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Sustainability as a core value : communication strategies for luxury brands

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveis
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCruz, Nuno Moreira da
dc.contributor.authorBaier, Lia
dc.date.accessioned2025-07-04T10:17:55Z
dc.date.available2025-07-04T10:17:55Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.date.submitted2025-01-06
dc.description.abstractThis thesis explores how luxury brands can integrate sustainability without compromising their exclusive image. Literature research and expert interviews reveal main psychological barriers like quality, awareness, and trust that hinder luxury consumers from fully embracing sustainability in luxury. To overcome these challenges, effective communication strategies - storytelling and experiential marketing - were explored. The study further proposes ways to align sustainability with luxury by highlighting ideas like "Slow Luxury", genuine innovation, and synergetic collaborations. By reframing sustainability as something aspirational and indulgent, luxury brands have the chance to redefine opulence, strengthen consumer loyalty, and lead the way into sustainability. The findings provide not only a profound understanding of the dynamics between luxury and sustainability, but also actionable recommendations tailored to the industry. By evaluating best practices across different luxury sub-sectors, the study offers concrete steps for brands to effectively communicate sustainability to resolve the supposed sustainability-luxury-paradox. However, the realization that true change must be demanded, with responsibility resting not only on brands but also on consumers, provides strong incentives for further research in the field of consumer psychology.eng
dc.description.abstractEsta tese explora a forma como as marcas de luxo podem integrar a sustentabilidade, sem comprometer a sua imagem exclusiva. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas a especialistas revelam barreiras psicológicas fundamentais, como a qualidade, a consciencialização e a confiança, que impedem os consumidores de luxo de adotar plenamente a sustentabilidade no luxo. Para ultrapassar estes desafios, foram exploradas estratégias de comunicação eficazes - storytelling e marketing experimental. O estudo propõe ainda formas de alinhar a sustentabilidade com o luxo, destacando ideias como o "Slow Luxury", a inovação genuína e as colaborações sinergéticas. Ao reformular a sustentabilidade como algo aspiracional e indulgente, as marcas de luxo têm a oportunidade de redefinir a opulência, reforçar a lealdade do consumidor e liderar o caminho para a sustentabilidade. As conclusões fornecem não só uma compreensão profunda da dinâmica entre o luxo e a sustentabilidade, mas também recomendações acionáveis adaptadas à industria. Ao avaliar as melhores práticas em diferentes subsectores do luxo, o estudo oferece passos concretos para que as marcas comuniquem eficazmente a sustentabilidade e resolvam o suposto paradoxo sustentabilidade-luxo. No entanto, a constatação de que a verdadeira mudança deve ser exigida não só às marcas, mas também aos consumidores, fornece fortes incentivos para uma investigação mais aprofundada no domínio da psicologia do consumidor.por
dc.identifier.tid203905393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53838
dc.language.isoeng
dc.rights.uriN/A
dc.subjectSustainability
dc.subjectLuxury industry
dc.subjectConsumer psychology
dc.subjectCommunication strategies
dc.subjectSustainability-luxury-paradox
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectIndústria do luxo
dc.subjectPsicologia do consumidor
dc.subjectEstratégias de comunicação
dc.subjectSustentabilidade-luxo-paradoxo
dc.titleSustainability as a core value : communication strategies for luxury brandseng
dc.title.alternativeA sustentabilidade como um valor fundamental : estratégias de comunicação para marcas de luxopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresas

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