Publication
As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula
dc.contributor.author | Sousa, Fernando Valentim Ferreira De | |
dc.contributor.author | Palmeirão, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T11:43:04Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T11:43:04Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O mundo mudou e as sociedades estão hoje a viver questões de ordem socioculturais muito diferentes. O debate sobre a disciplina/indisciplina na sala de aula é uma questão premente nas agendas educativas nacionais e estrangeiras. O número crescente de episódios de indisciplina convocam todos nós a melhor pensar as causas que lhe estão subjacentes. A qualidade do ensino depende do esforço, do compromisso e da responsabilidade que cada um é capaz de assumir e valorizar (Bolivar, 2012). Nesta perspetiva, urge questionarmo-nos que estratégias de ensino promovem um interesse maior por parte dos alunos e, assim, a disciplina necessária para continuar a querer aprender, ou seja, que implicações tem no interesse dos alunos, no clima de sala de aula, na aprendizagem real e nos resultados académicos. O trajeto de investigação que trazemos para esta comunicação alimenta-se da nossa experiência, da revisão da literatura sobre (in)disciplina (e.g. Amado & Freire, 2014; Carita & Fernandes, 2002; Estrela, 2002; Lopes, 2002; Veiga, 2007) e das representações que os alunos do 3º ciclo do agrupamento de escolas do Tâmega têm sobre a indisciplina. Metodologicamente, a pesquisa alicerça-se numa estratégia de natureza plural (Creswell, 2012) e enquanto técnicas de produção de dados, serve-se da pesquisa arquivística, observação e inquérito por questionário. São objetivos de estudo identificar e caracterizar as situações-problema mais frequentes de indisciplina, construir e tipificar um dispositivo de monitorização sobre indisciplina em contexto escolar. Os resultados do estudo exploratório apontam para perfis diferenciados e dão a entender que a existência de metodologias de diferenciação pedagógica, no espaço de sala de aula, contribuem para prevenir a indisciplina e para ambientes propiciadores de mais aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.citation | SOUSA, Fernando Valentim Ferreira De ; PALMEIRÃO, Cristina - As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 613-623 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/19533 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.porto.ucp.pt/external/kai/ATAS_VOL_II.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | (In)disciplina | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Práticas letivas | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula.PDF
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: