epígrafe para o Relatório que agora é apresentado. Há vinte séculos a mensagem e a proposta de Jesus correu o mundo inteiro pela boca dos seus discípulos, homens profundamente atraídos que experienciaram o Seu mistério e que reconheceram Nele a resposta autêntica às ansiedades, às esperanças e às questões sobre a vitória quotidiana da vida – um novo paradigma do sentido da vida e da existência humanas, o da revelação de Deus. Esse acontecimento ficou conhecido como a Primavera da Galileia. É, pois, mediante os seus testemunhos, que nos são facultados pelos episódios bíblicos, que somos, hoje, desafiados a recuperar tamanha atração por Jesus, pela essência da sua mensagem, pela verdade do seu projeto de vida. Esse programa que é de felicidade e que está patente na narrativa das Bem-aventuranças (Mt 5, 1-12) encontra-se ao alcance de todas as situações e condições da vida humana. Traduz, se quisermos, um ensinamento, as diretrizes para um novo e salutar rumo aos novos areópagos, aos areópagos da contemporaneidade. A disciplina de EMRC procura contribuir, no espaço escolar, para o ensino de qualidade e para a formação integral dos alunos. À luz da sua natureza propõe aos alunos a compreensão do mundo – a história do passado, a interpretação do presente e a construção aberta do futuro – partilhando, para isso, o seu maior instrumento e aliado, a Bíblia, e revelando, a partir dela, a novidade transformadora do seu património, Jesus, a Sua vida na vida da humanidade.
- O uso do Facebook e do Twitter por Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 reputacionalPublication . Baptista, Helena Sofia Calado; Figueiras, Rita Maria Brás PedroNos dias de hoje, é indissociável falar sobre relações interpessoais sem mencionar o mais recente fenómeno das redes sociais. Neste trabalho, investiga-se como é que Jair Bolsonaro usa as suas redes sociais como principais plataformas para fazer campanha eleitoral e chegar aos eleitores. É nesse sentido que surge a curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, que constrói a sua campanha e agenda política através do Facebook e do Twitter. Esta dissertação contribui para uma melhor compreensão das redes sociais como parte de uma estratégia integrada de comunicação política. No mais, aprofunda-se o efeito direto dos níveis de engagement ao longo dos vários posts, na reformulação da agenda política de candidatos populistas durante a sua campanha eleitoral. Bolsonaro é um dos casos recentes em que o populismo, apesar de não ser um movimento vanguardista, ganha mais tração entre os eleitores. A presente investigação analisou os posts do Facebook e Twitter e respetivos parâmetros de engagement, publicados na página oficial do candidato, durante o período da campanha eleitoral à Presidência do Brasil. Da análise realizada aos posts do candidato conclui-se que os temas mencionados são evidências notórias de que o seu discurso se relaciona e se inspira nos elementos centrais do populismo: apelo ao povo, ataque à elite e ostracização dos outros. No mais, de igual forma para o Facebook e Twitter, é notório que a reação dos seguidores aos temas molda a forma como o candidato publicita a sua agenda política. Embora ele não publique mais sobre temas de que as pessoas gostam mais, ele abstém-se de publicar tanto sobre temas que não apresentam níveis relevantes de engagement, em ambas as plataformas. No Twitter, esta estratégia teve um aumento em comparação com o Facebook.
- Estudo sobre as representações sociais do envelhecimento ativo : comparação entre idosos e cuidadores formaisPublication . Pereira, Ana Rita Neves; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáAtendendo ao aumento da esperança média de vida e ao acentuado envelhecimento populacional, a presente investigação, realizado no âmbito do 2ºano do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, pretende realizar um estudo comparativo entre as representações sociais do envelhecimento ativo de 45 idosos institucionalizados em lares de acolhimento no distrito de Braga e de 45 cuidadores formais dos mesmos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional de Idosos (OARS) (Fillenbaum & Smyer, 1981), Questionário Atitudes face ao Envelhecimento, versão curta (AAQ-12) (Laidlaw, Kishita, Shenkin, & Power, 2018) e Escala de Atitudes de Kogan para com as Pessoas Idosas (AKPI) (Kogan, 1961). A implementação e recolha dos dados realizou-se durante os meses de Fevereiro e Março, tendo as mesmas sido suspensas devido às circunstâncias inerentes à pandemia Covid-19, e posteriormente retomadas no mês de Julho. A análise da informação recolhida foi desenvolvida através do programa de tratamento estatístico IBM SPSS, versão 23. Os resultados permitiram concluir diferenças significativas entre as representações sociais do envelhecimento ativo dos idosos e seus cuidadores formais, bem como uma relação significativa entre as representações sociais dos cuidadores formais e o tempo de prestação de serviços de cuidados dos mesmos. Verificou-se que variáveis sociodemográficas como o género e o nível escolar não estavam relacionadas com as representações sociais do envelhecimento ativo. Em contrapartida, foi encontrada uma associação negativa entre duas dimensões das representações sociais do envelhecimento ativo e a idade dos idosos.