Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Campos, Catarina Costa; Barbosa, Constança Maria Silva Festasvista à aquisição das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A análise assentou numa reflexão crítica acerca das intervenções de enfermagem desenvolvidas, com vista a promover o crescimento e o desenvolvimento infantil e contribuir para o desenvolvimento de uma parentalidade positiva. O estágio decorreu em locais de assistência à criança e família, nomeadamente Centro de Saúde, Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, no período compreendido entre 9 de setembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020. A metodologia usada ao longo do relatório foi a descritiva e crítico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica, e a sua elaboração obedece a uma organização distribuída pelos seguintes 4 domínios de atuação: prestação de cuidados; gestão de cuidados; formação; e investigação. Este relatório evidencia aprendizagens em áreas específicas da especialização de enfermagem em saúde infantil e pediátrica, tais como: parentalidade; parceria de cuidados; cuidados antecipatórios; técnicas de comunicação com a criança e a família adequadas ao estádio de desenvolvimento e cultura; cuidados centrados no desenvolvimento; avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil; amamentação; massagem infantil; saúde escolar; estratégias farmacológicas e não farmacológicas para controlo e alívio da dor em crianças; identificação e atuação em situações de risco para a criança e jovem. Relevo ainda, aprendizagens adquiridas através da realização de Ações de Educação para a Saúde, acerca das medidas não farmacológicas de controlo da dor em crianças e da prevenção de acidentes no 1º ano de vida. Por fim, a prestação de cuidados em áreas de especial complexidade, o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de produção de um discurso fundamentado para transmitir as tomadas de decisão, aliados à procura constante do desenvolvimento de uma prática sustentada nas evidencias científicas mais atuais, contribuíram para o desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista e para a respetiva elaboração deste relatório.
- Analytical characterization of copper-based metal sculptures in Portugal in 1880-1990: the artwork of Soares dos ReisPublication . General-Toro, P.; Bottaini, C.; Bordalo, R.; Nocco, C.; Brunetti, A.; Carvalho, S.; Moreira, P.; Vieira, E.António Soares dos Reis (1847-1889) is considered one of the most important Portuguese sculptors of the 19th century. His work marked the end of Portuguese Romanticism and the beginning of Naturalism. Due to his premature death, his artistic production can be considered modest but of the highest technical quality. Since the sculptor did not leave documents that can help to the understanding of his artistic creative process the main sources are the artworks. Although it is currently possible to find a significant amount of his artwork in bronze, the number of metal casts made during the artist's life is very limited. Accordingly, there are only a few sculptures in bronze made during his lifetime. Instead most of his bronze sculptures, the major part displayed both in museums and outdoors, dates from the 20th century, spanning from the first decades to the 1990s. The study, supported by the Portuguese ERIHS.PT platform, focused on six sculptures using an integrated multi-analytical approach combining by Energy Dispersive X-Ray Fluorescence analysis (EDXRF), Scanning Electron Microscopy with Energy Dispersive X-ray spectroscopy (SEM-EDS), Raman and FTIR spectroscopy to characterize the sculptures with the aim to determine their elemental composition and technological features. Also, a Monte-Carlo approach was used to further a non-destructive study of the metal layers. The main results of this study allowed to obtain the characterization of the bulk metal and its patina and to distinguish the corrosion patterns from internal and external environments. This study will also enable to get a deeper knowledge on evolution of the Portuguese art foundry industry, namely materials, and technical changes between the late 19th century and the 20thcentury.
- Relatório de estágioPublication . Sousa, Ana Marlene Teixeira de; Quelhas, IsabelO presente relatório integra a Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório, do curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. vO Estágio Final decorreu em unidades de referência e em três contextos distintos, na Neonatologia, na Urgência Pediátrica e no Internamento Pediátrico, no período compreendido entre 9 de setembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020, totalizando a realização de 750 horas de trabalho, das quais 360 horas de contacto, 20 horas de orientação tutorial, 20 horas de seminários e ainda 350 horas de trabalho individual. vO relatório tem como finalidade demonstrar capacidade crítica e reflexiva do percurso realizado e explanar o processo de aquisição e desenvolvimento das competências previstas no plano de estudos para o enfermeiro especialista e para o mestre em enfermagem, na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. No presente documento estão enumeradas as competências supracitadas, os objetivos específicos e pessoais traçados, as atividades desenvolvidas com vista ao alcance dos mesmos e uma reflexão clara e aprofundada da assistência desenvolvida, associada à fundamentação teórica. vAs competências encontram-se subdividas em quatro domínios de atuação do enfermeiro, sendo eles, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação em enfermagem. Com particular enfâse foi desenvolvida a assistência especializada onde os objetivos e as atividades visaram a maximização da saúde da criança e família, a prestação de cuidados à criança e família em situações de especial complexidade, o incentivo à parceria de cuidados, o apoio na transição para a parentalidade, a promoção da vinculação e ligação mãe/pai filho, o incentivo à amamentação e a avaliação e controlo da dor na criança. vAo longo do percurso demonstrei, nos diferentes contextos, possuir as competências intrínsecas a esta área de especialização, com características tão singulares, que é a Saúde Infantil e Pediátrica. vA metodologia utilizada foi descritiva e crítico-reflexiva e fundamentada por pesquisa bibliográfica.v