Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação interna para o compromisso e reforço da cultura nas organizações : estudo de caso : a Central + TV da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrandão, Nuno Manuel Coelho Goulart
dc.contributor.authorPeixinho, Jessica Marina Almeida
dc.date.accessioned2017-03-31T08:52:45Z
dc.date.available2017-03-31T08:52:45Z
dc.date.issued2017-03-20
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractQualquer organização ou empresa, em última instância, tem em vista o sucesso, independentemente da sua área de atuação. Cada vez mais, a Comunicação Interna (CI) é vista como uma estratégia de gestão, contribuindo para manter os colaboradores alinhados com os objetivos da organização a fim de marcar a diferença num mercado global e competitivo. O compromisso dos colaboradores e a cultura organizacional são dois dos conceitos que podem contribuir para atingir o sucesso que as empresas ambicionam. Para além de abordar a importância da CI nas organizações, este estudo pretende dar visibilidade sobre os diversos meios utilizados para disseminar informações internamente, tendo como principal foco e, simultaneamente, como objeto de estudo, a Central+ TV, televisão corporativa da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.. Finalmente, pretende demonstrar-se de que forma é que a Central+ TV coopera no reforço do compromisso e da cultura organizacionais da empresa. Os principais resultados do estudo de caso vieram confirmar as hipóteses formuladas nesta investigação. Por um lado, constatou-se que a Comunicação Interna é vista e tida pelos colaboradores como uma área importante para a organização; por outro, depreende-se que através dos meios de Comunicação Interna, especificamente da televisão corporativa e dos seus conteúdos é possível contribuir para o compromisso e reforço da cultura, corroborando assim os objetivos propostos neste relatório de estágio.pt_PT
dc.description.abstractAny organization or company, regardless of their area of expertise, ultimately aims to success. Internal Communication (IC) is seen as a management strategy, contributing to keep employees aligned with the organization's objectives in order to make a difference in a global and competitive market. The commitment of employees and the organizational culture are two concepts that can contribute to achieving the success that companies pursue. This study aims to provide visibility into the various channels used to disseminate information internally, in addition to addressing the importance of Internal Communication in organizations, with the main focus and simultaneously the object of study, Central+ TV, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.’s corporate TV. Finally, this study aims to demonstrate in which way the Central+ TV cooperate in strengthening the commitment and organizational culture of the company. The main results of this case study confirmed the hypotheses formulated in this investigation. On one hand, it was verified that Internal Communication is seen and held by employees as an important area for the organization; on the other hand, it is possible to contribute to the commitment and reinforcement of organizational culture through the Internal Communication channels, specifically through corporate television and its contents, thus corroborating the proposed objectives in this study.pt_PT
dc.identifier.tid201650134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21970
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectTelevisão corporativapt_PT
dc.subjectCompromisso organizacionalpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectCorporate TVpt_PT
dc.subjectOrganizational commitmentpt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.titleA importância da comunicação interna para o compromisso e reforço da cultura nas organizações : estudo de caso : a Central + TV da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201650134.pdf
Size:
19.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: