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- O fazer e o fazer fazer : o professor-coordenador de departamento no contexto da atual gestão escolarPublication . Pereira, Eduardo Jorge Antunes; Estêvão, Carlos Alberto VilarPretendo com este projeto partilhar algumas das muitas experiências significativas de uma, já longa, carreira, mas sobretudo as mais recentes. Esta reflexão dividir-se-á em duas partes, da primeira constará uma análise, muito sucinta, de três modelos teóricos de administração e gestão escolar e das principais lideranças intermédias na instituição educativa. Na segunda parte refletirei sobre a experiência funcional no contexto do Agrupamento a cujo quadro pertenço e onde exerço, ininterruptamente, há mais de uma década. Tentarei, sem qualquer espécie de pretensiosismo, apresentar uma visão, naturalmente pessoal e crítica da evolução e funcional de algumas estruturas da gestão intermédia, em particular da coordenação de departamento. O título pretende, aliás, sintetizar o atual contexto relacional no interior das escolas. Este projeto assenta no pressuposto de que os resultados alcançados variam na razão direta da qualidade do funcionamento das estruturas que os suportam. O objetivo primeiro será sempre o sucesso dos discentes. No decurso desta caminhada os escolhos têm sido diversos e de monta, mas felizmente nunca foram os alunos. Como explanarei adiante, o conteúdo dos quadros legais, as alterações constantes e, sobretudo, alguns atores, muitos dos quais cristalizados na sala de aula dos anos 60 ou 70 do século passado, ou em modelos desfasados da realidade, nem sempre têm contribuído pela positiva
- Portfolio performance evaluation e investimento socialmente responsável : o caso da indústria têxtilPublication . Cunha, Carlos Maria de Sousa Pinto Trigueiros; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daNesta dissertação, avalio a Performance de um Portefólio de ativos de investimento socialmente responsável da indústria têxtil, incluindo fashion e apparel. A extensa literatura existente sobre Socially Responsible Investment (SRI) não aborda até ao momento a avaliação de um portefólio de uma só indústria, em especial desta indústria. Com este estudo, procuro avaliar se um portefólio de empresas high-rated, ao nível do critério Environmental, Social and Governance (ESG), permite aos investidores obter retornos anormais no mercado Europeu e dos Estados Unidos da América. Para responder a esta questão, construí dois portefólios (Equally-weighted e Value-weighted) com base no critério ESG da base de dados ASSET4 do Thomson Reuters, e avaliei a performance destes para o período 2010 a 2019. Os resultados revelam-se insatisfatórios, pois tanto o portefólio Equally-weighted como o Value-weighted demonstraram que a estratégia com base no critério ESG não permite obter retornos anormais.
- Internacionalizações rápidas na indústria da iluminação decorativa : estudos de caso em Portugal e no Reino UnidoPublication . Silva, Pedro Miguel Carvalho da; Sottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós deThe rapid internationalization of companies is a phenomenon that, over the years, has gained more and more traction within the scientific community (Zahra, 2005; and Coviello, 2015). Even with the growth of curiosity for this peculiar aspect of internationalization, the creative industries rarely show themselves as the focus of these studies, with a tendency for traditional and technological industries to exist. The study of this phenomenon was popularized by Oviatt and McDougall in 1994, who, by identifying research gaps within the study of the internationalization process of companies, decided to orient their research in order to try to fill these gaps. This mfa serves the same purpose. Since there is a flaw in the study of the theme of rapid internationalization in the creative industries, more specifically in the decorative lighting industry, it is necessary to make their stories, processes and similarities known. Thus, it is important to ask ourselves about the phenomenon of rapid internationalization in the decorative lighting industry. To answer this question, two companies were chosen, one English and one Portuguese, in order to become aware of their different experiences and business realities that brought about the same end: rapid internationalization. The result obtained from the analysis of the case studies made it possible to find similarities between the companies and the bibliographic review carried out that served as support for this mfa. We can also conclude that, even companies with different economic and temporal realities and different internationalization processes, but with a business mindset and equal goals, end up becoming highly internationalized in a short period of time.
- Environmental sustainability in hotel industry : guest behaviour, participation and satisfactionPublication . Costa, Patrícia Solange Dinis; Julião, Jorge Manuel Soares; Gaspar, MarceloDuring the last years a comprehensive concern about the planet sustainability and global change have taken the hotel industry to implement some pro-environmental practices. With this paper, we aim to examine the environmental sustainability in the hotel market – the hotel management perspective, the best sustainable practices, some barriers and some benefits –, the guests’ perception, participation in these implementations and their satisfaction. Plus, how the individual’s sustainable behavior in household is compared to their behavior in a hotel setting and what forces motivate their behavior in both categories. The research method adopted was a quantitative one, with a survey shared in social network for diverse individuals to answer. The main finds count on the perception on how individuals behave in a household will be different than how they behave in a hotel setting. The main reasons to sustain their behavior in both categories have different forces and motives. Individuals main concern when choosing a hotel passes through comfort and economic factors, for the customer to choose a sustainable hotel is needed for these two factors to be connected, and that sustainability does not interfere with comfort and how much guests’ need to pay (when compared with standard hotels).
- Monetização de um marketplace : estudo de caso MercadãoPublication . Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira; Machado, Joana Pinto Leite CésarAtualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada.
- Relationship lending and SME finance in Portugal : the effect of long-term bank relationship on credit termsPublication . Varejão, Ana Antónia da Silva; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daA função da banca de relação tem sido objeto de intenso debate nos últimos anos. Apesar dos inúmeros estudos realizados, as fontes específicas que determinam o valor das relações bancárias são ambíguas. No entanto, muitos estudos demonstram resultados de que um relacionamento bancário próximo e de longo prazo é desejável para pequenas e médias empresas. Com base numa amostra de micro, pequenas e médias empresas (PME) financiadas por um banco português para os anos de 2018 e 2019, esta dissertação de mestrado visa estudar qual o efeito da relação bancária – representada por duas variáveis, a duração da relação e a concentração de crédito que uma determinada firma apresenta na instituição em estudo - nas condições de crédito, tendo como efeito esperado um maior limite de crédito, menor prémio de risco e menor garantia fornecida em relação ao valor do crédito. Os resultados obtidos resumem-se nos seguintes. Primeiro, uma maior concentração de empréstimos de uma PME com o Banco tende a diminuir o prémio de risco do crédito e a aumentar o seu limite de crédito. Segundo, o relacionamento bancário de longo prazo por si só não é significativo para que empresas possam obter melhores termos de crédito; de fato, os relacionamentos bancários de curta duração tendem a aumentar o limite de crédito de um empréstimo e diminuir o montante das suas garantias. Terceiro, as empresas de baixo risco oferecem mais garantias do que as empresas de alto risco, o que implica a existência de um efeito de sinalização.
- The elaboration and implementation of a CSR strategy by multinationals : a stakeholder approachPublication . Jerónimo, Beatriz Reis; Leglise, LaureThis thesis aims to provide an analysis of how multinationals can design and implement successful CSR strategies. Drawing on the stakeholder theory, I adopted a qualitative approach and conducted a case study about a multinational company in the FMCG industry, Coca-Cola European Partners (CCEP). I relied secondary data, such as online interviews, podcasts, articles, reports and other documents. The findings on this study suggest that the inclusion of stakeholders in the decision making of CSR strategy development plays an important role in the success of that strategy. In addition, the integration of CSR in business practices and sustainability embracement not only contribute to social and environmental welfare but also to business performance, by attracting new investors, overcoming criticism and building positive brand image. Moreover, CSR initiatives to answer local and global CSR issues are oriented to stakeholder demands which can vary depending on the geographical location. Additionally, the present research adds value to the CSR and IB literature by contributing to the dominant focus on stakeholder approach and by offering a general perspective about the development of CSR strategies by a multinational company. Finally, the findings reinforce the fact that CSR strategies are limited by geographical context and stakeholder demands.
- The portuguese home textile sector : barriers to internationalization to the United KingdomPublication . Marinho, Beatriz Maria Sousa; Fernandes, Liliana Catarina Rodrigues de MenesesEste trabalho de investigação visa estudar o processo de internacionalização das PME portuguesas do sector do Têxtil-Lar para o Reino Unido e as barreiras enfrentadas durante o processo de internacionalização. Inicia-se com uma revisão da literatura existente sobre teorias de internacionalização, modo de entrada e motivações, bem como as barreiras e constrangimentos enfrentados pelas empresas e consequentes estratégias utilizadas para os ultrapassar. De seguida, com base em metodologias qualitativas, é levada a cabo uma análise do processo de internacionalização das empresas Alda Têxteis, Lda. e Gipanolar - Comércio Internacional de Têxteis, Lda. Com base nestes dois estudos de caso, é possível concluir que as PME portuguesas do sector Têxtil-Lar com presença no mercado do Reino Unido aparentam seguir estratégias de internacionalização semelhantes, utilizando modos de abordagem e entrada nos mercados internacionais que requerem um baixo compromisso em termos de recursos. As principais barreiras identificadas pelas empresas estão associadas a fatores externos e uma barreira comum é a concorrência de outros países. No caso específico do mercado do Reino Unido, a barreira da concorrência é associada às expectativas e exigências do mercado. Ambas as empresas optaram por abordar os obstáculos enfrentados através da implementação de estratégias próprias, em vez de solicitarem ajuda externa, o que nem sempre se traduziu num resultado bem sucedido.
- A relação do marketing de relacionamento na lealdade do consumidor online da Auchan Retail Portugal no Grande PortoPublication . Stevens, Filipe Carvalho; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaNesta investigação é explorada a teoria da qualidade do relacionamento, que é a teoria mais popular do marketing de relacionamento. Assim, é analisada a relação direta da satisfação, confiança e compromisso com a lealdade do consumidor online da Auchan no grande Porto, assim como as inter-relações entre as variáveis independentes. Para tal é realizada uma contextualização do mercado online dos supermercados Portugueses e a caraterização das variáveis em estudo no contexto da Auchan. De forma a entender a perspetiva do consumidor, foram administrados 350 questionários e criadas quatro escalas para medir os determinantes relativos ao serviço online. Para analisar os dados, este estudo recorreu à análise fatorial exploratória e confirmatória, à análise de componentes principais e ao modelo de equações estruturais. O que permite concluir que a estratégia atual de marketing de relacionamento da Auchan demonstra uma boa correspondência com as necessidades e exigências dos seus consumidores, exceto a confiança. Esta variável originou a única hipótese rejeitada, e como tal é a mais descurada pela empresa.
- Me, myself and I : how luxury fashion brands have become consumers’ extended selvesPublication . Silveira, Mariana de Oliveira Gomes Noronha da; Leglise, LaureThis thesis aims to explore the role of luxury fashion brands in creating and developing the consumer’s self-concept. Previous studies have investigated how individuals make use of consumption behavior to build their self-concept adopting, however, a one-dimensional view. Therefore, this research contributes to the self-concept’s literature by embracing a multidimensional lens of the consumer’ self. We built an integrated conceptual framework, inspired by the two main conceptual models of the ‘self’ and carried out a qualitative research, conducting fifteen in-depth interviews with consumers of luxury fashion brands. The findings show that individuals have a solid awareness of their ‘self’, consistent with the way they perceive themselves through consumer practices. We find the needs for self-consistency, self-esteem, social consistency and social approval as the self-concept motives for luxury consumption, albeit with different magnitudes. Consumers possess a ‘self-centered’ view of luxury, once individualistic factors (e.g. hedonic experiences) are more likely to determine purchase intention, compared to collectivistic factors (e.g. social eagerness). Regarding the theoretical contribution, this research concludes that brand personality is more linked to the ‘actual’ self-dimensions of individuals, whereas brand image with the ‘ideal’ ones.
