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Qualidade da educação e gestão educacional : o estudo sobre a avaliação para as competências na escola confessional católica em Brasília

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Abstract(s)

A motivação do tema escolhido deu- se por conta da necessidade de aprofundar o estudo sobre os aspectos que permeiam promoção da educação de qualidade na rede confessional católica em Brasília por meio dos instrumentos avaliativos utilizados. Tendo em consideração o problema da pesquisa, que se trata de: “Como a avaliação para as competências poderá contribuir de forma significativa com a gestão educacional à promoção da educação de qualidade nas escolas confessionais católicas em Brasília? ”. Os objetivos são os seguintes: Identificar uma forma efetiva de desenvolvimento das competências acadêmicas aferidas nas avaliações institucionais em busca de uma educação de qualidade; Investigar as condições de oferta de uma educação de qualidade presentes nas escolas confessionais de Brasília que obtiveram os mais elevados resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerando as dimensões constitutivas qualitativas da educação; Analisar as políticas de avaliação externa da educação básica instituídas pelo Governo Federal, a partir da década de 1990, vinculando-as aos processos de desenvolvimento das competências acadêmicas; Examinar os conceitos de qualidade da educação que vêm marcando o debate e as políticas educacionais no país, a partir dos anos de 1990; Demonstrar como os resultados das avaliações em larga escala tem uma influência significativa para a construção de indicadores de aprendizagem; Relacionar as competências aos resultados de aprendizagem como indicadores de qualidade. Visando a responder a problemática imposta pelo estudo, é proposta a seguinte hipótese de trabalho: o IDEB é insuficiente para mensurar a qualidade da educação básica no Brasil, tomando-se como referência a concepção de qualidade adotada.
The motivation for the chosen theme was due to the need to deepen the study on the aspects that permeate the promotion of quality education in the Catholic confessional network in Brasília through the evaluation instruments used. Considering the research problem, which is: “How can the assessment of competences contribute significantly to educational management to the promotion of quality education in Catholic denominational schools in Brasília?”. The objectives are as follows: To identify an effective way of developing the academic skills measured in institutional assessments in search of quality education; To investigate the conditions for the provision of quality education present in the confessional schools of Brasília that obtained the highest results from IDEB (Basic Education Development Index), considering the qualitative constitutive dimensions of education; Analyse the policies of external evaluation of basic education instituted by the Federal Government, from the 1990s, linking them to the processes of development of academic competences; Examine the concepts of quality of education that have marked the debate and educational policies in the country since the 1990s; Demonstrate how the results of large-scale assessments have a significant influence on the construction of learning indicators; Relate skills to learning outcomes as indicators of quality. In order to answer the problem imposed by the study, the following working hypothesis is proposed: IDEB is insufficient to measure the quality of basic education in Brazil, taking as a reference the adopted quality concept.

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Keywords

Qualidade Avaliação Competência Educação Indicadores Quality Evaluation Competence Education Indicators

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