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Qualidade dos cuidados de enfermagem na assistência à pessoa em situação crítica

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O presente relatório surge no âmbito do 12º Mestrado em Enfermagem, na Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto de Ciências da Saúde do Porto, no ano letivo 2019/2020, inserido no plano curricular do primeiro semestre. Este relatório visa descrever e analisar o desempenho das atividades desenvolvidas na unidade curricular: Estágio Final e Relatório, que se realizou no Serviço de Urgência e na Unidade de Cuidados Intermédios Neurocríticos, no período compreendido entre 09 de setembro de 2019 e 04 de janeiro de 2020. Com a finalização das práticas clínicas, o relatório final tem como objetivo a exposição do desenvolvimento profissional, das aprendizagens adquiridas e intervenções, bem como das reflexões concretizadas para a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Recorre-se a uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, possibilitando estratégias de resolução de problemas. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: na Introdução, consta o enquadramento do relatório, as unidades da prática clínica, assim como os objetivos definidos; a Caracterização dos Locais do Estágio, que contém a descrição da minha experiência profissional e de todos os locais de estágio onde estagiei, no qual se apresentam as particularidades potenciadoras ao incremento de competências; as Competências Desenvolvidas para o Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica, estruturado segundo os Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e, enaltecidas no seu desenvolvimento as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambas instituídas pela Ordem dos Enfermeiros; no final, a Conclusão, relata a evolução profissional, as competências adquiridas, as dificuldades, o contributo da aprendizagem e as expetativas profissionais. Na promoção da qualidade dos cuidados prestados foram várias as sugestões de melhoria a fazer, contudo, realço a abordagem à temática: será que podemos desenvolver Equipas de Enfermagem de Alto Desempenho? As Equipas de Alto Desempenho têm foco, planeamento, decisão, processos eficazes, definição clara de papéis, criatividade, boa comunicação, aprendizagem contínua, coesão grupal, feedback do desempenho, e outros. Com esta temática foram elaborados dois Projetos de Melhoria da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulados como “Gestão de Equipas de Enfermagem de Alto Desempenho no Serviço de Urgência” e a “Equipa de Investigação em Enfermagem de Alto Desempenho na Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos”. Ainda foi concebido um documento em forma de artigo para submissão a uma revista científica. Outro contributo deixado foi uma formação no âmbito do Plano de Catástrofe do Hospital no Serviço de Urgência. Na procura da excelência do exercício profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, aprofundei as competências no domínio da melhoria contínua da qualidade e na gestão dos cuidados, na conquista de uma prática de enfermagem avançada. Em suma, considera-se que o progresso na qualidade dos cuidados e a evidência científica na tomada de decisão à pessoa em situação crítica, permitiram-me desenvolver aprendizagens profissionais de excelência e capacidade de aplicar competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, considerando as minhas responsabilidades éticas e sociais. Que o meu lema seja a inovação e o desenvolvimento da Enfermagem.
The present report comes in the context of the 12th Masters in Nursing, in the Post-graduate Specialization in Medical-Surgical Nursing, of the Universidade Católica Portuguesa, of the Porto Institute of Health Sciences, in the school year 2019/2020, as part of the curriculum of the first semester: Final Internship and Report, that took place in the Emergency Service and in the Neurocritical Intermediate-Level Unit, in the time frame be-tween 9th September 2019 and 4th January 2020. With the ending of the clinical practice, the final report aims to display the profes-sional development, the knowledge acquired and the interventions, as well as the reflections over the acquisition of skills of a Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing, in the field of Nursing Care to the Person in Critical Condition. It is deployed a descriptive, analytical and critical/reflective methodology over the performed activities, making problem solving strategies possible. The report is divided in four chapters: in the Introduction, one can find the framework, the units in the clinical practice as well as the targets set; the Description of the Places of Internship, which contains the description of my professional experience and of all the places I have interned at, in which the particularities that power the improvement of competencies present themselves. The Developed Competencies to the Care to the Person in Critical Condition, structured according to the Core Competencies of the Specialist Nurse and, praise the Specific Competencies of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in their development, both instituted by the Order of Nurses; in the end, the Conclusion, reports the professional evolution, the acquired competencies, the difficulties, the value of learning and the professional expectations. In the promotion of the quality of care given, several suggestions of improvements to be made. However, I highlight the approach to the thematic: Can we develop High-Per-forming teams in Nursing? High-Performing Teams have focus, planning, decision, efficient processes, clear role definition, creativity, good communication, continuous learning, group cohesion, performance feedback, and others. Under this thematic two quality improvement projects in nursing care were drawn up, entitled: “Management of High-Performing Nursing Teams in the Emergency Service” and “Research Team in High-Performing Nursing in the Neurocritical Intensive Care Unit”. A document structured as an article was also written and submitted to a scientific magazine. Another contribution made was a training session within the Hospital Emergency Service Disaster Response Plan. In the quest for excellency in the professional practice, in the field of Specialization in Medical-Surgical Nursing, I have improved my competencies in the mastery of the continuous improvement in the quality and the management of care, in the quest for an advanced nursing practice. To sum up, the progress in the quality of care and the scientific evidence in the deci-sion making regarding the person in critical situation, has allowed me to develop excellency professional knowledge and ability to apply competencies of a Master and Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing, considering my ethical and social responsibilities. May my motto be the innovation and development of Nursing.

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Keywords

Enfermeiro Doente crítico Equipa de alto desempenho Especialista Qualidade dos cuidados de enfermagem Critical patien High-performing team Nurse Nursing care quality Specialist

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