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Human image vs. human illustration : what increases social media advertising effectiveness?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Helena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca Cerveira
dc.contributor.advisorElmashhara, Maher Georges
dc.contributor.authorRocha, Leonor do Nascimento
dc.date.accessioned2023-09-19T18:07:12Z
dc.date.available2023-09-19T18:07:12Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.date.submitted2023-03
dc.description.abstractIn the social media advertising context, this study aims to investigate the effect of the presence of a Human Image (vs. a Human Illustration) on customer emotional responses (interest and enjoyment) and perceived credibility (attractiveness and trustworthiness), and how these triggered responses influence attitudes towards the ad and brand, and purchase intention. Across two experimental studies and one ad-based survey, this research demonstrates that the presence of a Human Image in a social media ad triggers more interest and credibility compared to the presence of a Human Illustration, while the latter produces higher levels of enjoyment. However, the results also reveal that only interest and trustworthiness will enhance purchase intention; the first directly, and the latter directly and indirectly via the attitude towards the brand. Based on the findings, we discuss the theoretical contributions and provide managerial implications on how to design more effective social media ads.pt_PT
dc.description.abstractNo contexto da publicidade em redes sociais, este estudo visa investigar o efeito da presença de uma Imagem Humana (versus uma Ilustração Humana) nas respostas emocionais do cliente (interesse e entretenimento) e na credibilidade aparente (atratividade e confiança). Assim como, de que forma estas respostas influenciam as atitudes face ao anúncio, as atitudes face à marca, e a intenção de compra. Através de dois estudos experimentais e um inquérito baseado num anúncio de redes sociais, esta investigação demonstra que a presença de uma Imagem Humana num anúncio desencadeia mais interesse e confiança em comparação com a presença de uma Ilustração Humana, enquanto esta última produz níveis mais elevados de entretenimento. No entanto, os resultados também revelam que só o interesse e a confiança são capazes de melhorar a intenção de compra; a primeira diretamente, e a última direta e indiretamente através da atitude em relação à marca. A intenção de compra também é fortalecida pela mediação da atitude em relação à marca através da confiança. Com base nos resultados, discutimos as contribuições teóricas e fornecemos sugestões práticas sobre como conceber anúncios nas redes sociais de forma mais eficaz.pt_PT
dc.identifier.tid203350456pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42476
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectHuman imagept_PT
dc.subjectHuman illustrationpt_PT
dc.subjectCustomer attitudept_PT
dc.subjectPurchase intentionpt_PT
dc.subjectSocial media advertisingpt_PT
dc.subjectImagem humanapt_PT
dc.subjectIlustração humanapt_PT
dc.subjectAtitude do clientept_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectPublicidade em redes sociaispt_PT
dc.titleHuman image vs. human illustration : what increases social media advertising effectiveness?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

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