Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Images circulate globally, either through market logic, nation states’ cultural diplomacies
or through online exhibitions and exchange platforms, such as PHROOM, an international
research platform for visual culture. The surplus of images consequent to digitalisation,
social media, and the capitalist fast consumption of information, has been causing
numbness and indifference, affecting the way art photography is perceived by people, both
globally and locally. Over the last years of the Covid-19 pandemic, the online dimension
has increasingly substituted the offline, physical world, resulting in an opportunity for
artists and institutions to engage with wider audiences. As the pandemic-related restrictions
are leasing the online still offers interesting alternatives in order to tackle sustainability
issues in regards to people national or transnational movements and artworks production,
transportation and disposal.
This research analyses how curating plays a key role in activating critical circulations
of images. Central to the research is the concept of “friction” (Tsing 2004), understood
here as a form of performative imagination able to transform difference in a collective
counter-narrative. Indeed, as circulations are regulated globally by mainstream and
hegemonic logic, rendering alternative narratives through curating both online and offline
sites of exchange is important to activate critical interconnections between differently
situated photographic art practices. As an example of this, I present and examine On
Possibilities of Frictions, the exhibition I produced and curated with the support of
PHROOM in Dublin and on the platform to test how a glocal curatorial approach and
counter-narratives could be fundamental tools to disrupt the anaesthetisation of the
contemporary subject who perceives images, and thus art photography, in the fast-paced
global flows and circulations.
As imagens circulam globalmente, seja pela lógica do mercado, pelas diplomacias culturais dos Estados-nação ou por meio de exposições online e plataformas de intercâmbio, como o PHROOM, uma plataforma internacional de pesquisa sobre cultura visual. O excesso de imagens resultante da digitalização, das redes sociais e do rápido consumo capitalista de informação, tem causado entorpecimento e indiferença, afetando a forma como a fotografia de arte é percebida pelas pessoas, tanto a nível global como local. Nos últimos anos da pandemia de Covid-19, a dimensão online substituiu cada vez mais o mundo físico offline, resultando numa oportunidade para artistas e instituições se envolverem com públicos mais amplos. Uma vez que as restrições relacionadas à pandemia estão a diminuir, o online ainda oferece alternativas interessantes para lidar com questões de sustentabilidade no que diz respeito a movimentos de pessoas nacionais ou transnacionais e produção, transporte e descarte de obras de arte. Esta pesquisa analisa como a curadoria desempenha um papel fundamental na ativação de circulações críticas de imagens. Central para a pesquisa é o conceito de “atrito” (Tsing 2004), entendido aqui como uma forma de imaginação performativa capaz de transformar a diferença em uma contranarrativa coletiva. De facto, como as circulações são reguladas globalmente pela lógica dominante e hegemónica, renderizar narrativas alternativas por meio da curadoria de sites de troca online e offline é importante para ativar interconexões críticas entre práticas artísticas fotográficas situadas de forma diferente. Como exemplo disso, apresento e examino On Possibilities of Frictions, a exposição que produzi e fiz a curadoria com o apoio do PHROOM em Dublin e na plataforma para testar como uma abordagem curatorial glocal e contranarrativas podem ser ferramentas fundamentais para romper a anestesia do sujeito contemporâneo que percebe as imagens e, portanto, a fotografia de arte, nos fluxos e circulações globais em ritmo acelerado.
As imagens circulam globalmente, seja pela lógica do mercado, pelas diplomacias culturais dos Estados-nação ou por meio de exposições online e plataformas de intercâmbio, como o PHROOM, uma plataforma internacional de pesquisa sobre cultura visual. O excesso de imagens resultante da digitalização, das redes sociais e do rápido consumo capitalista de informação, tem causado entorpecimento e indiferença, afetando a forma como a fotografia de arte é percebida pelas pessoas, tanto a nível global como local. Nos últimos anos da pandemia de Covid-19, a dimensão online substituiu cada vez mais o mundo físico offline, resultando numa oportunidade para artistas e instituições se envolverem com públicos mais amplos. Uma vez que as restrições relacionadas à pandemia estão a diminuir, o online ainda oferece alternativas interessantes para lidar com questões de sustentabilidade no que diz respeito a movimentos de pessoas nacionais ou transnacionais e produção, transporte e descarte de obras de arte. Esta pesquisa analisa como a curadoria desempenha um papel fundamental na ativação de circulações críticas de imagens. Central para a pesquisa é o conceito de “atrito” (Tsing 2004), entendido aqui como uma forma de imaginação performativa capaz de transformar a diferença em uma contranarrativa coletiva. De facto, como as circulações são reguladas globalmente pela lógica dominante e hegemónica, renderizar narrativas alternativas por meio da curadoria de sites de troca online e offline é importante para ativar interconexões críticas entre práticas artísticas fotográficas situadas de forma diferente. Como exemplo disso, apresento e examino On Possibilities of Frictions, a exposição que produzi e fiz a curadoria com o apoio do PHROOM em Dublin e na plataforma para testar como uma abordagem curatorial glocal e contranarrativas podem ser ferramentas fundamentais para romper a anestesia do sujeito contemporâneo que percebe as imagens e, portanto, a fotografia de arte, nos fluxos e circulações globais em ritmo acelerado.
Description
Keywords
Glocal curatorial practices Counter-narratives Friction Images circulations 21st century photography Práticas curatoriais glocais Contranarrativas Atrito Circulações de imagens Fotografia do séc. XXI