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Relatório de estágio

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O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do 16º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Este relatório tem como objetivo central demonstrar o percurso de desenvolvimento das competências exigidas para a obtenção do grau de mestre em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. As competências previamente adquiridas e a apresentação dos contextos de estágio, caracterizam o início deste documento. Os contextos de estágio que permitiram este desenvolvimento profissional foram: os Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência Pediátrica. O conteúdo central do trabalho evidencia as diferentes competências agrupadas por domínios. Para cada domínio foram delineados objetivos específicos e por meio de uma análise critico reflexiva da sua interligação com as atividades desenvolvidas, foi demonstrado como as competências previstas foram adquiridas. Este relatório evidencia o papel do enfermeiro especialista na área da gestão de cuidados e de recursos, na promoção e difusão do conhecimento científico e no desenvolvimento profissional dos seus pares e no seu próprio desenvolvimento. São desenvolvidos com especial ênfase alguns aspetos inerentes aos cuidados especializados em enfermagem de saúde infantil e pediátrica como: a comunicação, a gestão da dor, a parceria de cuidados, a promoção da parentalidade, a assistência em situações de especial complexidade, a promoção de saúde, a vigilância em saúde infantil e juvenil, a saúde escolar, e as intervenções desenvolvidas para a aquisição de competências especializadas. A finalização deste processo formativo permitiu-me refletir sobre as implicações para a prática profissional.
This report is part of the Curricular Unit “Estágio e Relatório final”, of the 16th Master's Degree Course in Nursing with Specialization in Children and Pediatric Nursing, at the Nursing School of the Universidade Católica Portuguesa, in Porto. The main aim of this report is to demonstrate the development of the competences required to obtain the master’s degree in nursing with Specialization in Children and Pediatric Health. This document starts by describing previously acquired skills and the internship contexts. The internship contexts that enabled this professional development were: Primary Health Care, the Neonatal Intensive Care Unit and the Pediatric Emergency Department. The core content of this document highlights the different competences grouped by domain. Specific objectives were outlined for each domain and a critical-reflective analysis of their interconnection with the activities carried out, showed how the expected competences were acquired. This report highlights the management role of the specialist nurse in areas such as: care management, human and material resource management, promotion and dissemination of scientific knowledge, professional development of their peers and their own development. Some aspects inherent to specialized care in child and pediatric health nursing are developed with special emphasis, such as: communication, pain management, care partnership, promotion of parenting, child and family care, among others. Completing this training process allowed me to reflect on the implications for professional practice.

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Enfermagem Enfermagem de saúde infantil e pediátrica Crianças Competências de enfermagem Nursing Children and pediatric health nursing Child Nursing skills

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