Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mais transparência, mais donativos? : a relação entre o Fundraising, a Accountability e o seu reflexo nos donativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201463601.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A evolução da Economia Social e das Organizações Sem Fins Lucrativos em Portugal é notória e crescente, cada vez de maior importância e peso na economia e sociedade portuguesa. Enfrenta vários desafios diários, tanto ao nível da gestão corrente como da sustentabilidade evidenciando-se nestes desafios a necessária captação de recursos (humanos e financeiros). O relacionamento com os diferentes stackeholders é cada vez mais exigente, sendo a transparência na prestação de contas um elemento fundamental, tanto como para financiadores, colaboradores e para a sociedade em geral. As informações acerca da situação financeira e desempenho destas organizações são determinantes, para a obtenção de donativos e manutenção da sustentabilidade. O Fundraising assume papel de destaque, constituindo-se como uma “ferramenta” de crescente importância, para a captação de donativos e outros financiamentos. A presente dissertação teve como objetivo compreender a relação entre o Fundraising e a Accountability e o impacto nos donativos recebidos pelas Organizações Sem Fins Lucrativos. Através do estudo de caso foram analisadas Organizações Sem Fins Lucrativos: AMI, OIKOS e Leigos para o Desenvolvimento, de forma a retirar conclusões acerca deste tema. Através dos resultados obtidos foi possível identicar quais as práticas levadas a cabo pelas OSFL e o seu reflexo nos donativos. Concluiu-se que o relacionamento entre o Fundraising e a Accountability é uma relação de complementariedade e que mais transparência leva a mais donativos.
The evolution of the social economy and the non profit organizations in Portugal is noticeable and growing, with more importance and power in the economy and the portuguese society. Faces several daily challenges in the level of current management as in the sustainability, highlighting these challenges in the necessary fundraising of the (human and financial) resources. The relationship with the diferent stackeholders is more and more demanding, this way the transparency in the accountability is a fundamental element for the financiers, contributores and for the society in general. The information about the financial situation and performance of these organizations are determined in order to obtain donations and maintenance of the sustainability. The Fundraising assume a prominent role, constituting up a ‘tool’ of important growth for inflows of donations and other funding. The present dissertation has as aim to understand the relation between Fundraising and Accountability and the impact in the donations received by the non profit organizations. The case study were analyzed nonprofit organizations: AMI, OIKOS and Leigos for the development in order to remove the conclusions about the issue. Through the results obtained it was possible to identify which practices were carried out by NPO and it’s reflections in donations. It was concluded that the relationship between Fundraising and Accountability is a complementary relation and that more transparency leads to more donations.

Description

Keywords

Economia social Organizações sem fins lucrativos Fundraising Accountability Donativos Social economy Non profit organisations Donations

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue