Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A escola com Estrela Michelin : reflexão sobre o processo de avaliação e requalificação escolar

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho visa revelar as estratégias e os métodos adoptados pelas escolas públicas da Região Autónoma da Madeira face á avaliação das mesmas e em que isso se reflete no chamado “ranking” das escolas. Na medida em que as escolas são avaliadas anualmente, pretende-se demonstrar como conseguem manter ou não a sua posição numa avaliação, e de que modo isso interfere no trabalho dos professores. Tal como o “Chef” tem de saber manter a sua “Estrela Michelin”, os professores têm de inovar e reinventar-se de modo a que a avaliação da sua escola não seja afetada. Segundo o “Guia Michelin”, o principal objetivo das “Estrelas” é promover o turismo. As “Estrelas” são atribuídas por inspetores formados em Hotelaria e que já trabalharam em hotéis e restaurantes e são capazes de reconhecer texturas, ingredientes e saber descreve-los. Só é avaliada a comida que está no prato. E os principais critérios de avaliação são a qualidade dos ingredientes, o modo de preparo correto, o equilíbrio de sabores, a cozinha de autoria e a regularidade desses fatores. Cada “Estrela” é um conjunto de factos: a cozinha, a sala, a decoração e a delicadeza de como as coisas são feitas. A matéria-prima de excelente qualidade e uma equipa com muita motivação e experiência na área. Fazendo um termo de comparação, a Avaliação da Escolas pretende também promover a melhor Escola. Essa avaliação é realizada por pessoas competentes nesta área, com profundos conhecimentos sobre a educação e são capazes de reconhecer métodos de trabalho, condições laborais e identificar pontos fortes. Os principais critérios de avaliação são a qualidade das condições apresentadas pelas escolas, os métodos de ensino, as equipas de professores. Sendo que, cada lugar no chamado “ranking” entende ser um conjunto de fatores que determina o seu lugar na lista. Entre estes fatores podemos considerar as instalações, os grupos de alunos, o quadro de docentes, as condições oferecidas pelas escolas, as estratégias usadas e a relação com a restante comunidade educativa. Este trabalho será apresentado em três partes: na primeira parte será apresentada uma parte teórica, a qual inclui os dois primeiros capítulos, em que no primeiro será feita uma abordagem da definição da escola como organização e a sua avaliação; o segundo capítulo refere-se ao tema da autoavaliação das escolas na Região Autónoma da Madeira; e na terceira e última parte farei a apresentação reflexiva, baseada na minha experiência pessoal nesta área.
This work aims to reveal the strategies and approaches adopted by the public schools in the Autonomous Region of Madeira thsat will face their evaluation and how this is reflected in the so-called "ranking" of schools. To the extent that schools are evaluated annually, is intended to demonstrate how they manage to keep or not its position in a review, and how this affects the work of teachers. As the "Chef" has to know how to keep his "Michelin Star", teachers have to innovate and reinvent themselves so that the evaluation of your school is not affected. According to the "Michelin Guide", the main objective of the "Stars" is to promote tourism. The "Stars" are awarded by inspectors trained in Hospitality and who have worked in hotels and restaurants and are able to recognize textures, ingredients and know how to describe them. Evaluating the food on the plate. And the main evaluation criteria are the quality of ingredients, the correct method of preparation, the balance of flavors, the cuisine of authorship and the regularity of it. Each "Star" is a set of things: the kitchen, the living room, the decor and the delicacy of how things are done. The raw material of excellent quality and a team with a lot of motivation and experience in the field. Making a comparison, the Schools Evaluation also aims to promote better school. This assessment is carried out by competent people in this area, with deep knowledge of education and are able to recognize working methods, working conditions and identify strengths. The main evaluation criteria are the quality of the conditions presented by schools, teaching methods and teacher teams. Since, every place in the so called "ranking" means to have a set of factors that determines its place in the list. Among these factors we can consider the facilities, groups of students, the establishment of staff, the conditions offered by the schools, the strategies used and the relationship with the rest of the educational community. This paper will be presented in three parts: the first part will present a theoretical part, which includes the first two chapters, in which the first will be an approach to the definition of the school as an organization and its evaluation; The second chapter refers to the subject of selfassessment of schools in the Autonomous Region of Madeira; And in the third and final part I will make the presentation reflective, based on my personal experience in this área.

Description

Keywords

Escola Avaliação Ranking

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue