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Authors
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Abstract(s)
This thesis aims to provide an analysis of how multinationals can design and implement successful CSR strategies. Drawing on the stakeholder theory, I adopted a qualitative approach and conducted a case study about a multinational company in the FMCG industry, Coca-Cola European Partners (CCEP). I relied secondary data, such as online interviews, podcasts, articles, reports and other documents.
The findings on this study suggest that the inclusion of stakeholders in the decision making of CSR strategy development plays an important role in the success of that strategy. In addition, the integration of CSR in business practices and sustainability embracement not only contribute to social and environmental welfare but also to business performance, by attracting new investors, overcoming criticism and building positive brand image. Moreover, CSR initiatives to answer local and global CSR issues are oriented to stakeholder demands which can vary depending on the geographical location.
Additionally, the present research adds value to the CSR and IB literature by contributing to the dominant focus on stakeholder approach and by offering a general perspective about the development of CSR strategies by a multinational company. Finally, the findings reinforce the fact that CSR strategies are limited by geographical context and stakeholder demands.
Esta tese tem como objetivo, apresentar uma visão geral de como empresas multinacionais desenvolvem e implementam as suas estratégias de responsabilidade social corporativa (RSC). Com base na teoria do stakeholder e em pesquisa qualitativa, foi realizado um caso de estudo sobre a Coca-Cola European Partners, uma empresa multinacional da indústria de bens de consumo. Deste modo, focou-se em pesquisa secundária utilizando entrevistas, podcasts, artigos e outros documentos públicos, disponíveis online como principais fontes de dados para a pesquisa. Os resultados deste estudo sugerem que o envolvimento de stakeholders no desenvolvimento de estratégias de RSC, desempenha um papel importante no sucesso das mesmas. Além disso, as iniciativas realizadas para superar problemas de RSC devem ser desenvolvidas de acordo com as exigências dos stakeholders, as quais variam dependendo do local e mercado de atuação. Deste modo, a integração de RSC nos negócios das empresas multinacionais, não só contribui para o ambiente e para a sociedade, mas também para o alcance de bons resultados económicos. Portanto, a pesquisa realizada oferece uma perspetiva alargada sobre o desenvolvimento de estratégias de RSC em multinacionais usando uma abordagem baseada em stakeholders, que contribui para a literatura em RSC. Finalmente, este estudo reforça o facto de que as estratégias de RSC são limitadas pelo contexto geográfico das empresas multinacionais e pelas exigências do seus stakeholders.
Esta tese tem como objetivo, apresentar uma visão geral de como empresas multinacionais desenvolvem e implementam as suas estratégias de responsabilidade social corporativa (RSC). Com base na teoria do stakeholder e em pesquisa qualitativa, foi realizado um caso de estudo sobre a Coca-Cola European Partners, uma empresa multinacional da indústria de bens de consumo. Deste modo, focou-se em pesquisa secundária utilizando entrevistas, podcasts, artigos e outros documentos públicos, disponíveis online como principais fontes de dados para a pesquisa. Os resultados deste estudo sugerem que o envolvimento de stakeholders no desenvolvimento de estratégias de RSC, desempenha um papel importante no sucesso das mesmas. Além disso, as iniciativas realizadas para superar problemas de RSC devem ser desenvolvidas de acordo com as exigências dos stakeholders, as quais variam dependendo do local e mercado de atuação. Deste modo, a integração de RSC nos negócios das empresas multinacionais, não só contribui para o ambiente e para a sociedade, mas também para o alcance de bons resultados económicos. Portanto, a pesquisa realizada oferece uma perspetiva alargada sobre o desenvolvimento de estratégias de RSC em multinacionais usando uma abordagem baseada em stakeholders, que contribui para a literatura em RSC. Finalmente, este estudo reforça o facto de que as estratégias de RSC são limitadas pelo contexto geográfico das empresas multinacionais e pelas exigências do seus stakeholders.
Description
Keywords
Corporate Social Responsibility (CSR) Strategy Stakeholders Demands Multinational corporations (MNCs) Sustainability Responsabilidade social corporativa Estratégia Exigências Empresas multinacionais Sustentabilidade
