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O papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações : o caso da Fidelidade Companhia de Seguros, SA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Susana Cristina Lima da Costa e
dc.contributor.authorMachado, Ricardo André Carneiro
dc.date.accessioned2022-05-16T14:53:06Z
dc.date.available2022-05-16T14:53:06Z
dc.date.issued2015-06-12
dc.date.submitted2014-11
dc.description.abstractO trabalho final de mestrado enquadra-se no âmbito do estágio integrante do Mestrado em Banca e Seguros, que decorreu na Fidelidade Companhia de Seguros. Este estágio permitiu o contacto com a vertente prática e a aquisição de competências técnicas na área. Neste âmbito, realizou-se um estudo de caso na Fidelidade Companhia de Seguros relativamente ao papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações, com o intuito de abordar o papel e atuação das convenções na conflituosidade, averiguando se as reclamações provêm das convenções entre seguradoras. Com a realização deste trabalho, verificou-se que as convenções não são a principal fonte de reclamações. A autorregulação dos seguros tem prosperado, o que deve ser incentivo à aplicação destas convenções às restantes áreas dos seguros. Assim sendo, salienta-se que a adoção destes protocolos possibilita a resolução dos sinistros de forma mais célere e com um número inferior de reclamações face ao total recebidas durante o período em análise no estudo de caso, deste modo, permite o bom funcionamento do setor segurador na resolução dos sinistros, assim como a prestação de um serviço de qualidade para o cliente.pt_PT
dc.description.abstractThis report was elaborated in context of the internship conducted at Fidelidade Companhia de Seguros, SA, as part of the Master in Bankimg and Insurance. This internship allowed the contact with the practical aspects and the acquisition of technical skills in the area. In this context, a study was conducted about the case of Fidelidade Companhia de Seguros in the role of agreements in the claims’ resolution and their influence on the complaints, in order to address the role and performance of the agreements in contentiousness, examining whether the complaints had originated from agreements between insurance companies. With this work it was found that the agreements are not the major source of complaints. Insurance self-regulation has prospered, which should be an incentive to implement these agreements to other areas of insurance. Therefore, it is emphasized that the adoption of these protocols allows the resolution of claims more quickly and with fewer complaints compared to the total received during the period under review. Thus, it allows the proper functioning of the insurance sector in the resolution of claims, as well as providing a quality service to the customer.pt_PT
dc.identifier.tid201488876pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37580
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSegurospt_PT
dc.subjectSinistros automóveispt_PT
dc.subjectMeios alternativos de resoluçãopt_PT
dc.subjectGestão de reclamaçõespt_PT
dc.subjectConflituosidadept_PT
dc.subjectResolução de Litígiospt_PT
dc.subjectInsurancept_PT
dc.subjectAuto insurance claimspt_PT
dc.subjectAlternative ways of resolutionpt_PT
dc.subjectClaims managementpt_PT
dc.subjectContentiousnesspt_PT
dc.subjectResolution of litigationpt_PT
dc.titleO papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações : o caso da Fidelidade Companhia de Seguros, SApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Banca e Segurospt_PT

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