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O papel das experiências nas relações próximas e da regulação emocional cognitiva na sintomatologia depressiva em estudantes universitários

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Abstract(s)

A depressão é uma das perturbações psicológicas mais prevalentes à qual tem sido dada especial atenção nos últimos anos, pela sua incidência, e custos psicossociais associados. Neste sentido, este estudo teve como principal propósito analisar a relação/papel das estruturas relacionais e da regulação emocional cognitiva na sintomatologia depressiva em estudantes universitários, considerado um grupo de risco ao desenvolvimento desta perturbação. Para a concretização deste estudo recorreu-se a instrumentos e medidas de autorresposta, nomeadamente a um Questionário Sociodemográfico, ao Questionário de Experiências em Relações Próximas – Estruturas Relacionais (ERP-ER), ao Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (QREC) e à Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS- 21), na qual apenas se utilizou a subescala de depressão, numa amostra constituída por 246 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 17 e os 53 anos (M=21.72). Os resultados obtidos demonstraram que as relações de vinculação ansiosa se relacionam positivamente com a sintomatologia depressiva tal como os mecanismos de regulação emocional cognitivos mal adaptativos, e que o género masculino apresentou índices de sintomatologia depressiva mais elevados comparativamente com o género feminino. A vinculação ansiosa, a culpabilização dos outros e a auto-culpabilização revelaram ser preditores significativos de sintomatologia depressiva, tendo sido a auto-culpabilização a estratégia de regulação emocional cognitiva que apresentou maior contribuição preditiva. Estes resultados, ainda que preliminares, contribuem para um melhor entendimento dos fatores que podem estar implicados em quadros depressivos.
Depression is one of the most prevalent psychological disorders to which has been given special attention in recent years, it’s incidence and associated psychosocial costs. In this study had as it’s main purpose to analyze the relationship / role of relational structures and cognitive emotion regulation in depressive symptoms in college students, considered a risk group for the development of this disorder. To achieve this study resorted to instruments and self answer measures, including a sociodemographic questionnaire, the Relationship Structure Questionnaire of the Experiences in Close Relationships - Revised (ERP-ER), the Cognitive Emotional Regulation Questionnaire and (QREC) and Depression, Anxiety and Stress Scale (EADS-21), in which only used the subscale of depression in a sample of 246 college students aged 17 to 53 years (M=21.72). The results showed that the attatchment relationships anxious are positively related to depressive symptoms as the mechanisms of emotional regulation maladaptive cognitive, and that the males have higher levels of depressive symptoms compared to females. The anxious attachment, the blame others and self-blame were found to be significant predictors of depressive symptoms, having been self-blame cognitive emotion regulation strategy with the highest predictive contribution. These results, although preliminary, contribute to a better understanding of the factors that may be implicated in depressive disorders.

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Keywords

Sintomatologia depressiva Regulação emocional cognitiva Estruturas relacionais Vinculação Depression Emotional cognitive regulation mechanisms Relational structures Attatchment

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