Publication
A Mega Hits e a comunicação digital dos festivais de música de verão
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma | |
dc.contributor.author | Santos, Maria Grais Branco Nunes dos | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T09:04:07Z | |
dc.date.available | 2024-09-12T09:04:07Z | |
dc.date.issued | 2024-07-16 | |
dc.date.submitted | 2024-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem por objetivo compreender de que forma a rádio utiliza as suas páginas nas redes sociais para captar a atenção dos seus seguidores para os festivais de música que apoia. O foco de análise é a rádio Mega Hits, uma estação que se dirige a um público jovem que, ao longo dos anos, tem sido parceira de vários festivais de música direcionados aos mais novos. Na fase inicial da pesquisa são exploradas teoricamente as três áreas fundamentais que regem o presente estudo: o meio rádio, as redes sociais e os festivais de música. Numa segunda fase é realizada uma investigação empírica, tendo por base um estágio realizado no departamento de produção da Mega Hits. Nesta fase são estudados aprofundadamente dois dos festivais apoiados pela estação – Sumol Summer Fest e Super Bock Super Rock – descrevendo-se o seu público-alvo, o seu crescimento, e a edição de 2023 (ano em foco da presente investigação). Serão igualmente apurados os objetivos das parcerias da Mega Hits com a organização dos festivais, e a cobertura que realiza dos dois eventos aqui em destaque. Ainda nesta etapa são analisados os conteúdos de promoção dos dois festivais em questão partilhados nas contas de Instagram e TikTok da estação. Foram também realizadas entrevistas a elementos que integram a equipa da Mega Hits, bem como ao principal responsável pela organização dos dois festivais selecionados. Procurou-se, desta forma, compreender se o Instagram e o TikTok desempenham, ou não, um papel fundamental na comunicação dos festivais de música. Com a presente investigação, verificou-se que os conteúdos digitais partilhados pela Mega Hits nas suas redes sociais seguem estratégias semelhantes, e que utilizam uma linguagem jovial alinhada com a que é usada pelo seu target e com a filosofia e públicos dos festivais que apoia. Para além das redes sociais permitirem à rádio mostrar, a quem não está presente, tudo o que acontece nos eventos, estas partilham também conteúdos exclusivos aos quais nem mesmo os participantes têm acesso. | pt_PT |
dc.description.abstract | The aim of this report is to understand how radio stations use their social media pages to attract the attention of their followers to the music festivals it supports. The focus of the analysis is Mega Hits radio, a station aimed at a young audience which, over the years, has been a partner of various music festivals aimed at young people. In the research’s initial phase, the three fundamental areas that govern the study are theoretically explored: the radio medium, the social networks, and music festivals. In the second phase, this investigation followed an empirical research, based on an internship carried out in the Mega Hit’s production department of. At this stage, the research proceeds to in depth study of the two of the festivals supported by the station - Sumol Summer Fest and Super Bock Super Rock - describing its target audience, its growth and its latest edition, in the 2023’s edition (the year in focus of this research). Mega Hits' objectives in collaborating with the festival’s organization and its coverage of the two events will also be explored, as well as the content shared on the station’s Instagram and TikTok accounts regarding the promotion of the two mentioned festivals. The present work also contemplated a series of interviews with its various members of the Mega Hits team, as well as with the main organiser of the two selected festivals. In this way, the study’s goal sought to understand whether Instagram and TikTok play a fundamental role in the communication of music festivals, with their promotion having the objective of increasing the number of attendees at the events. This research has shown that the digital content shared by Mega Hits on its social networks follows similar strategies and uses language aligned with the one that is used by its target audience and with the supported festival audience’s philosophy. Besides the fact thats social media allow the radio station to show to those who aren't present at the festivals everything that is happening there, they also share exclusive content such as backstage footage, which not even the participants have access to. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203667352 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/46502 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Rádio | pt_PT |
dc.subject | Festivais de música | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | Tiktok | pt_PT |
dc.subject | Mega Hits | pt_PT |
dc.subject | Radio | pt_PT |
dc.subject | Music festivals | pt_PT |
dc.title | A Mega Hits e a comunicação digital dos festivais de música de verão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Comunicação | pt_PT |