Repository logo
 
Publication

Mais transparência, mais donativos? : a relação entre o Fundraising, a Accountability e o seu reflexo nos donativos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAbreu, Maria Madalena Eça Guimarães
dc.contributor.advisorPinto, Filipe
dc.contributor.authorCosta, Fabrícia Cláudia Martins
dc.date.accessioned2017-03-14T10:44:24Z
dc.date.available2017-03-14T10:44:24Z
dc.date.issued2016-06-15
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA evolução da Economia Social e das Organizações Sem Fins Lucrativos em Portugal é notória e crescente, cada vez de maior importância e peso na economia e sociedade portuguesa. Enfrenta vários desafios diários, tanto ao nível da gestão corrente como da sustentabilidade evidenciando-se nestes desafios a necessária captação de recursos (humanos e financeiros). O relacionamento com os diferentes stackeholders é cada vez mais exigente, sendo a transparência na prestação de contas um elemento fundamental, tanto como para financiadores, colaboradores e para a sociedade em geral. As informações acerca da situação financeira e desempenho destas organizações são determinantes, para a obtenção de donativos e manutenção da sustentabilidade. O Fundraising assume papel de destaque, constituindo-se como uma “ferramenta” de crescente importância, para a captação de donativos e outros financiamentos. A presente dissertação teve como objetivo compreender a relação entre o Fundraising e a Accountability e o impacto nos donativos recebidos pelas Organizações Sem Fins Lucrativos. Através do estudo de caso foram analisadas Organizações Sem Fins Lucrativos: AMI, OIKOS e Leigos para o Desenvolvimento, de forma a retirar conclusões acerca deste tema. Através dos resultados obtidos foi possível identicar quais as práticas levadas a cabo pelas OSFL e o seu reflexo nos donativos. Concluiu-se que o relacionamento entre o Fundraising e a Accountability é uma relação de complementariedade e que mais transparência leva a mais donativos.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of the social economy and the non profit organizations in Portugal is noticeable and growing, with more importance and power in the economy and the portuguese society. Faces several daily challenges in the level of current management as in the sustainability, highlighting these challenges in the necessary fundraising of the (human and financial) resources. The relationship with the diferent stackeholders is more and more demanding, this way the transparency in the accountability is a fundamental element for the financiers, contributores and for the society in general. The information about the financial situation and performance of these organizations are determined in order to obtain donations and maintenance of the sustainability. The Fundraising assume a prominent role, constituting up a ‘tool’ of important growth for inflows of donations and other funding. The present dissertation has as aim to understand the relation between Fundraising and Accountability and the impact in the donations received by the non profit organizations. The case study were analyzed nonprofit organizations: AMI, OIKOS and Leigos for the development in order to remove the conclusions about the issue. Through the results obtained it was possible to identify which practices were carried out by NPO and it’s reflections in donations. It was concluded that the relationship between Fundraising and Accountability is a complementary relation and that more transparency leads to more donations.pt_PT
dc.identifier.tid201463601pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21756
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEconomia socialpt_PT
dc.subjectOrganizações sem fins lucrativospt_PT
dc.subjectFundraisingpt_PT
dc.subjectAccountabilitypt_PT
dc.subjectDonativospt_PT
dc.subjectSocial economypt_PT
dc.subjectNon profit organisationspt_PT
dc.subjectDonationspt_PT
dc.titleMais transparência, mais donativos? : a relação entre o Fundraising, a Accountability e o seu reflexo nos donativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Economia Social

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201463601.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: