Repository logo
 
Publication

Reflexões sobre formação contínua certificada no contexto do Processo de Bolonha

dc.contributor.authorAlaiz, Vitor
dc.date.accessioned2011-12-30T15:05:01Z
dc.date.available2011-12-30T15:05:01Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo exploratório feito com o objectivo de conhecer como é que licenciados em Medicina, após terem frequentado um curso de Mestrado em Educação Médica, percepcionavam a carga de trabalho (workload) que as diversas actividades propostas pelo mesmo lhe tinham suscitado. O estudo foi aplicado no âmbito de um mestrado destinado exclusivamente a médicos. Este estudo empírico, baseado num questionário construído para o efeito, pretendia ser um ponto de partida para uma reflexão mais ampla sobre a compatibilidade entre aprendizagem ao longo da vida e formação pós-graduada certificada, reflexão que extravasa o âmbito da educação médica contínua, contexto em que este questionário foi inicialmente aplicado. Ou seja, sobre os constrangimentos à formação contínua de profissionais com elevado grau de formação académica realizada em cursos de pós-graduação certificados por universidades num contexto pós-Bolonha.por
dc.description.abstractThis paper presents an exploratory study conducted with Portuguese physicians, after they have attended a Master’s degree course on Medical Education. The objective was to know the perception that they had about the time and the workload that each unity, the several learning activities and the whole course had demanded. The empiric study, based on a questionnaire designed for that research, intended to be a starting point for a wider reflection about the compatibility among continuing professional education and qualification at the postgraduate level. This reflection overflows the extent of the continuous medical education, in which context this questionnaire was initially applied. In other words, it proposes a reflection about the constraints of the continuing professional education and qualification at the postgraduate level within the context of the Bologna Process.
dc.identifier.citationALAIZ, Vitor – Reflexões sobre formação contínua certificada no contexto do Processo de Bolonha = Reflections on certified continuing education in the framework of the Bolonha Process. Cadernos de Saúde. Lisboa. ISSN 1647-0559. 1:1 (2008) 85-92por
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2008.2773
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/7340
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUCEditorapor
dc.subjectECTSpor
dc.subjectcarga de trabalho (workload)por
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectFormação contínua pós-graduadapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectWorkload
dc.subjectBologna Process
dc.subjectPostgraduate level
dc.subjectContinuing professional development
dc.subjectProfessional continuing education
dc.titleReflexões sobre formação contínua certificada no contexto do Processo de Bolonhapor
dc.title.alternativeReflections on certified continuing education in the framework of the Bolonha Processpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage92por
oaire.citation.startPage85por
oaire.citation.titleCadernos de Saúdepor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CS1 1(6).pdf
Size:
743.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: