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Advisor(s)
Abstract(s)
O mundo mudou e as sociedades estão hoje a viver questões de ordem socioculturais muito diferentes.
O debate sobre a disciplina/indisciplina na sala de aula é uma questão premente nas agendas educativas
nacionais e estrangeiras. O número crescente de episódios de indisciplina convocam todos nós a melhor
pensar as causas que lhe estão subjacentes. A qualidade do ensino depende do esforço, do compromisso
e da responsabilidade que cada um é capaz de assumir e valorizar (Bolivar, 2012). Nesta perspetiva,
urge questionarmo-nos que estratégias de ensino promovem um interesse maior por parte dos alunos e,
assim, a disciplina necessária para continuar a querer aprender, ou seja, que implicações tem no interesse
dos alunos, no clima de sala de aula, na aprendizagem real e nos resultados académicos.
O trajeto de investigação que trazemos para esta comunicação alimenta-se da nossa experiência, da
revisão da literatura sobre (in)disciplina (e.g. Amado & Freire, 2014; Carita & Fernandes, 2002; Estrela,
2002; Lopes, 2002; Veiga, 2007) e das representações que os alunos do 3º ciclo do agrupamento de escolas
do Tâmega têm sobre a indisciplina.
Metodologicamente, a pesquisa alicerça-se numa estratégia de natureza plural (Creswell, 2012) e
enquanto técnicas de produção de dados, serve-se da pesquisa arquivística, observação e inquérito por
questionário. São objetivos de estudo identificar e caracterizar as situações-problema mais frequentes de
indisciplina, construir e tipificar um dispositivo de monitorização sobre indisciplina em contexto escolar.
Os resultados do estudo exploratório apontam para perfis diferenciados e dão a entender que a
existência de metodologias de diferenciação pedagógica, no espaço de sala de aula, contribuem para
prevenir a indisciplina e para ambientes propiciadores de mais aprendizagem.
Description
Keywords
(In)disciplina Liderança Práticas letivas Comunicação
Pedagogical Context
Citation
SOUSA, Fernando Valentim Ferreira De ; PALMEIRÃO, Cristina - As práticas de ensino e suas implicações na (in)disciplina na sala de aula. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 613-623