Repository logo
 
Publication

Tecnologias de saúde digitais aplicadas à saúde mental, literacia em saúde mental e uso de meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com estudantes universitários

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCampos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de
dc.contributor.advisorDias, Pedro
dc.contributor.authorMartins, Ana Filipa Costa Carvalho
dc.date.accessioned2021-04-15T10:58:08Z
dc.date.available2021-04-15T10:58:08Z
dc.date.issued2020-11-19
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal objetivo explorar a relação entre o uso das tecnologias de saúde digitais aplicadas à saúde mental, a literacia em saúde mental e o uso dos meios de comunicação eletrónicos por parte de jovens estudantes universitários. A amostra englobou 139 participantes e foi utilizado um protocolo composto por um questionário sociodemográfico e de caraterização do uso das Tecnologias de Saúde Digitais (TSD) aplicadas à saúde mental, pelo Media Activity Form e pelo Questionário de literacia em saúde mental (LSM) - versão jovem adulto. Os principais resultados deste estudo sugerem que os motivos para o uso das TSD aplicadas à saúde mental parecem estar associados aos diferentes níveis de LSM e que os participantes que estão mais disponíveis para procurar informação de “competências de 1ª ajuda e comportamentos de procura de ajuda” revelam menos estereótipos associados aos problemas de saúde mental. Os participantes que usam as TSD aplicadas à saúde mental para “estratégias de autoajuda” tendem a percecionar um menor impacto negativo dos MCE. Estes resultados realçam o papel das TSD aplicadas à saúde mental no desenvolvimento de intervenções de promoção de LSM, sendo necessários estudos que possam aprofundar esta temática.pt_PT
dc.description.abstractThis study aim to explore the relationship between the use of digital health technologies applied to mental health, mental health literacy and the use of electronic media by university students. The sample included 139 participants and a protocol consisting of a sociodemographic questionnaire and characterization of the use of Digital Health Technologies (DHT) applied to mental health, the Media Activity Form and a questionnaire on mental health literacy (MHL) - young adult version. The main results obtained from this study suggest that the reasons for the use of DHT applied to mental health seem to be associated with the different levels of MHL and that the participants who are more willing to search for information on “help-seeking and first aid skills” disclose fewer stereotypes associated with mental health issues. The participants who use DHT applied to mental health for “self-help strategies” tend to perceive a lesser negative impact from electronic media. There results highlight the role of DHT applied to mental health in the development of interventions that promote MHL, which requires studies that can enlighten this theme.pt_PT
dc.identifier.tid202646238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32610
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias de saúde digitais aplicadas à saúde mentalpt_PT
dc.subjectMeios de comunicação eletrónicospt_PT
dc.subjectLiteracia em saúde mentalpt_PT
dc.subjectJovens estudantes universitáriospt_PT
dc.subjectDigital health technologies applied to mental healthpt_PT
dc.subjectElectronic mediapt_PT
dc.subjectMental health literacypt_PT
dc.subjectYoung university studentspt_PT
dc.titleTecnologias de saúde digitais aplicadas à saúde mental, literacia em saúde mental e uso de meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com estudantes universitáriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana FIlipa Costa Carvalho Martins.pdf
Size:
600.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format