Repository logo
 
Publication

Environmental sustainability in hotel industry : guest behaviour, participation and satisfaction

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorJulião, Jorge Manuel Soares
dc.contributor.advisorGaspar, Marcelo
dc.contributor.authorCosta, Patrícia Solange Dinis
dc.date.accessioned2021-02-24T12:14:36Z
dc.date.available2021-02-24T12:14:36Z
dc.date.issued2020-07-09
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractDuring the last years a comprehensive concern about the planet sustainability and global change have taken the hotel industry to implement some pro-environmental practices. With this paper, we aim to examine the environmental sustainability in the hotel market – the hotel management perspective, the best sustainable practices, some barriers and some benefits –, the guests’ perception, participation in these implementations and their satisfaction. Plus, how the individual’s sustainable behavior in household is compared to their behavior in a hotel setting and what forces motivate their behavior in both categories. The research method adopted was a quantitative one, with a survey shared in social network for diverse individuals to answer. The main finds count on the perception on how individuals behave in a household will be different than how they behave in a hotel setting. The main reasons to sustain their behavior in both categories have different forces and motives. Individuals main concern when choosing a hotel passes through comfort and economic factors, for the customer to choose a sustainable hotel is needed for these two factors to be connected, and that sustainability does not interfere with comfort and how much guests’ need to pay (when compared with standard hotels).pt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação com a sustentabilidade do nosso planeta e as mudanças globais que o mesmo está a sofrer, o que leva, continuamente e atualmente, a indústria hoteleira a implementar algumas práticas pro-ambientais e sustentáveis. Com este trabalho, objetivamos examinar a sustentabilidade ambiental no mercado hoteleiro - a perspetiva da gestão hoteleira, as melhores práticas sustentáveis, algumas barreiras, assim como, alguns benefícios que os mesmos possam usufruir -, a perceção dos hóspedes, a sua participação nessas implementações e, por fim, a sua satisfação. Além disso, estudamos também, como é o comportamento sustentável de cada indivíduo na casa, comparado este ao comportamento que têm em um hotel e, também, quais forças que motivam este comportamento, nas duas categorias. O método de pesquisa adotado foi o quantitativo, com pesquisa compartilhada em redes sociais para resposta de diversas pessoas. Os principais resultados contam com a perceção de que o comportamento das pessoas em casa será diferente do que num hotel. As principais razões para sustentar o comportamento dos indivíduos questionados em ambas as categorias têm forças e motivos diferentes: a principal preocupação das pessoas ao escolherem um hotel passa por fatores econômicos e de conforto. Para que o cliente escolha um hotel sustentável é necessário que esses dois fatores estejam conectados e que se sustentem, para que a sustentabilidade não interfira no conforto e quanto ao que os hóspedes têm de pagar (quando comparado com hotéis padrão, classificados como ‘normais’).pt_PT
dc.identifier.tid202561682pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32102
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectSustainability in hotel industrypt_PT
dc.subjectGreen hotelspt_PT
dc.subjectGuest’ perspectivept_PT
dc.subjectCustomer satisfactionpt_PT
dc.subjectBehavior motivespt_PT
dc.subjectSustainable behaviorpt_PT
dc.subjectHotel sustainable initiativespt_PT
dc.subjectPro-environmental behaviorpt_PT
dc.subjectEnvironmentally friendly hotelpt_PT
dc.subjectSustainability in householdpt_PT
dc.subjectIndividuals sustainable practicespt_PT
dc.subjectSustentabilidade na indústria hoteleirapt_PT
dc.subjectHotéis ecológicospt_PT
dc.subjectPerspetiva do hóspedept_PT
dc.subjectSatisfação do clientept_PT
dc.subjectMotivos comportamentaispt_PT
dc.subjectComportamento sustentávelpt_PT
dc.subjectIniciativas sustentáveis em hotéispt_PT
dc.subjectComportamento pró-ambientalpt_PT
dc.subjectHotel ecológicopt_PT
dc.subjectSustentabilidade em casapt_PT
dc.subjectPráticas sustentáveis de indivíduospt_PT
dc.titleEnvironmental sustainability in hotel industry : guest behaviour, participation and satisfactionpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PatriciaCosta_355418110 (1)_tese.pdf
Size:
872.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format