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Professores e contextos de trabalho : como se tece a ação docente numa escola em mudança
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Matias | |
dc.contributor.author | Raposo, Ana Maria de Oliveira Brito | |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T14:21:27Z | |
dc.date.available | 2018-02-16T14:21:27Z | |
dc.date.issued | 2012-09-28 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Este estudo procura descrever, analisar e interpretar as culturas profissionais dos professores de um departamento de línguas, num contexto de mudança da escola secundária pública. As alterações nas políticas educativas, o novo modelo de gestão, as mudanças introduzidas na escola pelas agendas pós-modernas e as rápidas transformações sociais estão a produzir efeitos no modo como os professores encaram o profissionalismo docente. As pressões dos resultados e da prestação de contas, a intensificação da burocracia e o excesso de mandato da escola têm um impacto profundo na cultura de escola e nos contextos profissionais dos professores. Tomando como referência quatro culturas profissionais descritas por Hargreaves: individualismo, colaboração, colegialidade e balcanização, procurámos compreender como se tece a ação docente e as razões que estão por trás do crescente mal-estar e da crise de identidade dos professores. Optou-se por uma metodologia centrada num estudo de caso, numa abordagem naturalista, essencialmente qualitativa. Procurámos, no espaço de reflexão conjunta de um grupo de focalização, investigar como trabalham os professores, o que pensam sobre a cultura de escola e o impacto que exerce nos seus contextos de trabalho. Para obter uma visão multifocalizada da realidade estudada, entrevistámos as lideranças intermédias e a equipa de gestão da escola. Completou-se a investigação com análise documental e procedeu-se à triangulação dos dados obtidos, o que permitiu confirmar informações, detetar contradições e reforçar a confiança nos dados recolhidos. Constatou-se que a pressão da performatividade tem um impacto significativo na forma como os professores interagem e trabalham, mas não está a produzir melhorias visíveis na qualidade dos processos e resultados do ensino. O individualismo e a balcanização intensificam-se, enquanto a colaboração e a colegialidade decretada são (re)interpretadas pelos professores, num esforço de adequação aos novos cenários da escola. Conclui-se que a mudança só será eficaz se implicar os atores em processos colaborativos espontâneos, capazes de reforçar a criatividade e a identidade profissional dos professores. | pt_PT |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to describe, analyze and interpret teachers’ professional cultures in a department of languages, within the changing background of a secondary public school. The changes in educational policies, the new model of school management, post-modern agendas and rapid social change have been producing strong effects on how teachers face their professionalism. School culture and teachers’ work are being shaped by the pressures of accountability, increased bureaucracy and excessive school directives. Taking as reference four professional cultures described by Hargreaves: individualism, collaboration, collegiality and balkanization, we tried to understand how teachers are adapting to these changes and the reasons behind soaring teacher burnout and their identity crisis. We have adopted a research methodology centered in a case study, in a naturalistic approach of qualitative nature. Providing a common space for joint reflection in a focus group, we tried to find out what teachers think about their school’s culture and its impact on their work environment. In order to obtain a multi-focused view of the field studied, we interviewed the head of department, group leaders and the school’s direction board. We complemented research with documental analysis and we held data triangulation, which allowed us to confirm information, detect inconsistencies and enhance confidence in the data collected. We realized that the pressure of performativity has a significant impact on how teachers work and interact but it is not producing visible improvement in the quality of teaching processes and learning outcomes. As individualism and balkanization increase, collaboration and forced collegiality are (re)construed by teachers in schools, in an attempt to fit in the new educational backdrops. This puts forward the need for teachers to engage in spontaneous collaborative environments in order to boost teacher empowerment and reinforce their professional identity. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/24066 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Culturas profissionais | pt_PT |
dc.subject | Cultura de escola | pt_PT |
dc.subject | Performatividade | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Mal-estar docente. | pt_PT |
dc.subject | Professional cultures | pt_PT |
dc.subject | School culture | pt_PT |
dc.subject | Performativity | pt_PT |
dc.subject | Professional identity | pt_PT |
dc.subject | Teacher burnout | pt_PT |
dc.title | Professores e contextos de trabalho : como se tece a ação docente numa escola em mudança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |