Repository logo
 
Publication

Influência do TikTok na imagem corporal das adolescentes portuguesas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Patrícia
dc.contributor.authorCarvalho, Sara Margarida Gameiro Afonso de
dc.date.accessioned2024-01-24T09:28:26Z
dc.date.available2024-01-24T09:28:26Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2023-10
dc.description.abstractGraças ao seu grande êxito num curto espaço de tempo, o TikTok tornou-se no SNS de eleição entre os mais jovens. Efetivamente, a faixa etária que mais utiliza esta aplicação de short-video são as adolescentes. Precisamente, torna-se crucial explorar a influência do TikTok durante um período de desenvolvimento tão vulnerável, em especial para o sexo feminino. A presente investigação visa, portanto, entender de que forma o fenómeno recente do TikTok impacta as perceções e construções de imagem corporal das adolescentes portuguesas. Assim sendo, durante o enquadramento teórico, além de se analisar, detalhadamente, a definição de imagem corporal, bem como as suas perceções e construções nos SNSs, visou-se também compreender a sua correlação com a autoestima e com os ideais de beleza. Por sua vez, compreender as utilizações da aplicação de shortvideo, os seus respetivos benefícios e riscos, bem como a forma como as adolescentes percecionam as suas imagens, e se autorrepresentam no TikTok, especificamente, foram objetivos da presente investigação. Consequentemente, recorreu-se à utilização do método qualitativo, conjugando-se entrevistas semiestruturadas, juntamente com uma análise de conteúdo aos vídeos divulgados por 10 adolescentes do sexo feminino, entre os 15 e os 18 anos de idade. Os resultados obtidos comprovam a frequente utilização desta aplicação de short-video entre as adolescentes, bem como efeitos menos prejudiciais quanto à satisfação corporal e autoestima das adolescentes quando comparado com outros SNSs. Verifica-se também que, embora o TikTok ainda corrobore ideias de beleza, aparenta ser o primeiro SNS em que as adolescentes se atrevem a representarem-se de formas mais autênticas.pt_PT
dc.description.abstractDue to its great success in a short space of time, TikTok has become the SNS of choice among young people. In fact, the age group that uses this short-video app the most is teenage girls. It is therefore crucial to explore the influence of TikTok during such a vulnerable period of development, especially for females. This research therefore aims to understand how the recent phenomenon of TikTok impacts the perceptions and constructions of body image of Portuguese teenage girls. Therefore, during the theoretical framework, in addition to analyzing in detail the definition of body image, as well as its perceptions and constructions in SNSs, we also aimed to understand its correlation with self-esteem and beauty ideals. In turn, understanding the uses of the short-video application, its respective benefits and risks, as well as how teenage girls perceive their images and represent themselves on TikTok, specifically, were the objectives of this research. Consequently, the qualitative method was used, combining semi-structured interviews with a content analysis of the videos posted by 10 female teenagers aged between 15 and 18. The results obtained prove the frequent use of this short-video application among teenage girls, as well as less harmful effects on their body satisfaction and self-esteem when compared to other SNSs. It also shows that although TikTok still corroborates ideas of beauty, it appears to be the first SNS where teenage girls dare to represent themselves in more authentic ways.pt_PT
dc.identifier.tid203475518pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43699
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem corporalpt_PT
dc.subjectTikTokpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectPerceção da imagem corporalpt_PT
dc.subjectConstrução da imagem corporalpt_PT
dc.subjectBody imagept_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectPerception of body imagept_PT
dc.subjectConstruction of body imagept_PT
dc.titleInfluência do TikTok na imagem corporal das adolescentes portuguesaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203475518.pdf
Size:
4.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: