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- Análise da Unidade Letiva 4 : "Construir Fraternidade" do 5º anoPublication . Semedo, Elisabete Maria Sumata; Carvalho, José Carlos da SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e procura analisar o sentido de alguns dos textos bíblicos, presentes na Unidade Letiva – 4 “Construir fraternidade” do 5º ano, com o objetivo de perceber a sua pertinência como recurso a ser utilizado nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, de forma a serem analisados e interpretados em âmbito curricular. A análise exegética de cada texto é fundamental para que o sentido do texto seja tido em conta na sua interpretação.
- Inserção profissional : estudo sobre o processo de inserção profissional dos egressos das Universidades de BrasíliaPublication . Ferreira, Lizane Soares; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo com os egressos das universidades de Brasília, com o intuito de verificar a trajetória do egresso, e neste caminho qual foi e qual é o papel da universidade com ele, quais ações são realizadas no decorrer do curso, para aproximação do aluno com o mercado de trabalho, quais elementos são utilizados pela universidade no sentido de apoiar este egresso para que ela possa ser inserido no mercado de trabalho. Além disto, visa produzir indicadores gerais que sirvam para identificar a eficácia e efetividade de programas existentes na universidade. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que tratam do egresso e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas já realizadas sobre egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) e sua inserção profissional. Este estudo foi realizado, através de uma pesquisa qualitativa, de forma descritiva, categorizou os egressos em dois tipos: recém-formados, com os quais foi feita uma coleta no mesmo semestre de sua formatura, e ex-alunos, cujas coletas são feitas 1, 3 e 5 anos após o semestre de formatura. O recorte aqui apresentado diz respeito aos recém-formados dos períodos letivos de 2014, 2016, 2018 e 2019.1, categorizados por grau acadêmico, sendo eles: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Ao final da coleta foi obtido um retorno de 88% dos questionários enviados. Os resultados da pesquisa apontaram que 86% dos respondentes estão trabalhando. Desse total, 52% estão trabalhando em suas áreas de formação enquanto 30 % estão exercendo atividades profissionais fora da área que se formaram. Os motivos mais apontados como responsáveis pelo fato de não estarem atuando na área são o fato de estarem estudando para concurso, se sentem despreparos para atuar na área de formação, poucas oportunidades de emprego na área. De acordo com a avaliação dos egressos, as instituições cumprem o seu papel quanto a fornecer um ensino de qualidade, apesar das queixas relativa às oportunidades no mercado de trabalho, o que mostra que, possivelmente, não estão preparados para absorver a demanda, e que talvez exija formas mais proativas e inovadoras dos egressos para inserirem-se no mercado, ocasionando por vezes o deslocamento dos egressos para atividades não relacionadas à área de formação. Neste ponto entende – se que as instituições de ensino estão formando e colocando essa mão de obra no mercado, porém percebe – se bastante dificuldade deste egressos em engajar-se na área de formação, primeiro pela baixa remuneração, ou seja, a procura maior que a oferta, seguido da pouca oportunidade de emprego na área de formação, e o fato de deter bastante conhecimento teórico e pouca noção prática, o que faz transparecer que as instituições não estão ouvindo a necessidade do mercado de trabalho. Outro aspecto levantado foi a falta de conhecimento sobre como procurar emprego ou se colocar no mercado de trabalho, percebe – se que a falta do estágio curricular associada a inter-relação entre teoria e prática, traz a insegurança aos egressos. O jovem a partir do momento que termina a sua formação, ele começa a se inserir em um mundo completamente diferente do que ele está acostumado, pois o que parece é que as instituições de ensino não estão mostrando como será a vida depois que tudo aquilo terminar, para auxiliar esse problema, as instituições de ensino deveriam investir em aulas práticas, visitas de campo, modernização da didática, parcerias com agências de emprego, estágios, oficinas práticas e estratégicas ao longo do curso, onde o jovem possa começar a criar uma experiência com o mercado e o ambiente de trabalho.
- Qualidade da educação e gestão educacional : o estudo sobre a avaliação para as competências na escola confessional católica em BrasíliaPublication . Rodrigues, Cristiano Prates; Estêvão, Carlos Alberto VilarA motivação do tema escolhido deu- se por conta da necessidade de aprofundar o estudo sobre os aspectos que permeiam promoção da educação de qualidade na rede confessional católica em Brasília por meio dos instrumentos avaliativos utilizados. Tendo em consideração o problema da pesquisa, que se trata de: “Como a avaliação para as competências poderá contribuir de forma significativa com a gestão educacional à promoção da educação de qualidade nas escolas confessionais católicas em Brasília? ”. Os objetivos são os seguintes: Identificar uma forma efetiva de desenvolvimento das competências acadêmicas aferidas nas avaliações institucionais em busca de uma educação de qualidade; Investigar as condições de oferta de uma educação de qualidade presentes nas escolas confessionais de Brasília que obtiveram os mais elevados resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerando as dimensões constitutivas qualitativas da educação; Analisar as políticas de avaliação externa da educação básica instituídas pelo Governo Federal, a partir da década de 1990, vinculando-as aos processos de desenvolvimento das competências acadêmicas; Examinar os conceitos de qualidade da educação que vêm marcando o debate e as políticas educacionais no país, a partir dos anos de 1990; Demonstrar como os resultados das avaliações em larga escala tem uma influência significativa para a construção de indicadores de aprendizagem; Relacionar as competências aos resultados de aprendizagem como indicadores de qualidade. Visando a responder a problemática imposta pelo estudo, é proposta a seguinte hipótese de trabalho: o IDEB é insuficiente para mensurar a qualidade da educação básica no Brasil, tomando-se como referência a concepção de qualidade adotada.
- Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional femininaPublication . Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente estudo intitulado Educação Prisional - análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina traz à discussão o entendimento da problemática: Num estabelecimento prisional as práticas escolares são similares às práticas das de “fora” das grades ou apresentam especificidades? Com base nesse questionamento foram formuladas hipóteses da existência de especificidades nas práticas escolares dentro do sistema prisional, e a facilitação da prática do ensino pelo relacionamento entre o docente e a discente reclusa, por se tratar de uma organização complexa, cujo o tipo de poder é coercitivo, onde as reclusas são submetidas ao controle-obediência (terror da punição). O objetivo básico consistiu na análise das práticas escolares na escola prisional feminina do Distrito Federal. Para sustentação teórica buscou-se discutir desde as leis que preveem as garantias dos direitos dos presos à educação, até o que de mais atualizado a respeito do tema está sendo produzido e publicado por autores nacionais e estrangeiros. Na abordagem metodológica utilizou-se do estudo de caso e análise de conteúdo para a coleta dos dados, sendo realizada a uma análise interpretativa-qualitativa, referenciada por eixos temáticos e categorias centrais. Na técnica de pesquisa foram utilizados Questionários (questões abertas e fechadas) e Entrevista semiestrutura. Por fim, os resultados apontam que mesmo com a hostilidade da prisão, a educação escolar da unidade prisional pesquisada pode efetuar transformações significativas no cotidiano das estudantes, uma vez que a relação pedagógica se baseia, independente do espaço em que a escola esteja inserida, na forma de diálogo de interação com o outro, apoiada na relação de respeito e de confiança entre o professor e as estudantes/reclusas.
- Exames nacionais e organização escolar : um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio : ENEM : nas práticas de gestão escolarPublication . Gomes, Dorivan Ferreira; Estêvão, Carlos Alberto VilarA partir de 2006, O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) passou a divulgar anualmente os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escolas do ensino médio. Tal divulgação fez parte do calendário acadêmico dos estabelecimentos de ensino, dos gestores escolares, estudantes, pais e comunidade em geral, além dos meios de comunicação que divulgam a área educacional brasileira. A análise foi realizada com os resultados de uma escola em comparação com os resultados das escolas de todo o território nacional na perspectiva de investigar se houve alguma modificação na organização escolar. Para tanto, foram utilizadas os microdados do Enem produzidos e divulgados pelo Inep no período de 2005 a 2015 que permitiram as avaliações criticas a interpretações e compreensão dos dados disponibilizados. Os dados revelam que esta classificação vem provocando alteração das práticas escolares com vistas a se classificarem melhor nos futuros exames, as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em preparar o estudante para se sair bem no exame. O desfecho desse trabalho finaliza com a ideia de que implantar novos ofícios à gestão escolar, é necessário destacar elementos da realidade cotidiana que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializa-las com os profissionais da escola para construir atividades eminentemente coletivas na direção da materialização de uma gestão administrativa e pedagógica a serviço das aprendizagens e que os resultados de um único exame não determinada a essência do trabalho de uma escola.
