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Intervenções de enfermagem especializadas ao doente crítico portador de dispositivo de assistência ventricular esquerda

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Abstract(s)

This Report falls within the scope of the Master’s degree in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for the Critically-Ill Person, at the Lisbon School of Nursing at the Catholic University of Portugal, aiming to describe in a reasoned, critical and reflective way, the skills acquisition process inherent to the role of Specialist Nurse. To this end, an internship was carried out in two contexts diverging in its field of action – prehospital emergency and general intensive care unit. Overarching objectives were set for each context, such as the development of technical, scientific, ethical, and relational nursing skills specialized in caring for people with a critical condition and their families in the prehospital emergency context and in the intensive care unit. These objectives were achieved through the development of activities and/or experiences carried out in each context, which will be points of reflection in this Report, supported by scientific evidence. In addition to the skills of a Specialist Nurse, the competences inherent to a Master's degree were developed by carrying out a Scoping Review on Nursing Interventions for the Critically Ill Patient with Left Ventricular Assist Devices. Through this research, it was possible to map the evidence on nursing interventions in the areas of hemodynamics, infection control, hemorrhagic and thromboembolic control, interventions associated with the device, emotional support, nutritional support, among others, transferring the contributions of this research into specialized nursing practice during the internship. This report uses a descriptive and critical-reflective methodology to present and analyze the situations experienced, supported by scientific evidence and a theoretical background, allowing the development of Master's and Specialist Nurse’ competencies. The internship provided me with learning opportunities that led to the acquisition of a range of specialized skills, thus contributing to the development and construction of my identity as a future Specialist Nurse, consolidated through the production of this report.
O presente relatório enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de descrever, de forma fundamentada, crítica e reflexiva, o processo de aquisição de competências inerentes ao papel de Enfermeira Especialista. Para tal, foi realizado um estágio em dois contextos dispares na sua área de atuação – Emergência Extra-hospitalar e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Para cada contextos foram desenhados objetivos gerais, como o desenvolvimento de competências técnico-científicas, éticas e relacionais de enfermagem especializada no cuidado à pessoa em situação crítica e a sua família, no contexto extra-hospitalar e em Unidade de Cuidados Intensivos, respetivamente. Estes objetivos foram concretizados através do desenvolvimento de atividades e/ou experiências vividas nos respetivos contextos de estágio, aqui descritas e refletidas, suportadas na evidência científica mais recente. A par das competências de Enfermeira Especialista, foram desenvolvidas as competências inerente são grau de Mestre, através da realização de uma Scoping Review sobre as Intervenções de Enfermagem ao Doente Crítico Portador de Dispositivos de Assistência Ventricular Esquerda. Através desta, foi possível mapear a evidência sobre intervenções de enfermagem nas áreas de hemodinâmica, controlo de infeção, controlo hemorrágico e tromboembólico, intervenções associadas ao dispositivo, suporte emocional, suporte nutricional, entre outras, transladando os contributos desta pesquisa para a prática especializada de enfermagem no decorrer do estágio. Para a construção deste relatório recorreu-se a uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, onde se realiza uma exposição e análise das situações experienciadas, suportadas na evidência científica, que permitem a aquisição das competências de Mestre e Enfermeira Especialista. A realização do estágio proporcionou-me oportunidades de aprendizagem que levaram à aquisição de um leque de competências especializadas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e construção da minha identidade enquanto futura Enfermeira Especialista, consolidadas através da produção deste relatório.

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Advanced practice nursing Competências especializadas Critically ill person Dispositivo de assistência cardíaca Doente crítico Heart-assist devices Prática avançada de enfermagem Specialized skills

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