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- Sports journalism at the height of Portugal's dictatorship: bureaucracy and censorship (1935-1960)Publication . Coutinho, Manuel CarvalhoDuring Portugal’s dictatorship (1926-1974) there were said to be three pillars to appease its population: Fado (the music connected to culture and tradition), Fátima (symbolizing the Catholic religion) and Football (the most popular sport). While these F’s were never the dictatorship’s motto, news outlets that specialized in these subjects were, in theory, given a bigger freedom. And yet, all periodical publications were targeted by the Portuguese censorship and were regularly constrained by it. With this in mind this study will centre on the relationship between the censorship services and the journalistic publications of the third F: newspapers and news bulletins that were mainly concerned with covering sports and sporting events. To achieve this we will analyse the censorship records and public archives during the height of the dictatorial regime, 1935-1960, in an effort to perceive how these journalistic publications were controlled through bureaucracy and surveillance.
- Relatório de estágioPublication . Neiva, Sara Alexandra Guimarães; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do 16º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Este relatório tem como objetivo central demonstrar o percurso de desenvolvimento das competências exigidas para a obtenção do grau de mestre em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. As competências previamente adquiridas e a apresentação dos contextos de estágio, caracterizam o início deste documento. Os contextos de estágio que permitiram este desenvolvimento profissional foram: os Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência Pediátrica. O conteúdo central do trabalho evidencia as diferentes competências agrupadas por domínios. Para cada domínio foram delineados objetivos específicos e por meio de uma análise critico reflexiva da sua interligação com as atividades desenvolvidas, foi demonstrado como as competências previstas foram adquiridas. Este relatório evidencia o papel do enfermeiro especialista na área da gestão de cuidados e de recursos, na promoção e difusão do conhecimento científico e no desenvolvimento profissional dos seus pares e no seu próprio desenvolvimento. São desenvolvidos com especial ênfase alguns aspetos inerentes aos cuidados especializados em enfermagem de saúde infantil e pediátrica como: a comunicação, a gestão da dor, a parceria de cuidados, a promoção da parentalidade, a assistência em situações de especial complexidade, a promoção de saúde, a vigilância em saúde infantil e juvenil, a saúde escolar, e as intervenções desenvolvidas para a aquisição de competências especializadas. A finalização deste processo formativo permitiu-me refletir sobre as implicações para a prática profissional.
- Relatório de estágio : o caminho do desenvolvimento de competências do cuidado a crianças, jovens e famíliasPublication . Ribeiro, Marilia Alexandra Teixeira Marques; Barbosa, Constança Maria Silva FestasA criança transformou-se numa entidade de singular importância no quadro social e no seio familiar. No entanto, esse destaque representa desafios para as crianças e suas famílias já que se encontram mergulhadas em inúmeras influências que as podem tornar vulneráveis, particularmente, em relação à saúde, uma vez que esta é o reflexo do seu desenvolvimento, estado de saúde e raízes culturais que a alimentam. As particularidades inerentes a cada criança/jovem e família exigem uma atenção diferenciada, impondo desafios à enfermagem que deve adaptar os seus cuidados à singularidade deste binómio, determinando o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica que visem à prestação de cuidados de excelência. O presente relatório assume-se como um retrato do caminho para a aquisição de competências no Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem – Porto, do Instituto de Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, durante a realização do estágio nos contextos de cuidados intensivos neonatais, serviço de urgência pediátrica e cuidados de saúde primários. Este documento foi elaborado tomando como referencial os quatro domínios de competências que emergem do plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, nomeadamente a Prestação de Cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação. Do caminho percorrido para a mestria e desenvolvimento de competências especializadas, são descritas as principais atividades executadas para a consecução dos objetivos, sob uma perspetiva reflexiva e critica, numa estreita relação com a melhor evidência científica. Reconheci a inequívoca relevância do enfermeiro especialista nas esferas da Gestão, Formação e Investigação, almejando sempre a salvaguarda da segurança e a primazia dos cuidados prestados. Destaco o particular enfoque para a problemática da exposição a ecrãs pelas crianças e os efeitos negativos que podem advir, tema que norteou a minha intervenção no sentido da promoção da parentalidade e da saúde infantil e juvenil, assim como no desenvolvimento de competências de investigação, através da Revisão Integrativa da Literatura efetuada, e de competências de formação como elemento facilitador e promotor de progresso formativo. Não foram, no entanto, descurados temas como a comunicação com a criança/jovem e família, as situações de especial complexidade, os cuidados centrados no desenvolvimento, a parceria de cuidados. Esta jornada formativa revelou-se fundamental para a aquisição e consolidação de competências que me permitirão cuidar de forma mais impactante e com a excelência que o cuidar preconiza, mas sobretudo transformadora na forma como me fez sentir esses cuidados à criança/jovem e família.