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A mudança nas condições de encontro intergeracional na comunidade : imagens dos idosos expressas pelas crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | |
dc.contributor.advisor | Madeira, Rosa | |
dc.contributor.author | Araújo, Carla Manuela de Sá | |
dc.date.accessioned | 2013-12-12T10:28:03Z | |
dc.date.available | 2013-12-12T10:28:03Z | |
dc.date.issued | 2012-11-05 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O estudo exploratório que aqui apresentamos teve como origem a nossa surpresa e preocupação com a reação das crianças ao contato com Pessoas Idosas, numa freguesia com características rurais, situada no norte de Portugal. A instalação da Escola do Ensino básico no edifício de um Centro de Lazer para idosos levou a que os dois grupos tivessem passado a usar o refeitório. Esta circunstância não faria supor que houvesse receios ou reações de evitamento que observamos nas crianças. Levantaram-se assim as dúvidas às quais este trabalho procura responder, tendo em conta a problemática das relações intergeracionais. Embora reconhecendo que estas relações têm sofrido alterações ao longo dos tempos, considera-se que as dificuldades são agora mais visíveis por efeito da intensificação de mudanças na sociedade, designadamente alterações demográficas, na estrutura familiar, nas condições de emprego e nas politicas sociais. A institucionalização das crianças e dos idosos é aqui considerada quer como resposta social a necessidades geradas por estas mudanças, quer como alteração das condições de convivência entre estes dois grupos sociais, com consequências que podem ser negativas de parte a parte. Considera-se que o afastamento e as condições artificiais criadas por algumas iniciativas pontuais, que visam promover a convivência entre gerações, podem reforçar estereótipos e práticas da discriminação que caraterizam o idadismo. Este trabalho pretendeu explorar os elementos simbólicos com que as crianças de idade escolar representam as pessoas idosas e as suas relações com elas. Para este efeito foram analisados desenhos e opiniões, recolhidos através de questionário aplicado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, que tornaram evidentes a diferença de imagens dos idosos, quando imaginados no papel de utentes, como pessoas de mais idade ou de Avós. Procurou-se ainda identificar a influência de uma atividade intencionalmente orientada para promover a melhoria das relações intergeracionais sobre um dos grupos de crianças ouvidas na investigação. Os resultados apresentam diferenças na forma como as crianças representam os idosos, sobressaindo diferenças dos cenários e situações apresentados nos desenhos e questionários. Estes dados sugerem a importância da valorização das experiencias passadas e presentes, e dos contextos públicos e privados, onde pessoas de diferentes gerações se encontram e interagem como sujeitos que são contemporâneos e que partilham entre si o direito de participar na vida e desenvolvimento da comunidade. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/13424 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Idosos | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Relações intergeracionais | por |
dc.subject | Mudança social | por |
dc.title | A mudança nas condições de encontro intergeracional na comunidade : imagens dos idosos expressas pelas crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Serviço Social |