Repository logo
 
Publication

O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo dos jovens

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Américo José Pinheira
dc.contributor.authorLourenço, Alexandrina da Silva
dc.date.accessioned2018-02-16T10:34:49Z
dc.date.available2018-02-16T10:34:49Z
dc.date.issued2015-03-25
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA presente dissertação tem como base a obra Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein e trata o tema «o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo, como instrumento para o estudo da aprendizagem de jovens adolescentes». O tema proposto tem como pano de fundo o Projeto “Filosofia para Crianças e Jovens”, implementado no Colégio Internacional de Vilamoura, onde leciona a autora da dissertação aqui desenvolvida. Este projeto foi implementado há cerca de 15 anos, sendo, neste momento, alvo de estudo e uma riquíssima fonte de análise. Na sua origem e tal como a generalidade dos projetos nesta área científica, o projeto em curso nesta Escola - Colégio Internacional de Vilamoura - tem assumido como base de trabalho a teoria de Matthew Lipman sobre o ensino da filosofia aos mais jovens, bem como alguns outros contributos da Sociedade Portuguesa de Filosofia, de Oscar Brenifier2 e de Alice Santos3. Assim, integrando-se a mestranda neste projeto e percebendo a necessidade de procurar inovação científica, propôs-se estudar a obra de Wittgenstein acima citada, no sentido de produzir uma dissertação que tem como primeiro objetivo fundamentar teórica e epistemologicamente as práticas pedagógicas de filosofia no Colégio. Assim sendo, e depois de uma primeira parte dedicada à contextualização da obra em causa, bem como à sua apresentação, realiza-se um estudo de caso, através da prática letiva da disciplina de Filosofia para Jovens, ministrada a uma turma de 8º ano, que submeteu a teste as potencialidades do rigor linguístico e do alargamento vocabular no desenvolvimento do raciocínio e na apreensão do conhecimento. Por fim, partindo do estudo da obra de Wittgenstein, em confronto com as teorias prevalecentes neste campo científico e com as práticas em vigor, o objetivo último consiste em apontar caminhos orientadores para o desenvolvimento e melhoria do Projecto “Filosofia para Jovens” no Colégio.pt_PT
dc.identifier.tid201328160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24065
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleO papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo dos jovenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Filosofia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201328160.pdf
Size:
104.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: