Repository logo
 
Publication

A articulação curricular entre o ensino artístico especializado e o ensino geral

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Rodrigo Eiró de Queiroz e
dc.contributor.authorLebre, Sofia Isabel da Silva Gameiro
dc.date.accessioned2018-02-16T09:15:30Z
dc.date.available2018-02-16T09:15:30Z
dc.date.issued2014-07-29
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractNo contexto escolar podemos pensar a dança como um mecanismo privilegiado para estimular os alunos a conhecer formas expressivas de pensar, percecionar e compreender. A propensão interdisciplinar da dança é distinta em várias áreas curriculares como a música, matemática, geometria, geografia e até mesmo a arquitetura. A gestão curricular apresenta-se como um mecanismo para adaptar/ articular o currículo aos alunos e aos objetivos dos alunos tornando-se numa peça fundamental na apropriação do projeto educativo de escola. Ao tratar de um tipo de ensino alternativo / diferente, é pertinente que o currículo nacional sofra algumas alterações, através do projeto curricular de turma, para ir ao encontro do objetivo final dos alunos. O primeiro capítulo deste estudo foi dedicado ao Projeto Educativo de Escola, desenvolvendo os temas do enquadramento legal e estrutura do documento. O segundo capítulo abordou o Ensino Artístico, no qual se aprofundou as questões principais da evolução histórica, morfologia e os contributos do ensino artístico da dança na formação global e integral da pessoa. O terceiro capítulo deste estudo, contextualizou e caraterizou o objeto do estudo: As Escolas Artísticas: Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) e Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS). No quarto capítulo da parte teórica foi apresentada a questão da gestão curricular, onde foi dado principal destaque à questão da liderança de turma e gestão curricular no contexto do conselho de turma, pois é a este nível que o desempenho do papel do diretor de turma revela a sua importância. A segunda parte deste estudo, parte empírica, foi dividida em três capítulos, designadamente, metodologia, apresentação e discussão dos dados, e conclusões, com o objetivo de verificar como as componentes de ensino artístico integram o ensino regular no projeto curricular de escola ao nível organizacional, nas práticas dos docentes e na preparação e monitorização do processo de articulação entre os dois tipos de ensino.pt_PT
dc.description.abstractIn the school context we can think of dance as preferred mechanism to encourage students to meet expressive ways of thinking, perceiving and understanding. The interdisciplinary character of dance is observable in several curricular areas such as music, math, geometry, geography and even architecture. Curricular management is presented as a mechanism to adapt/ articulate the formal national curriculum to students and their aims, becoming a fundamental key in the appropriation of the school educational project. When addressing an alternative/ different way of teaching, it is relevant that the national curriculum undergoes some changes, through the class curricular project, to meet the student’s ultimate goal. The first chapter of this study was devoted to the School Education Project, developing the themes of the legal frame work and structure of the document. The second chapter delves Artistic Education. The main issues of its historical evolution, morphology, and the contributions of dance artistic education to holist education. The third chapter of this study characterized and contextualized the object in study, the arts school: Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) and Academia de Dança de Setubal (ADCS). On the fourth chapter of theoretical part the issue of the curricular management was described. Here the main highlight was class leadership and curricular management in the classroom context, because it is at this particular level that the performance of the school class director reveals its importance. The second part of this study, the empirical part, was divided in to three specific chapters: methodology, presentation and data discussion and conclusions. This way we could establish how the artistic education components integrate the regular school curriculum ate the organizational level, in the practices of teachers, and in preparation and monitoring the process of articulation between the two types of education.pt_PT
dc.identifier.tid201315289pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24064
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleA articulação curricular entre o ensino artístico especializado e o ensino geralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação : Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201315289.pdf
Size:
805.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: