Repository logo
 
Publication

As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula

dc.contributor.authorSousa, Fernando Valentim Ferreira De
dc.contributor.authorPalmeirão, Cristina
dc.date.accessioned2016-04-06T11:43:04Z
dc.date.available2016-04-06T11:43:04Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO mundo mudou e as sociedades estão hoje a viver questões de ordem socioculturais muito diferentes. O debate sobre a disciplina/indisciplina na sala de aula é uma questão premente nas agendas educativas nacionais e estrangeiras. O número crescente de episódios de indisciplina convocam todos nós a melhor pensar as causas que lhe estão subjacentes. A qualidade do ensino depende do esforço, do compromisso e da responsabilidade que cada um é capaz de assumir e valorizar (Bolivar, 2012). Nesta perspetiva, urge questionarmo-nos que estratégias de ensino promovem um interesse maior por parte dos alunos e, assim, a disciplina necessária para continuar a querer aprender, ou seja, que implicações tem no interesse dos alunos, no clima de sala de aula, na aprendizagem real e nos resultados académicos. O trajeto de investigação que trazemos para esta comunicação alimenta-se da nossa experiência, da revisão da literatura sobre (in)disciplina (e.g. Amado & Freire, 2014; Carita & Fernandes, 2002; Estrela, 2002; Lopes, 2002; Veiga, 2007) e das representações que os alunos do 3º ciclo do agrupamento de escolas do Tâmega têm sobre a indisciplina. Metodologicamente, a pesquisa alicerça-se numa estratégia de natureza plural (Creswell, 2012) e enquanto técnicas de produção de dados, serve-se da pesquisa arquivística, observação e inquérito por questionário. São objetivos de estudo identificar e caracterizar as situações-problema mais frequentes de indisciplina, construir e tipificar um dispositivo de monitorização sobre indisciplina em contexto escolar. Os resultados do estudo exploratório apontam para perfis diferenciados e dão a entender que a existência de metodologias de diferenciação pedagógica, no espaço de sala de aula, contribuem para prevenir a indisciplina e para ambientes propiciadores de mais aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.citationSOUSA, Fernando Valentim Ferreira De ; PALMEIRÃO, Cristina - As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 613-623pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19533
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.porto.ucp.pt/external/kai/ATAS_VOL_II.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subject(In)disciplinapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectPráticas letivaspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleAs práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aulapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula.PDF
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: