Repository logo
 
Publication

Conceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Música

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Rui Pedro Oliveira
dc.contributor.authorNunes, Maria João Mendes
dc.date.accessioned2022-01-24T15:46:24Z
dc.date.available2022-07-24T00:30:22Z
dc.date.issued2021-11-16
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractA presente dissertação é o resultado das minhas aprendizagens adquiridas durante a prática de ensino supervisionada (Parte I) e a investigação sob uma intervenção pedagógica focada no tema da audiação como ferramenta de auxílio á aprendizagem do trompete e inserida na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (Parte II). A primeira parte, destinada ao relatório da prática profissional, foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), entidade que me acolheu e suportou juntamente com o professor Daniel Tapadinhas, orientador cooperante. Durante o estágio profissional, tive a oportunidade de observar aulas individuais de trompete e aulas de classes de conjunto e, assim, implementar a minha proposta de investigação, a par das aulas lecionadas em tempo letivo e das aulas com supervisão do orientador pedagógico. A segunda parte, relatório do projeto de intervenção pedagógica, visa responder à questão que dá título a este trabalho, particularmente, se o conceito de audiação, proposto por Edwin Gordon, poderá ser usada como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem de trompete, e tendo como objeto de estudo, alunos de 5º ano do Curso Básico de Música da EACMC.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation is the direct result of the learning process observed throughout the practice of supervised teaching (Part I) and the investigation under a pedagogical intervention directed to the theme of “hearing inserted” in Edwin Gordon's Musical Learning Theory (Part II). The first part, dedicated to the report of professional practice, is related to the Artistic School of the Conservatory of Music of Coimbra (EACMC), an entity that welcomed and supported me together with Professor Daniel Tapadinhas, cooperating advisor. During this professional internship, I was able to observe individual trumpet classes as well as trumpet group classes and I had the opportunity to implement my research, alongside classes taught in academic time and classes supervised by the pedagogical advisor. The second part, a report on the pedagogical intervention project, aims to answer the question that gives the title to this work, whether the concept of hearing, proposed by Edwin Gordon, can be used as complementary learning tool when learning the trumpet, focusing on 5th year students of the Basic Course of Music at the EACMC.pt_PT
dc.identifier.tid202836355pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36545
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTeoria de aprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectAudiaçãopt_PT
dc.subjectEdwin Gordonpt_PT
dc.subjectTrompetept_PT
dc.subjectMusic learning theorypt_PT
dc.subjectAuditionpt_PT
dc.subjectTrumpetpt_PT
dc.titleConceito de audição como auxílio à aprendizagem de trompete nos alunos do 5º ano do Curso Básico de Músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202836355.pdf
Size:
10.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format