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Compreender a polivalĂȘncia em contexto organizacional : contributos da psicologia do trabalho

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorFonseca, AntĂłnio
dc.contributor.advisorOliveira, Eduardo
dc.contributor.authorMagalhĂŁes, Raquel Maria Carvalho de Pinho Nascimento
dc.date.accessioned2014-11-12T11:36:35Z
dc.date.available2014-11-12T11:36:35Z
dc.date.issued2012-09-07
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNos dias que correm, encontramo-nos numa lĂłgica claramente pĂłs-taylorista, em que maioria das organizaçÔes recorre a uma estratĂ©gia de polivalĂȘncia organizacional, onde a competitividade depende nĂŁo sĂł das novas tecnologias, mas principalmente das capacidades especificamente humanas (KĂłvacs, 2005). A polivalĂȘncia Ă© definida como a multiplicação da habilidade humana atravĂ©s do conhecimento e da capacidade de interagir e executar um elevado nĂșmero de funçÔes (Balsamo, 2001). O presente estudo de caso centrou-se na compreensĂŁo das representaçÔes dos colaboradores e dos Gestores de Recursos Humanos quanto ao papel da polivalĂȘncia desenvolvida numa organização. Para isso, constituiu-se um grupo de participantes, quatro Gestores de RH e cinco colaboradores de diferentes departamentos. As suas idades estĂŁo compreendidas entre os 27 e os 54 anos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas cujo guiĂŁo foi construĂ­do a partir da observação participante decorrida ao longo do estĂĄgio curricular e das notas de campo recolhidas. O tratamento dos dados realizou-se atravĂ©s do software Nvivo 9, que permitiu identificar trĂȘs categorias de primeira ordem: 1) CaraterĂ­sticas da Organização, 2) RelaçÔes com o contexto de trabalho e 3) PolivalĂȘncia. Os resultados do estudo permitiram-nos perceber que todos os participantes consideram a implementação da polivalĂȘncia uma ação positiva, quer para os colaboradores, quer para a organização. No entanto, Ă© importante salientar que revelaram mais fatores de insatisfação no que concerne ao contexto de trabalho do que fatores de satisfação. Deste modo, podemos concluir que os colaboradores encaram a polivalĂȘncia como uma atitude necessĂĄria que estĂŁo dispostos a adotar, enquanto os Gestores de RH consideram a polivalĂȘncia como uma estratĂ©gia de desenvolvimento. Por fim, para futuras investigaçÔes seria pertinente estudar de que modo a polivalĂȘncia influencia a saĂșde dos colaboradores, de forma a tentar avaliar o nĂ­vel de cansaço sentido por estes, tendo sempre em consideração a ergonomia e a qualidade de vida fora do trabalho.por
dc.description.abstractIn these current times we clearly find ourselves in a post-taylorist logic, where most companies rely on an organizational polyvalence strategy. The competitivity depends not only on new technologies but mainly on human specific abilities (Kóvacs, 2005). Polyvalence is defined as the multiples of human specific capability through knowledge and ability to interact and perform in many functions (Balsamo, 2001). The following case study focuses on the comprehension of the role of polyvalence in an international organization by the employees and Human Resources managers. This is done through analysis of real work activity, taking into consideration work psychology. As a result of two groups of participants were formed, four Human Resources managers and five employees all from different departments. The participant’s ages went from 27 up to 54 years. Semi-structured interviews were used as the prefered data collecting method. The script for the interviews was created using the participant’s observations whilst on placement, as well as field notes. To analyze collected data, Nvivo9 software was applied. This allowed the identification of three categories of first order: 1) Organization characteristics, 2) Work context relations, 3) Polyvalence. The study results allowed us to understand that all participants consider the implementation of polyvalence a positive action not only for employees but also for the organization. However, it is important to mention, that the results revealed more insatisfaction factors than satisfaction factors. Therefore, we can conclude that employees view polyvalence as an attitude, something that they are willing to adopt, whilst Human Resources managers view it as a development strategy. For further investigations, it would be recommended to study how polyvalence influences employees’ life outside the organization, in a manner of trying to evaluate the level of exhaustion felt by employees, always into consideration ergonomics and the quality of life outside work.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15603
dc.language.isoporpor
dc.titleCompreender a polivalĂȘncia em contexto organizacional : contributos da psicologia do trabalhopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia

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