Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da crise económica na comercialização dos produtos de capitalização : caso : Fidelidade - Companhia de Seguros, SAPublication . Oliveira, Isabel Maria Moreira; Alves, Paulo Alexandre PimentaO ambiente de crise que se vive em Portugal desde 2008 despertou nas famílias e empresas portuguesas uma maior consciência da necessidade de poupar. A poupança e a crise têm uma harmonização difícil e a parcela do rendimento disponível com destino à poupança é cada vez menor. Hoje em dia, estamos perante uma nova realidade, uma realidade em que muitos portugueses reavaliam a aplicação das suas poupanças para fazer face a novas necessidades. A crise e as mudanças fiscais têm moldado as alterações nas decisões de investimento. E, por isso, as novas utilidades e necessidades vão sendo encontradas para essa poupança, e aqui a poupança vai deixando de ser o remanescente do consumo e passa a ser uma prioridade, um objetivo e um esforço delineado de longo prazo. No contexto atual de redução de salários e aumento de impostos, a poupança ainda que desejável por todos é cada vez mais um objetivo difícil de concretizar. Estamos perante um desafio de mudança de hábitos e mentalidades. Assim, esta análise pretende explicar quais as determinantes primordiais que condicionam as opções dos portugueses por produtos de investimento e de poupança.
- Cuidados paliativos necessidades da Região Autónoma da MadeiraPublication . Camacho, Graciela Patrícia Andrade; Caldas, Alexandre Castro; Capelas, Manuel LuísIntrodução: Os Cuidados Paliativos são considerados actualmente um imperativo ético. A sua organização, implementação e prestação adequada, implicam uma avaliação das necessidades dos doentes e seus familiares. Este estudo teve como objectivo avaliar as necessidades de Cuidados Paliativos das pessoas que faleceram na Região Autónoma da Madeira (RAM) no ano de 2010. Metodologia: A população-alvo estudada foi constituída por todas as pessoas falecidas na RAM no ano de 2010 (N=2642). Os dados relativos ao número de processo hospitalar, género, idade e concelho de residência, foram cedidos pelo núcleo de estatística do Serviço de Saúde da RAM. Foi obtida uma amostra estratificada de 347 pessoas falecidas, distribuídas pelos 11 concelhos da RAM. As variáveis estudadas foram o género, idade, concelho de residência, caso de morte por doença com indicação para Cuidados Paliativos, caso de admissão no serviço de urgência e em internamento nos últimos 12 meses de vida, e local do óbito. Foram utilizados os programas informáticos Microsoft Office Excel e SPSS versão 20.0, no processamento e análise dos dados. Resultados: Apresentaram indicação para Cuidados Paliativos 41,2% dos óbitos, sendo 55,8% do sexo feminino, com uma média de idades entre 72,7±15,4 anos. O Funchal representou o maior número de casos com indicação para Cuidados Paliativos (37,0%), as neoplasias foram as causas de morte mais frequentes (61,6%), as idas ao serviço de urgência nos últimos 12 meses de vida variaram entre 5,3±4,3 e os internamentos variaram entre 2,2±1,9, o local de morte mais frequente foi o internamento hospitalar (76,1%). Conclusões: Confirma-se a necessidade real de um Programa Regional de Cuidados Paliativos, com o objectivo de no futuro se diminuir o número de doentes admitidos nos hospitais da RAM com necessidades de Cuidados Paliativos não supridas e aumentar o número de óbitos no domicílio com qualidade.
- O papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações : o caso da Fidelidade Companhia de Seguros, SAPublication . Machado, Ricardo André Carneiro; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO trabalho final de mestrado enquadra-se no âmbito do estágio integrante do Mestrado em Banca e Seguros, que decorreu na Fidelidade Companhia de Seguros. Este estágio permitiu o contacto com a vertente prática e a aquisição de competências técnicas na área. Neste âmbito, realizou-se um estudo de caso na Fidelidade Companhia de Seguros relativamente ao papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações, com o intuito de abordar o papel e atuação das convenções na conflituosidade, averiguando se as reclamações provêm das convenções entre seguradoras. Com a realização deste trabalho, verificou-se que as convenções não são a principal fonte de reclamações. A autorregulação dos seguros tem prosperado, o que deve ser incentivo à aplicação destas convenções às restantes áreas dos seguros. Assim sendo, salienta-se que a adoção destes protocolos possibilita a resolução dos sinistros de forma mais célere e com um número inferior de reclamações face ao total recebidas durante o período em análise no estudo de caso, deste modo, permite o bom funcionamento do setor segurador na resolução dos sinistros, assim como a prestação de um serviço de qualidade para o cliente.
- IntroductionPublication . Gil, Isabel Capeloa
- Money: from Midas to MadoffPublication . Neves, João César das
- Second life: the emergence of a new moneyscapePublication . Ferreira, Cátia