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Relatório de estágio

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1. Relatório de Estágio-Ana Marlene Sousa.pdf2.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório integra a Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório, do curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. vO Estágio Final decorreu em unidades de referência e em três contextos distintos, na Neonatologia, na Urgência Pediátrica e no Internamento Pediátrico, no período compreendido entre 9 de setembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020, totalizando a realização de 750 horas de trabalho, das quais 360 horas de contacto, 20 horas de orientação tutorial, 20 horas de seminários e ainda 350 horas de trabalho individual. vO relatório tem como finalidade demonstrar capacidade crítica e reflexiva do percurso realizado e explanar o processo de aquisição e desenvolvimento das competências previstas no plano de estudos para o enfermeiro especialista e para o mestre em enfermagem, na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. No presente documento estão enumeradas as competências supracitadas, os objetivos específicos e pessoais traçados, as atividades desenvolvidas com vista ao alcance dos mesmos e uma reflexão clara e aprofundada da assistência desenvolvida, associada à fundamentação teórica. vAs competências encontram-se subdividas em quatro domínios de atuação do enfermeiro, sendo eles, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação em enfermagem. Com particular enfâse foi desenvolvida a assistência especializada onde os objetivos e as atividades visaram a maximização da saúde da criança e família, a prestação de cuidados à criança e família em situações de especial complexidade, o incentivo à parceria de cuidados, o apoio na transição para a parentalidade, a promoção da vinculação e ligação mãe/pai filho, o incentivo à amamentação e a avaliação e controlo da dor na criança. vAo longo do percurso demonstrei, nos diferentes contextos, possuir as competências intrínsecas a esta área de especialização, com características tão singulares, que é a Saúde Infantil e Pediátrica. vA metodologia utilizada foi descritiva e crítico-reflexiva e fundamentada por pesquisa bibliográfica.v
This report is part of the curricular unit: Final Placement and Report of the nursing’s master degree specialized in children and paediatric health of the Science and Health Institute of Universidade Católica Portuguesa – Porto. This final placement was held in different reputable wards and in three distinct contexts: Neonatology, Paediatric Emergency and Paediatric Inpatient, between the 9th of September of 2019 and the 4th of January of 2020. This placement had 750 working hours in which 360h were practical, 20h were tutorial guidance, 20h were seminars and 350h were for individual work. This aim of this report demonstrate critical and reflexive skills acquired as part of this placement, as well as explaining the process of acquisition and development of the expected skills described in the plan for the specialist nurse and for the master nurse of Children and Paediatrics health. The report describes the above-mentioned skills, the specific and individual goals as well as the corresponding steps to achieve them and a clear and in-depth reflexion of the assistance developed according the theoretical foundation. The skills are subdivided in four nurse´s action areas, being care provision, management of care, training and nursing research. Particular emphasis was given to the development of the specialised assistance with the aims and practices seeking maximise children’s health, the care given to the children and the family in complex situations, the promotion of care partnership, the proper care given in each stage of development of the child parental transition support, the promotion of the bond between mother/father and child, breastfeeding encouragement, and evaluation and control of the child´s pain. Throughout this course, I proved in all different learning contexts to have intrinsic skills in this so particular speciality that is children and paediatric health. The methodology used was descriptive, critical-reflective and based on bibliographic research.

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Enfermagem Criança Família Nursing Child Family

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