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Advisor(s)
Abstract(s)
In a very saturated industry, with new entrants entering the Market every day, and where larger
enterprises can undercut smaller businesses on price and offer more attractive promotions. The
present dissertation aims to study how Vanilla Vice can stand out in the Market and increase
its brand awareness. This research uses a VAM modelling to analyse the impact of Benefits and
Sacrifices in the utility of Vanilla Vice´s products (Perceived Value) and the impact of
Perceived Value on Adoption Intention. The Value-based Adoption Model (VAM) is,
statistically, a particular SEM technique used to understand consumers’ acceptance of a brand.
An online questionnaire was distributed and completed by 238 respondents. It was possible to
conclude that Usefulness and Enjoyment significantly contribute to Perceived Value. However,
Perceived Fee and Technicality do not seem to be significantly related to Perceived Value.
Moreover, customers’ intention to use is not defined by its Perceived Value. The data also
revealed that the brand’s target audience is mainly characterized by women with ages ranging
from 18 to 40 years and single. In terms of values, crosswise to customers and non-customers,
Self-Love was considered the most important value, followed by Feminism and Positivism.
Yet, they do not seem interested in the Empowerment value. Lastly, it was possible to identify
that Instagram is the most used social media platform by customers and non-customers.
Em uma indústria altamente saturada, com novos participantes a entrar no mercado diariamente, e onde grandes empresas conseguem reduzir os lucros de empresas menores e oferecer preços e promoções mais atraentes. A presente dissertação tem como objetivo perceber como é que a Vanilla Vice se pode destacar neste mercado e aumentar a notoriedade da marca. Este estudo utiliza o modelo VAM para analisar o impactos dos Benefícios e Sacrifícios na utilidade dos produtos Vanilla Vice (Valor Percebido), e o impacto do Valor Percebido na Intenção de Adoção. O Value Based Adotpion Model (VAM) é, estatisticamente, uma técnica particular SEM usada para estudar a aceitação de uma marca por parte dos consumidores. Um questionário online foi distribuído e respondido por 238 pessoas. Foi possível concluir que os elementos Utilidade e Satisfação contribuem significativamente para o Valor Percebido pelos consumidores. No entanto, os elementos Taxa Percebida e Tecnicidade não parecem estar significativamente relacionados com o Valor Percebido. Além disso, a Intenção de Uso dos clientes não é definida pelo seu Valor Percebido. Os dados também revelaram que o públicoalvo da marca é caracterizado principalmente por mulheres com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos, e solteiras. Em termos de valores, transversalmente aos clientes e não clientes, o amor próprio foi considerado o valor mais importante, seguido pelo feminismo e pelo positivismo. Por fim, foi possível identificar que o Instagram é a plataforma de rede social mais usada por clientes e não clientes.
Em uma indústria altamente saturada, com novos participantes a entrar no mercado diariamente, e onde grandes empresas conseguem reduzir os lucros de empresas menores e oferecer preços e promoções mais atraentes. A presente dissertação tem como objetivo perceber como é que a Vanilla Vice se pode destacar neste mercado e aumentar a notoriedade da marca. Este estudo utiliza o modelo VAM para analisar o impactos dos Benefícios e Sacrifícios na utilidade dos produtos Vanilla Vice (Valor Percebido), e o impacto do Valor Percebido na Intenção de Adoção. O Value Based Adotpion Model (VAM) é, estatisticamente, uma técnica particular SEM usada para estudar a aceitação de uma marca por parte dos consumidores. Um questionário online foi distribuído e respondido por 238 pessoas. Foi possível concluir que os elementos Utilidade e Satisfação contribuem significativamente para o Valor Percebido pelos consumidores. No entanto, os elementos Taxa Percebida e Tecnicidade não parecem estar significativamente relacionados com o Valor Percebido. Além disso, a Intenção de Uso dos clientes não é definida pelo seu Valor Percebido. Os dados também revelaram que o públicoalvo da marca é caracterizado principalmente por mulheres com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos, e solteiras. Em termos de valores, transversalmente aos clientes e não clientes, o amor próprio foi considerado o valor mais importante, seguido pelo feminismo e pelo positivismo. Por fim, foi possível identificar que o Instagram é a plataforma de rede social mais usada por clientes e não clientes.
Description
Keywords
Vanilla Vice Digital marketing strategy Brand awareness Brand image Brand loyalty Social media Influencers Perceived value Perceived benefits Perceived sacrifices Adoption intention Estratégia de marketing digital Notoriedade da marca Imagem da marca Lealdade à marca Redes sociais Influenciadores Valor percebido Benefícios percebidos Sacrifícios percebidos Intenção de adoção